Em 76 o Vasco venceu o Flamengo nos pênaltis e foi campeão carioca

O dia 13 de junho de 1976 foi um dos mais emocionantes para a História do Vasco. O Gigante venceu o Flamengo e foi campeão do Campeonato Carioca

O dia 13 de junho de 1976 foi um dos mais emocionantes para a História do clube. Vasco e Flamengo terminaram a Taça Guanabara empatados, em primeiro lugar, e teriam de decidir o título em um jogo extra. No tempo normal, empate em 1 a 1, gols de Roberto Dinamite, de pênalti, logo no início da partida, e Geraldo, já na segunda etapa. Na disputa de pênaltis, vitória do Gigante, por 5 a 4.

Na hora H, o Vasco não titubeou, embora Abel tenha perdido logo a primeira cobrança, deixando o adversário em vantagem até o quinto pênalti. De um lado, Roberto Dinamite, maior artilheiro da História do Campeonato Brasileiro. Do outro, Zico. Se o rubro-negro convertesse, tudo acabado. Mas, como de hábito, outra virada. O camisa 10 do lado de lá bateu e perdeu. Mas Dinamite, o nosso camisa 10, não. Tudo igual novamente.

Na segunda série, de novo o Vasco mostrou mais equilíbrio emocional. O jovem Luís Augusto, com muita personalidade, não tremeu, deslocou o goleiro adversário, deixando os vascaínos em vantagem. Geraldo desperdiçou: 5 a 4 para o Gigante, que, com 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, sem contar o jogo extra, foi o legítimo campeão da Taça Gunabara de 1976.

Ficha Técnica
VASCO 1 (5) X (4) 1 FLAMENGO

Local: Maracanã;
Renda: Cr$ 3 592 106,50;
Público: 133 444;
Gols: Roberto, 06/1°T (1-0); Geraldo, 22/2°T (1-1);
Cartão ama­relo: Rondinelli, Toninho, Geraldo, Abel, Luisinho e Roberto

Vasco: Mazaropi, Gaúcho, Abel, Renê, Marco Antônio, Zé Mário, Zanata (Luís Augusto), Luís Fumanchu, Dé (Jair Pe­reira), Roberto e Luís Carlos.

Flamengo: Cantarele, Toninho, Rondi­nelli, Jaime (Dequinha), Júnior, Tadeu. Geraldo, Caio (Edu), Luisinho, Zico e Zé Roberto.

Disputa de pênaltis: Júnior cobrou e fez, mas Abel desperdiçou (Vasco 0 x 1); Zé Roberto e Gaúcho marcaram (Vasco 1 x 2); Tadeu e Fumanchu converteram (Vasco 2 x 3); Toninho e Zé Mario fizeram (Vasco 3 x 4); Zico bateu, Mazropi defendeu e Dinamite não desperdiçou (Vasco 4 x 4); Luís Augusto cobrou e fez, mas Geraldo, não (Vasco 5 x 4).

Fonte: Site Oficial do Vasco

1 comentário
  • Responder

    Em 1976 o campeão carioca foi o Fluminense, o Vasco ganho a taça Guanabara!

Comente

Veja também
Vasco tem árbitro afastado em arbitragem com a 777 pela 3ª vez consecutiva

O Vasco indicou Luciano Bandeira como árbitro, mas a Câmara da FGV o afastou em razão de conflito de interesses.

Edmundo rebate vascaíno após ser cobrado sobre saída de Payet

O ex-jogador Edmundo rebateu um torcedor do Vasco da Gama após ser cobrado pela saída do meia francês Payet.

Veja os motivos que deixam Vasco otimista pela permanência de Coutinho

O meia Coutinho negocia a rescisão do seu contrato com o Aston Villa e isso deixa o Vasco da Gama otimista.

Thiago Neves realiza estágio no Vasco e agradece Clube

O ex-jogador Thiago Neves fez um estágio na área administrativa do Vasco da Gama, que durou cerca de duas semanas.

Ludogorets exercerá opção de compra de Erick Marcus; veja valores

Erick Marcus se destacou no Ludogorets, e clube resolveu exercer a opção de compra do atacante que pertence ao Vasco.

Diniz tem Data Fifa para definir dupla de zaga ideal do Vasco

Diniz aproveita período sem jogos para analisar e definir a dupla de zaga titular do Vasco para o resto da temporada.

Mário Branco é cogitado no Vasco para a vaga de diretor de futebol

O português Mário Branco estava no Fenerbahçe e agora é avaliado pelo Vasco para a vaga de diretor de futebol.

Dois jogadores da Série B entram no radar do Vasco

Boschilia e Pedro Rocha são os primeiros alvos do Vasco da Gama para a janela de transferências do meio do ano.

Vasco vive impasse sobre futuro Puma e busca lateral-direito no mercado

O lateral-direito Puma tem futuro indefinido no Vasco da Gama e o Clube busca no mercado um reforço para a posição.

Vasco estaria interessado na contratação de atacante do Remo

O Vasco da Gama tem interesse na contratação do atacante Pedro Rocha, de 30 anos, que joga na Série B pelo Remo.