Ação ainda não julgada da Mais Vasco pode mudar rumo da eleição do Vasco

O julgamento definirá o futuro de eleição do Vasco, mas existe uma ação importante da Mais Vasco, que ainda não foi julgada.

Jorge Salgado é um dos candidatos à presidência do Vasco
Jorge Salgado é um dos candidatos à presidência do Vasco (Foto: Divulgação)

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julga hoje (17), de maneira virtual, por volta das 13h30, a validade da eleição presencial realizada pelo Vasco, em São Januário, em 7 de novembro. A sessão é encarada como o capítulo mais importante até aqui no imbróglio judicial que se transformou o processo eleitoral do clube e pode ser decisiva na definição de quem será o próximo presidente cruzmaltino: Jorge Salgado ou Leven Siano.

O colegiado será composto por cinco desembargadores, sendo Camilo Ribeiro Rulière o relator que, ontem (16), já anexou seu voto no sistema do TJ-RJ.

Os advogados das chapas dos candidatos poderão acompanhar o julgamento, mas não há direito a contestação. Este tema, aliás, chegou a ser motivo de um pedido de alteração do formato por parte do presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, que entendia que os representantes jurídicos dos candidatos deveriam se manifestar. No entanto, uma alteração no modelo adiaria o julgamento para depois do recesso judiciário, que vai de 20 de dezembro a 6 de janeiro e, diante desta situação, o dirigente decidiu por retirar a solicitação, mantendo a sessão para hoje e nos mesmos moldes.

Na última segunda-feira (14), o desembargador Camilo Ribeiro Rulière acatou o pedido de Jorge Salgado para ingressar no processo como terceiro interessado, entendendo que ele tem direito sendo discutido na causa. Com isto, o candidato da chapa “Mais Vasco” tem garantida sua ampla defesa e o contraditório no julgamento.

Por conta da data da sessão, qualquer recurso que, por ventura, for ingressado após a decisão de hoje (17) só deverá ser julgado após o recesso judiciário.

Ação em paralelo também pode mudar rumos da eleição

O julgamento de hoje tem grande peso, mas paralelamente corre uma ação importante e que ainda não foi julgada. Ela é de autoria da chapa “Mais Vasco” e pede a nulidade da eleição do dia 7 de novembro.

Num documento de 28 páginas, a peça reúne uma série de denúncias que tentam convencer o judiciário de que o pleito presencial naquela data foi cercado de irregularidades.

Ainda não há uma data certa para que esta ação seja julgada, mas algumas pessoas acreditam que uma decisão pode acontecer ainda antes do recesso judiciário.

O julgamento

O julgamento acontecerá por volta das 13h30 e, além do relator Camilo Ribeiro Rulière, também terá como votantes os desembargadores Custodio De Barros Tostes, Fabio Dutra, Jose Carlos Maldonado De Carvalho e Sergio Ricardo De Arruda Fernandes.

A publicação da decisão no Diário Oficial acontecerá no dia seguinte (18), última data de atividade antes do recesso.

Entenda o imbróglio

Com todo o imbróglio envolvido, o Vasco acabou tendo duas eleições: uma em 7 de novembro, de forma presencial, em São Januário, e uma dia 14, de maneira on-line. A primeira — com uma contagem controversa — apontou Leven Siano, da chapa “Somamos”, com mais votos, e a segunda, indicou Jorge Salgado, da “Mais Vasco”, como vencedor.

O pleito do dia 7 aconteceu após decisão do desembargador Camilo Ribeiro Ruliére, na noite anterior. Porém, faltando cerca de duas horas para o fim da votação no ginásio vascaíno, uma movimentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o evento.

Diante da decisão judicial e em meio a idas e vindas sobre a continuidade da votação, as chapas “No Rumo Certo”, de Alexandre Campello, “Mais Vasco”, de Jorge Salgado, e “Sempre Vasco”, de Julio Brant, se retiraram do pleito. Já a “Somamos” e a “Aqui é Vasco”, de Sergio Frias, permaneceram e realizaram a apuração mesmo sem o presidente da Assembleia Geral e os fiscais dos outros grupos. Na contagem, Leven Siano foi apontado com mais votos.

No dia 14, após novas movimentações judiciais, houve outra eleição, desta vez de maneira on-line e somente entre “Mais Vasco” e “Sempre Vasco”, já que Leven Siano e Sérgio Frias se recusaram a participar, enquanto Alexandre Campello retirou a candidatura. Nela, Jorge Salgado foi apontado como vencedor.

Fonte: Uol

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Neste dia 17/12/2020 o Vasco perdeu um torcedor, c a vitória deste indivíduo o Vasco vai pra segunda divisão, acabou

  • Responder

    Olha só a cara desse pilantra do Salgado
    O continuísmo dessa maioria de conselheiros velhacos e pilantras que vivem.há anos sugando o Vasco. Anos e anos vendo a roubalheira afundando o Clube sem fazet nada para impedir. Bando de abutres. Leven Siano pode até não fazer nada que prometeu mas pelo.menos há esperança. Salgado e o.continuismo, já se sabe que nada fará a não ser acabar de sepultar o Vasco de vez.

  • Responder

    Salgado ordinário vigarista deixa o Vasco em paz aceitem as eleições do dia 7 de novembro cambada de Golpistas.

  • Responder

    O Vasco parece casa de mariajoana, onde todo mundo quer mandar, mas não quer resolver nada.Salgado e Leven Siano ja que vcs se dispuseram a assumir o vasco, por favor o que perder hoje fica quieto e ajude o vasco a ser grande de novo. Clube falido e vcs brigando, se são vascinos de fato elevem a grandeza do clube ao seu lugar maior. Respente a instituição (CLUBE DE REGATA VASCO DA GAMA), que e muito mais importante que vcs.

  • Responder

    Se o Salgado vencer, será o presidente do Vasco, porque o Leven não recorrerá. Se o Levem ganhar, começa outra briga judicial. Então, para que serve afinal esta decisão?
    Salgado, cria vergonha nesta cara de pau!!
    Tu nunca fizeste nada pelo CRVG, tampouco faria agora.
    Aceita a decisão, e pelo menos uma vez na tua vida de malandro, renuncia a este ato covarde!!!

Comente

Veja também
Puma durante jogo contra o Flamengo
Executivo do Criciúma se manifesta sobre possível interesse em Puma

Alex Brasil, executivo de futebol do Criciúma, comentou os rumores sobre o interesse no lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez.

De Lucca em ação pelo Vasco em jogo-treino contra o Porto Real
Vasco empresta De Lucca ao Ceará

Sem espaço no Vasco da Gama, De Lucca, de 24 anos, é o novo reforço do Ceará para a disputa da Série B 2024.

Josh Wander em São Januário
777 Partners pode vender dois de seus clubes em breve

A 777 Partners, dona de 70% da Vasco da Gama SAF, tem participação em outros oito clubes espalhados pelo mundo.

Estádio do Maracanã
Governo do Rio adia abertura da proposta financeira na licitação do Maracanã

A data da abertura dos envelopes com as propostas financeiras para a licitação do Maracanã seria 30 de abril, mas o Governo do Rio alterou.

Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón Díaz cogita voltar ao esquema com 3 zagueiros

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, porém, encontra problema de opções para voltar ao esquema com três zagueiros.