Há 20 anos, Vasco se tornava o 1º clube brasileiro a enfrentar um time da NBA

Apesar da derrota, o Vasco da Gama entrou para a história do basquete Brasileiro, como o primeiro a enfrentar um time da NBA.

O Club de Regatas Vasco da Gama há exatamente 20 anos, se tornava, mais uma vez, pioneiro em sua história e enfrentou pela primeira vez a equipe do San Antonio Spurs na decisão do antigo McDonald’s Championship, em Milão, na Itália.

A equipe vascaína, que contava com jogadores como Charles Byrd, Demétrius, Rogério, Sandro Varejão, Vargas, entre outros, era considerada o grande ”azarão” do campeonato, entretanto, dentro de quadra, a realidade foi outra.

Comandado pelo técnico Flor Melendez, o quinteto fez história e, mesmo não sendo campeão, deixou sua maior vitória na história de uma equipe Brasileira de basquete.

CAMINHADA ATÉ A FINAL

Pelas semifinais do torneio, o Vasco, Campeão Sul-Americano, venceu o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, Campeão da Euroliga. Na outra partida da semifinal, o San Antonio Spurs venceu a equipe do Varese, campeão italiano, tendo assim, a grande final da competição entre uma equipe Brasileira e outra da NBA, maior liga de basquete de todos os tempos.

Em 16 de outubro de 1999, San Antonio Spurs e Vasco entraram em quadra para a disputa do McDonald’s Championship. O quinteto vascaíno era Charles Byrd, Demétrius Ferracciú, Rogério Klafke, Sandro Varejão e  Vargas. No banco tinha Helinho, Janjão, Aylton Tesch e Mingão. O técnico Gregg Popovich contava com Steve Kerr, Avery Johnson, Terry Porter, Mario Elie, Antonio Daniels, Tim Duncan e David Robinson.

O jogo foi muito disputado até o terceiro quarto, porém, no último quarto a equipe adversária conseguiu abrir um placar elástico e, apesar do grande esforço da equipe vascaína, o time do Spurs venceu pelo placar de 103 a 68.

Em entrevista ao Jornal Extra, Helinho, ex-jogador e que fazia parte do elenco, comentou como foi a competição e algumas curiosidades.

– Na Itália, ninguém colocava fé na nossa equipe. Ficamos sabendo que a organização já estava até mesmo anunciado o jogo entre o San Antonio e o Zalgiris Kaunas na final. Porém, entramos em quadra, vencemos os europeus, e mostramos a nossa força.

Seleção dos melhores jogadores da competição: Charles Byrd (Vasco), Avery Johnson (San Antonio Spurs), Gianmarco Pozzecco (Varese), Tim Duncan (San Antonio Spurs) e Jose Vargas (Vasco).

Ficha do jogo

16/10/1999 – San Antonio Spurs 103 x 68 Vasco

Parciais: 28 x 21 / 28 x 15 (56 x 36) / 23 x 30 (79 x 66) / 24 x 02 (103 x 68)

Spurs: Steve Kerr (2), Antonio Daniels (10), Avery Johnson (14), Tim Duncan (32) e David Robinson (16). Téc: Gregg Popovich. Banco: Mario Elie (2), Jaren Jackson (7), Terry Porter (7), Ira Newble (2), Chucky Brown (4), Malik Rose (2), Samaki Walker (5) e Felton Spencer (0).

Vasco: Charles Byrd (17), Demétrius Ferracciú (12), Rogério Klafke (9), Sandro Varejão (6) e José Vargas (12). Téc: Flor Meléndez. Banco: Helinho (0), André Manteiguinha (0), Diego Pinheiro (0), Alexey (2), Aylton Tesch (5), Janjão (0) e Mingão (5).

Site Vasco Notícias

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Hugo Moura e Paulo Henrique exaltam início de Diniz no Vasco

Hugo Moura e Paulo Henrique afirmaram que o elenco do Vasco já mostra evolução com início do trabalho de Fernando Diniz.

Jair tem o 5º maior salário do elenco do Vasco; entenda a situação do volante

A situação de Jair está sendo discutida internamente no Vasco e estafe de volante diz que não tem proposta de outros clubes.

Samir Xaud será candidato à presidência da CBF e recebe apoio do Vasco

Com o apoio do Vasco, Samir Xaud será candidato único a substituir Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF.

Diniz rouba a cena na vitória sobre o Fortaleza; veja alguns momentos

Com gritos, broncas e muito carisma, Fernando Diniz orientou bastante o time na vitória do Vasco contra o Fortaleza.

Felipe Melo projeta posição do Vasco no Brasileiro após chegada de Diniz

O ex-jogador Felipe Melo exaltou o desempenho do Vasco contra o Fortaleza e projetou o futuro do time no Brasileiro.

Diniz perde a paciência com jogador e reação diverte vascaínos

Fernando Diniz gesticulou muito e não segurou o verbo à beira do gramado durante o jogo entre Vasco e Fortaleza.

Diniz exalta qualidade de Vegetti ao compará-lo com Cano

Fernando Diniz fez questão de exaltar o atacante Vegetti, após o argentino marcar duas vezes contra o Fortaleza.

Chegada de Diniz mexe com ânimo e injeta confiança no elenco do Vasco

Contra o Fortaleza, o Vasco apresentou construções de jogadas e movimentações ofensivas, frutos do trabalho de Diniz.

Sair da versão mobile