Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Operário-PR pela Série B 2022
Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Operário-PR pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Ao ver o Operário-PR sair como adversário do Vasco no sorteio da terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (9), o torcedor cruz-maltino lembrou de um velho conhecido. Isso porque, o time paranaense traz memórias do último acesso do Vasco da Série B para a elite do futebol brasileiro, em 2022.

O último confronto entre as equipes foi o famigerado “Milagre de Ponta Grossa”, cidade que sedia o Fantasma, atual campeão paranaense. O Cruz-Maltino, que já estava em seu segundo ano consecutivo na segundona, temia ver o filme se repetir, já que sofria dificuldades novamente na busca pelo acesso. Relembre com o Jogada10, então, como foi tal batalha.

Vasco consegue ‘milagre’

Era dia 4 de outubro de 2022 quando Operário e Vasco chegaram para disputar a 33ª rodada da Série B, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Na ocasião, apesar de estar em quarto, o Cruz-Maltino vinha em péssima fase, especialmente fora de seus domínios. Afinal, vinha de incríveis oito derrotas consecutivas atuando longe de São Januário.

E o roteiro dava mostras de que iria se repetir, já que o Gigante da Colina foi para o intervalo perdendo por 1 a 0, com gol de Javier Reina. O Vasco buscou empate aos 18′ da etapa final, quando Bruno Tubarão marcou seu primeiro e único gol pelo clube. No entanto, Paulo Victor, aos 30′, voltou a colocar o time da casa na frente do placar.

Quando o jogo se encaminhava para a nona derrota seguida do Vasco fora de casa, Alex Teixeira entrou em ação. Contratado como o principal reforço da equipe para a segunda metade da competição, o atacante ainda não havia marcado neste primeiro retorno ao Vasco. Mas, de forma milagrosa, o Time da Virada fez jus ao apelido, conseguindo uma remontada épica.

Após entrar no intervalo, o camisa 7 marcou duas vezes para fazer 3 a 2: aos 45′ e 45+5′ da etapa final, dando preciosíssimos três pontos ao Cruz-Maltino, que poderia até perder a quarta posição em caso de derrota. No fim, o Vasco lutou até a última rodada, conquistando o sonhado acesso à elite depois de amargar duas temporadas na Série B.

Agora, três anos depois, os times voltam a cruzar caminhos, desta vez em confronto inédito pela Copa do Brasil. O jogo de ida será exatamente no Germano Krüger, enquanto a volta será em São Januário. Ainda não há data definida pela CBF, mas a primeira partida deverá ser entre 30 de abril e 1º de maio.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Camisas do Vasco com homenagem a Dinamite vão a leilão

Peças utilizadas pelos atletas titulares na partida contra o Sport irão gerar fundos para Associação de Moradores da Cidade de Deus.

Vasco assina de contrato de formação com 6 atletas da base

Vasco da Gama oficializou a assinatura de contratos com seis promessas oriundas de suas categorias de base.

Homenagens a Dinamite e Vegetti marcam bastidores de Vasco x Sport; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Sport, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco termina a 3ª rodada no G4 do Brasileiro

Vasco da Gama tem bom início de Campeonato Brasileiro, sobretudo jogando em São Januário, onde soma duas vitórias.

Vasco vence o Maricá pela Copa Rio Sub-20

Vasco da Gama enfrentou o Maricá, neste domingo (13), pela quinta rodada da Copa Rio Sub-20, no Estádio Nivaldo Pereira.

Vegetti entra no top 20 de estrangeiros com mais gols no Brasileiro; veja lista 

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti marcou seus gols de número 24 e 25 na vitória sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.

Vitória do Vasco contra o Sport esfria pressão sobre Carille

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille estava na corda bamba antes do jogo do último sábado (12), diante do Sport.

Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.