10 anos: o ‘looping’ eterno de um Vasco que não consegue sair de 2011

A conquista da Copa do Brasil de 2011 completou 10 anos, troféu que segue sendo o último grande motivo de alegria da torcida.

Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011
Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011

A nostalgia está sempre presente na mente das pessoas. Ele remete tempos bons, alguns que nunca voltarão, portanto, na maioria das vezes, é visto de forma mais ‘romantizada’. O problema, entretanto, é quando o sentimento domina e faz com que a pessoa deixe de olhar para frente.

É o caso do Vasco da Gama quando o assunto é a Copa do Brasil de 2011, que está fazendo 10 anos nesta terça-feira (08). Não tem problema algum guardar carinho daquela época, mas a impressão que passa é de que os vascaínos ficarão presos para sempre nessa conquista. A culpa disso, porém, não é deles. É do Gigante!

O que causou isso foram anos de irrelevância que não condiz com a história do Vasco. Sobrou apenas a saudade. O mesmo serve para outros tempos de glória, como o fim da década de 90 e início de 2000, quando o Cruzmaltino venceu tudo. De 2011 para cá, então, foram temporadas de lamentação e pouquíssimo do que comemorar.

Nesse meio tempo, foram apenas dois Estaduais e três rebaixamentos à Série B, o que fez o Vasco numa condição inédita em sua história, chegando a ser preterido por jogadores diante de clubes de menor expressão. Tudo isso e um pouco mais foi resultado de anos de gestões péssimas, que fizeram com que o Clube parasse no tempo.

Já são 10 anos…

Se por um lado é satisfatório relembrar o momento especial, por outro preocupa pelo simples de fato de ter sido o último momento de glória do Clube. Afinal, já se passaram 10 anos, não é mesmo? Para um Vasco esse tempo é uma eternidade. O que agrava essa situação é que não são apenas tempos inglórios, sabáticos, vem somado com anos de mediocridade seja esportiva, administrativa e política.

Este que lhes escreve comemorou que nem louco aquela Copa do Brasil. Foi sem igual. Mágica. Porém, é preciso seguir em frente, e não é isso que tem acontecido. Até quando o vascaíno viverá de lembranças? Como se costuma dizer: “Quem vive de passado é museu”. Ele é belo, precisa ser preservado, lembrado, exaltado, mas não deve ser a única coisa a ser dita daqui em diante.

Mais sobre:Copa do Brasil
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    INFELIZMENTE MEU VASCO ACABOU.

  • Responder

    Eu quero ver uma foto dessa é agora próximo mas tá difícil vê se vocês tira uma foto dele ele indo para série c

Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.