Disciplina e pressão: conheça um pouco sobre Ricardo Sá Pinto
Confira informações sobre o técnico Ricardo Sá Pinto obtidas quando foi especulado no Vasco da Gama no começo do ano.
Depois de alguns dias de especulação entre nomes como Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari, o Vasco da Gama definiu o seu grande alvo para o cargo de técnico e não se trata de um brasileiro.
É o português Ricardo Sá Pinto, de 48 anos, que está sem clube desde que deixou o Sporting Braga, no ano passado. O técnico tem passagens por outros clubes da Europa, entre Portugal, Sérvia, Grécia, Polônia e Bélgica.
O profissional também passou pela Arábia Saudita, onde comandou o Al-Fateh. Vale lembrar que ele já foi especulado em São Januário no começo deste ano, quando Abel Braga foi demitido, mas quem assumiu foi Ramon Menezes.
Nessa primeira vez que Ricardo Sá Pinto foi especulado, a reportagem do site Vasco Notícias foi buscar informações sobre ele entrando em contato com Hugo Forte, editor executivo do jornal A Bola, de Portugal, e o que soube é que se trata de um técnico disciplinador e ousado na postura de suas equipes em campo.
– Ricardo Sá Pinto foi um antigo internacional português e a última experiência como treinador foi no SC Braga, de onde saiu em dezembro porque o campeonato nacional não estava a correr bem. Mas na Europa deu cartas, passando o seu grupo, onde também estava o Wolverhampton, por exemplo, na Liga Europa. Também treinou o Sporting e chegou à meias-finais da Liga Europa. É disciplinador e trabalha muito. Joga com pressão alta, logo na saída de bola do adversário. Costuma apostar num 4-2-3-1 mas depende muito dos jogadores que tem à sua disposição.
Caso se concretize, será o terceiro técnico do Vasco nesta temporada, chegando depois de Abel Braga e Ramon Menezes. O português terá a difícil missão de recuperar o futebol e o caminho das vitórias, o que não acontece há setes partidas, com o Gigante ocupando o meio de tabela do Campeonato Brasileiro e ainda disputando a Sul-Americana.