Ação ainda não julgada da Mais Vasco pode mudar rumo da eleição do Vasco

O julgamento definirá o futuro de eleição do Vasco, mas existe uma ação importante da Mais Vasco, que ainda não foi julgada.

Jorge Salgado é um dos candidatos à presidência do Vasco
Jorge Salgado é um dos candidatos à presidência do Vasco (Foto: Divulgação)

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julga hoje (17), de maneira virtual, por volta das 13h30, a validade da eleição presencial realizada pelo Vasco, em São Januário, em 7 de novembro. A sessão é encarada como o capítulo mais importante até aqui no imbróglio judicial que se transformou o processo eleitoral do clube e pode ser decisiva na definição de quem será o próximo presidente cruzmaltino: Jorge Salgado ou Leven Siano.

O colegiado será composto por cinco desembargadores, sendo Camilo Ribeiro Rulière o relator que, ontem (16), já anexou seu voto no sistema do TJ-RJ.

Os advogados das chapas dos candidatos poderão acompanhar o julgamento, mas não há direito a contestação. Este tema, aliás, chegou a ser motivo de um pedido de alteração do formato por parte do presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, que entendia que os representantes jurídicos dos candidatos deveriam se manifestar. No entanto, uma alteração no modelo adiaria o julgamento para depois do recesso judiciário, que vai de 20 de dezembro a 6 de janeiro e, diante desta situação, o dirigente decidiu por retirar a solicitação, mantendo a sessão para hoje e nos mesmos moldes.

Na última segunda-feira (14), o desembargador Camilo Ribeiro Rulière acatou o pedido de Jorge Salgado para ingressar no processo como terceiro interessado, entendendo que ele tem direito sendo discutido na causa. Com isto, o candidato da chapa “Mais Vasco” tem garantida sua ampla defesa e o contraditório no julgamento.

Por conta da data da sessão, qualquer recurso que, por ventura, for ingressado após a decisão de hoje (17) só deverá ser julgado após o recesso judiciário.

Ação em paralelo também pode mudar rumos da eleição

O julgamento de hoje tem grande peso, mas paralelamente corre uma ação importante e que ainda não foi julgada. Ela é de autoria da chapa “Mais Vasco” e pede a nulidade da eleição do dia 7 de novembro.

Num documento de 28 páginas, a peça reúne uma série de denúncias que tentam convencer o judiciário de que o pleito presencial naquela data foi cercado de irregularidades.

Ainda não há uma data certa para que esta ação seja julgada, mas algumas pessoas acreditam que uma decisão pode acontecer ainda antes do recesso judiciário.

O julgamento

O julgamento acontecerá por volta das 13h30 e, além do relator Camilo Ribeiro Rulière, também terá como votantes os desembargadores Custodio De Barros Tostes, Fabio Dutra, Jose Carlos Maldonado De Carvalho e Sergio Ricardo De Arruda Fernandes.

A publicação da decisão no Diário Oficial acontecerá no dia seguinte (18), última data de atividade antes do recesso.

Entenda o imbróglio

Com todo o imbróglio envolvido, o Vasco acabou tendo duas eleições: uma em 7 de novembro, de forma presencial, em São Januário, e uma dia 14, de maneira on-line. A primeira — com uma contagem controversa — apontou Leven Siano, da chapa “Somamos”, com mais votos, e a segunda, indicou Jorge Salgado, da “Mais Vasco”, como vencedor.

O pleito do dia 7 aconteceu após decisão do desembargador Camilo Ribeiro Ruliére, na noite anterior. Porém, faltando cerca de duas horas para o fim da votação no ginásio vascaíno, uma movimentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o evento.

Diante da decisão judicial e em meio a idas e vindas sobre a continuidade da votação, as chapas “No Rumo Certo”, de Alexandre Campello, “Mais Vasco”, de Jorge Salgado, e “Sempre Vasco”, de Julio Brant, se retiraram do pleito. Já a “Somamos” e a “Aqui é Vasco”, de Sergio Frias, permaneceram e realizaram a apuração mesmo sem o presidente da Assembleia Geral e os fiscais dos outros grupos. Na contagem, Leven Siano foi apontado com mais votos.

No dia 14, após novas movimentações judiciais, houve outra eleição, desta vez de maneira on-line e somente entre “Mais Vasco” e “Sempre Vasco”, já que Leven Siano e Sérgio Frias se recusaram a participar, enquanto Alexandre Campello retirou a candidatura. Nela, Jorge Salgado foi apontado como vencedor.

Fonte: Uol

Leia mais sobreEleiçãoMais Vasco
5 comentários
  • Jorge cole dos santos - 17 de dezembro de 2020

    Neste dia 17/12/2020 o Vasco perdeu um torcedor, c a vitória deste indivíduo o Vasco vai pra segunda divisão, acabou

    Responder
  • Ademir de Moraes Ferreira - 17 de dezembro de 2020

    Olha só a cara desse pilantra do Salgado
    O continuísmo dessa maioria de conselheiros velhacos e pilantras que vivem.há anos sugando o Vasco. Anos e anos vendo a roubalheira afundando o Clube sem fazet nada para impedir. Bando de abutres. Leven Siano pode até não fazer nada que prometeu mas pelo.menos há esperança. Salgado e o.continuismo, já se sabe que nada fará a não ser acabar de sepultar o Vasco de vez.

    Responder
  • Edvaldo Pereira da Silva - 17 de dezembro de 2020

    Salgado ordinário vigarista deixa o Vasco em paz aceitem as eleições do dia 7 de novembro cambada de Golpistas.

    Responder
  • JOAQUIM LUIZ FERREIRA - 17 de dezembro de 2020

    O Vasco parece casa de mariajoana, onde todo mundo quer mandar, mas não quer resolver nada.Salgado e Leven Siano ja que vcs se dispuseram a assumir o vasco, por favor o que perder hoje fica quieto e ajude o vasco a ser grande de novo. Clube falido e vcs brigando, se são vascinos de fato elevem a grandeza do clube ao seu lugar maior. Respente a instituição (CLUBE DE REGATA VASCO DA GAMA), que e muito mais importante que vcs.

    Responder
  • Carlos Fernando de G. Santos - 17 de dezembro de 2020

    Se o Salgado vencer, será o presidente do Vasco, porque o Leven não recorrerá. Se o Levem ganhar, começa outra briga judicial. Então, para que serve afinal esta decisão?
    Salgado, cria vergonha nesta cara de pau!!
    Tu nunca fizeste nada pelo CRVG, tampouco faria agora.
    Aceita a decisão, e pelo menos uma vez na tua vida de malandro, renuncia a este ato covarde!!!

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de maio de 2021
Germán Cano está a 6 gols de alcançar nova marca pelo Vasco

O atacante do Vasco da Gama, Germán Cano, está a seis gols de alcançar a segunda posição na lista de artilheiros estrangeiros do Clube.

Feminino: Ariely comenta dificuldades enfrentadas pelo Vasco nos jogos fora de casa

Atleta do Vasco da Gama, Ariely falou dos percalços quando o time atua fora de casa e destacou a estratégia nos duelos longe do Rio.

Sub-17: Victor Araújo participa do quadro ‘1 Minuto de Resenha’; assista

Assista ao zagueiro Victor Araújo, do Sub-17 do Vasco da Gama, se apresentando à torcida no quadro 1 Minuto de Resenha.

Sub-20: Vasco assina contrato com o atacante Elias Ovelar

Vasco da Gama oficializou a contratação do atacante paraguaio Elias Ovelar, que chega para reforçar a equipe Sub-20 do Cruzmaltino.

17 de maio de 2021
Sub-20: Vasco estreia na Taça Guanabara contra o Boa Vista nesta terça-feira

O time Sub-20 do Vasco da Gama da o pontapé inicial na busca pelo bicampeonato Estadual diante do Boavista nesta terça-feira (18).

Talles Magno declara seu amor pelo Vasco e afirma que não jogaria no Flamengo

De saída do Vasco da Gama, Talles Magno não escondeu seu carinho pelo Cruzmaltino e desconsiderou a possibilidade de jogar no Flamengo.

Desembargadora mantém reintegração dos 186 funcionários no Vasco

O Vasco da Gama recorreu em segunda instância, mas teve seu pedido negado e tem até esta quarta-feira para reintegrar os funcionários.

De saída! Veja os números de Talles Magno pelo Vasco

Confira agora os números do atacante Talles Magno pelo Vasco da Gama, ele que está fechando com o New York City, dos Estados Unidos.

Assista aos bastidores de Botafogo 0 x 1 Vasco pela decisão da Taça Rio

Confira agora os bastidores da vitória do Vasco da Gama por 1×0 sobre o Botafogo, no jogo de ida da semifinal da Taça Rio.

Talles Magno pode se tornar a 2ª venda mais cara da história do Vasco

Podendo chegar a R$ 63 milhões, o atacante Talles Magno pode ficar atrás apenas de Paulinho na lista de vendas do Vasco da Gama.

Veja mais notícias