Abel Braga, Valentim e Castan falam do início de Ramon no Vasco

Técnico que começou a carreira no Vasco da Gama, Ramon será o treinador do Brasil no primeiro jogo pós Copa do Mundo.

Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio
Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio (Foto: André Durão)

Daqui a um mês, Ramon Menezes irá comandar a seleção brasileira principal contra o Marrocos, naquele que será o primeiro amistoso do Brasil após a Copa do Mundo. Com a missão de estar à frente da equipe, o treinador tentará implementar o “Ramonismo”, estilo de jogo que o caracterizou no Vasco, clube no qual chegou por indicação de seu colega de curso Alberto Valentim. Em São Januário, o ex-meia vascaíno priorizou a posse de bola e conquistou prestígio com jogadores e funcionários.

Como surgiu o Ramonismo

O Ramonismo foi fruto de uma brincadeira torcida do Vasco, que tem fama de criar muitos memes nas redes sociais. O termo se popularizou com a sequência de vitórias da equipe no início do Campeonato Brasileiro de 2020, quando chegou a liderar a competição com um futebol de muita posse de bola.

Indicação de Alberto Valentim

Antes de deixar os vascaínos “ramonizados”, Ramon Menezes percorreu um caminho longo como coadjuvante, assumindo o papel de auxiliar-técnico fixo do clube. A indicação foi do treinador Alberto Valentim, que era seu colega de curso na CBF e se tornou seu vizinho de condomínio no Rio de Janeiro.

“Na época, manifestei o desejo de trabalhar com um profissional que fosse ídolo do Vasco, de altíssimo nível e ótimo caráter. Então, tive uma conversa com o Ramon no início de janeiro, na Granja Comary, e ele aceitou prontamente. Fizemos um ótimo trabalho, fomos campeões invictos da Taça Guanabara. Ele fazendo um papel muito importante, ajudando, dando opiniões, fazendo os contrapontos dele, discutindo com a gente no dia a dia. As coisas andaram muito bem. Gostei muito de trabalhar com ele”, disse Valentim ao UOL.

Castan revela perplexidade com demissão e exigência por posse de bola

Capitão do Vasco no período, o ex-zagueiro Leandro Castan, que se aposentou ano passado, lembra que Ramon Menezes era muito querido pelo elenco e sua demissão em 2020 deixou os jogadores perplexos.

“Ele pegou um momento difícil [após a demissão de Abel], na pandemia, e aí tivemos um início surpreendente. Ele mostrava para nós o quanto era importante ficar com a bola. Nosso time era só molecada, eu era o mais velho, e ele fez aquela molecada jogar bola. Infelizmente depois, por tantas coisas que acontecerem que nem cabe a mim falar, ele saiu e, quando saiu, foi um golpe muito forte para todos. Ninguém acreditava que ele tinha ido embora. Fico pensando o que teria acontecido se o Ramon tivesse continuado. É um cara que marcou muito minha carreira, minha vida e desejo todo sucesso do mundo”, disse Castan ao UOL.

Primeiro a chegar e muito interessado, segundo Abel

O UOL também conversou com funcionários do Vasco, que atestam o apego que todos tinham por Ramon Menezes. Além disso, destacaram sua dedicação — sendo sempre o primeiro a chegar aos treinos – e o interesse em evoluir, como o próprio Abel Braga conforma.

“Ele me ajudou muito. Sempre muito interessado, cuidava das bolas paradas. Fazia um trabalho com o pessoal que não jogou que era sempre de um nível muito bom. A resposta disso é agora, com a conquista do Sul-Americano sub-20. E agora, sendo interino ou não, é o treinador da seleção brasileira. Isso marca definitivamente a carreira dele, como um ótimo profissional, ótimo atleta que foi e um cara do bem”, afirmou Abel, hoje diretor-técnico do Vasco e que foi o último treinador em que Ramon era auxiliar antes de ser efetivado.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Vasco e Fortaleza

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza, jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Fortaleza

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza neste sábado, em São Januário, às 19h, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Arquiteto Sérgio Dias detalha planos da reforma de São Januário

Arquiteto responsável pela modernização do Estádio de São Januário, Sérgio Dias revelou que o projeto dialoga com o passado.

Relacionados do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

O técnico Vojvoda relacionou 24 jogadores para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Rayan é convocado para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

O atacante Rayan desfalcará o Vasco da Gama para defender a Seleção Brasileira Sub-20 nos três amistosos, no Egito.

Vasco pode ativar cláusula no contrato de Léo Jardim

O goleiro Léo Jardim já atingiu 60% dos jogos do Vasco no ano e pode ter seu contrato renovado automaticamente.

Vasco enfrenta o Fortaleza neste sábado pela 9ª rodada do Brasileiro

A partida entre Vasco da Gama e Fortaleza será disputada no Estádio de São Januário, a partir das 18h30min.

Payet volta a treinar com bola e se aproxima e retorno no Vasco

Payet participa de atividades junto ao elenco após se recuperar de lesão no ligamento colateral do joelho direito.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco contra o Fortaleza

O técnico Fernando Diniz finalizou a preparação do Vasco da Gama para o jogo contra o Fortaleza, neste sábado.