Integrando jogos online em plataformas esportivas: como os times têm se adaptado às novas tecnologias
O sucesso da equipe de esportes eletrônicos fez com que muitos torcedores mais jovens se sentissem motivados a engajar com cruzmaltino.
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Uma das conquistas recentes do Vasco eSports foi a vaga na grande final do CFS GRAND FINALS em Hangzhou, na China. O sucesso da equipe de esportes eletrônicos fez com que muitos torcedores mais jovens se sentissem motivados a engajar com o time cruzmaltino.
Outro destaque na história do Vasco eSports foi quando o atleta vascaíno, Gabriel Franja, se classificou para o eFootball Open. Essas conquistas fazem com que a organização de esportes eletrônicos alcance novos patamares e consiga alcançar novas audiências.
Tudo isso agrega valor à marca do clube e é uma iniciativa que tende a se estender ao longo dos anos. Com o desenvolvimento dos eSports, o Vasco também pode fazer campanhas cruzadas de marketing visando atrair fãs de esportes eletrônicos para as quatro linhas e vice-versa.
Vasco também conta com aplicativo para
Os jogadores que jogam jogos para Os jogos online deixaram de ser apenas uma fonte de entretenimento e passaram a ser explorados por diferentes equipes em busca de uma alternativa para deixar seus jogadores engajados e, ao mesmo tempo, faturar.
Essa iniciativa se tornou possível depois que as plataformas de jogos começaram a possibilitar que os times personalizem um jogo com seus logos e materiais criativos. Além de estimular o jogador a continuar jogando um game com o time do seu coração, a equipe consegue ter um percentual de faturamento em acordos comerciais.
Ganhar dinheiro acabam ajudando suas equipes por estarem engajados em uma plataforma que foi desenvolvida focando no time em questão. Enquanto isso, o time consegue ter uma noção melhor do seu torcedor, entendendo seus gostos e criando produtos que sejam voltados a sua audiência.
Criação de times de esportes eletrônicos é uma das iniciativas
As equipes de futebol já têm demonstrado que estão cientes do quão importante é ter uma audiência diversificada e, justamente por esse motivo, decidiram investir em outros mercados, além do campo de futebol.
Um dos enfoques que alguns times brasileiros têm adotado é o de eSports. O próprio Vasco criou a sua equipe de esportes eletrônicos e já conta com mais de 97 mil seguidores no Instagram.
Pagamentos online
Outra alternativa que os times de futebol têm investido ao longo dos últimos anos é na busca por novas fontes de receitas. Uma fonte de receita que tem ganhado espaço é a dos bancos digitais.
No caso do Vasco da Gama, por exemplo, está disponível o aplicativo Vasco Bmg: banco digital. A ideia é que os torcedores vascaínos utilizem um sistema de pagamento digital que seja favorável ao seu time do coração.
A iniciativa já conta com mais de 1 milhão de downloads e avaliação acima de 4 estrelas. Um número superior a 19 mil usuários avaliou o aplicativo, o que reforça que existe uma grande audiência engajada no app.
Do lado do Vasco, os dados do aplicativo ajudam a medir o comportamento dos torcedores. É possível ter acesso a informações que ajudam a traçar o perfil e ver se determinado torcedor tem as características ideais para uma campanha de marketing em particular.
O aplicativo do cartão digital do banco Vasco está disponível para Android e iOS na Google Play ou Apple Store e é gratuito para baixar. Essa digitalização facilita ainda mais o interesse dos torcedores pelo clube do seu coração.
Iniciativas vão até para moedas digitais
Uma última alternativa de receita que chegou aos clubes ao longo dos últimos anos foi a criação de Fan Tokens. O Vasco e outros clubes lançaram colecionáveis digitais para medir o engajamento das torcidas.
No caso do Trem Bala da Colina, o Vasco da Gama Fan Token é o seu ativo digital oficial. Os torcedores, e até mesmo quem não torce para o Vascão, podem comprar essa moeda virtual em plataformas voltadas para a negociação desses ativos.
Quem adquire o Vasco da Gama Fan Token tem acesso a experiências exclusivas. Além disso, os compradores desse ativo digital podem participar de decisões dentro da equipe. Tudo isso tem o objetivo de aproximar os torcedores do time, tornando-os ainda mais engajados com a equipe.
Essa série de iniciativas que o Vasco tem adotado evidenciam como as equipes brasileiras têm buscado alternativas para atrair as diferentes faixas etárias. Plataformas de jogos personalizadas, patrocínio de eSports, digitalização de serviços e até mesmo token podem ser Essa série de iniciativas que o Vasco tem adotado evidenciam como as equipes brasileiras têm buscado alternativas para atrair as diferentes faixas etárias. Plataformas de jogos personalizadas, patrocínio de eSports, digitalização de serviços e até mesmo token podem ser fontes importantes para ajudar no objetivo maior que é o sucesso da organização como um todo.