São Januário: o Estádio do Vasco
São Januário o Estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Por estar situado à Rua São Januário, o Estádio Vasco da Gama ficou com este nome que é bem aceito, aliás não se fala o seu próprio nome e sim este consagrado apelido, além de Colina.
Inaugurado em 21 de abril de 1927, e o jogo inaugural foi entre Vasco e Santos, partida que terminou em 5 a 3 para os paulistas, são Januário tem capacidade para receber 15.150 torcedores. Uma luta árdua de vascaínos que através de campanhas arrecadaram dinheiro e construiu o estádio em 11 meses; de 6 de junho de 1926 a 1927.
Ocupando uma área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura, 131, no bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A expressão “gol olímpico” pode ter surgido em São Januário, na inauguração dos refletores do estádio em 31 de março de 1928, quando numa partida entre o gigante da colina e o Wanderers, do Uruguai, o ponta-esquerda Santana fez o gol da vitória vascaína, um dos primeiros gols olímpicos registrados no futebol, e nome se deu por o time uruguaio ser o então atual campeão olímpico.
Fatos marcantes acontecidos em São Januário:
O presidente Getúlio Vargas , torcedor do Vasco, utilizava o estádio para falar ao povo brasileiro.
As primeiras leis trabalhistas do Brasil, por exemplo, foram anunciadas em primeira mão em São Januário.
O maior artilheiro do estádio do Vasco foi Roberto Dinamite. Ele fez 184 gols entre 1971 e 1992.
Romário, que fez o milésimo gol da sua carreira no estádio (fato homenageado com uma estatua em campo), o Baixinho fez 152 gol na Colina.
O São Januário é uma das sete maravilhas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
O canal de televisão especializado em turismo Travel Channel incluiu São Januário numa seleta lista dos melhores estádios para se assistir uma partida.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5×1 para os rivais argentinos.
O São Januário foi palco da Copa do Mundo de 1950.

Propriedades
O Vasco conta ainda com um parque aquático, usado por escolas de natação, e competições desta modalidade. O parque foi inaugurado em 30 de agosto de 1953. Faz parte do São Januário um ginásio poliesportivo denominado “Forninho”, inaugurado em 23 de setembro de 1956, com 2500 lugares. O São Januário possui um hotel concentração inaugurado em 2003, que conta com três andares contendo nove quartos, com TV a cabo, ar-condicionado e frigobar. Destacamos também o Colégio Vasco da Gama destinado aos jovens atletas do clube nos ensinos fundamental e médio; em 15 de agosto de 1955, foi inaugurada a capela Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do clube, onde são celebrados batizados, casamentos e missas. Os 8 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas e fotos conquistados na história do clube ficam na sala de troféus logo após a entrada principal do estádio.
Sede administrativa
O arquiteto Fernando Oliveira graças, estruturou uma sede administrativa, situada no Bairro da Barra da Tijuca, ocupando uma área de 4300 metros quadrados. O edifício será dividido em oito andares onde atenderá toda a administração do clube. O prédio será coberto de vidro preto, espelhado, adaptado a uma torre de circulação vertical revestida em cerâmica branca. Os sócios serão acatados por 54 veículos e um hall que serão abrigados na estrutura da sede. Os setores de relações publicas, marketing, tecnologia superintendências, gerencia da administração, departamento de pessoal, contabilidade, financeiro, compra e cobranças ocuparão o quarto, quinto e sexto andar. No sétimo serão instalados os gabinetes do presidente, vice-presidente, sala de reuniões e sala da presidência do conselho. O último andar servirá para a sala de reuniões do conselho deliberativo e área de treinamento pessoal. A data prevista para a inauguração será no dia 5 de Agosto de 2011.
Calabouço
Atualmente, a Calabouço é usado por associados, contando com piscina, duas saunas, quadras esportivas, área de recreação infantil, salão de festas, departamento médico, administração de esportes marinhos e olímpicos e um restaurante, e localiza-se no centro do Rio de Janeiro. Quando as regatas eram disputadas na Baía de Guanabara, a calabouço era sede náutica do clube.
Centro de Treinamento Pequenos Gigantes da Colina
Com três campos de futebol, uma piscina semi-olímpica, alojamento, cozinha e refeitório espalhados em cento e vinte mil metros quadrados, o Centro de Treinamento Pequenos Gigantes da Colina, será inaugurado em dezembro de 2010.
O CT de novos talentos como será chamado, atenderá os atletas das categorias de base e do futebol feminino, será local para testes de novos talentos, e fica no bairro de Jacarepaguá.
Sede Náutica da Lagoa
Criada no intuito de receber os esportes náuticos quando as regatas passaram da Baía de Guanabara para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o prédio foi inaugurado em 18 de agosto de 1950. Reconhecido como valor cultural no governo no prefeito César Maia, a sede ocupa uma área de 2.700m², e tem três pavimentos, um subsolo, um terraço, salão de festas, e a sede é também garagem dos barcos usados nos treinos e competições de remo.
Centro de Formação de Atletas
Este centro tem a capacidade para alojar até 95 jovens, em seus quatro alojamentos, excelente infra-instrutora com cinco campos oficiais, sendo um deles com grama sintética, um campo de areia e outro de showbol, todos com drenagem e irrigação computadorizadas.
Os jovens das categorias sub-17 e sub-20 usufruem também de refeitório com cozinha industrial, sede administrativa da base, sala de monitoramento, piscina, oficina de manutenção, quiosques, quatro vestiários, consultório médico, odontológico, podologia, estacionamento, ginásio coberto, quadras poliesportivas e um hotel para jogadores vindos do exterior. É neste local que inúmeras revelações foram preparadas, surgiram no futebol vascaíno e fizeram sucesso. Numa área de 220 mil metros quadrados o centro é rodeado de sítios e chácaras para manter a tranquilidade e a concentração dos jovens que lá estão.
Centro de Treinamento Almirante Heleno de Barros Nunes
Em 1974 o então presidente da República Ernesto Geisel doou ao Vasco um terreno com cerca de 130.000 m², só que o clube foi impedido do uso, por a união entender que não poderia fazê-lo. Isso gerou uma briga de 30 anos onde em 1995, o clube perdeu o direito de uso, até que Fernando Henrique Cardoso depois de uma decisão judicial assinasse um decreto atribuindo a área ao clube. O vascaíno Almirante Heleno de Barros Nunes, é homenageado com o nome do Centro, em função do seu empenho no projeto do terreno.
Futuro
O referido terreno fica à Rodovia Washington Luís, onde clube projeta e inicia a construção de seu centro de treinamento, que terá diversos campos de futebol, 2 ginásios e um hotel-concentração. O centro de treinamento, ainda em desenvolvimento, conta com a ajuda da prefeitura de Duque de Caxias. Parte do terreno é área de preservação ambiental, devido às suas características naturais. Será destinado ao time principal.
Memorial do Vasco
O memorial do Vasco estar sendo construído no objetivo de traçar em imagens toda a história do clube.
Ele contará com:
- 42 painéis individuais, em tamanhos naturais, com fotos de jogadores históricos como Roberto Dinamite, Edmundo, Romario…;
- Caricaturas autografadas e um painel com informações sobre jogadores destaques;
- Sala de cinema, com um vídeo destacando os melhores momentos de mais 100 anos de história do clube;
- Vários fatos e curiosidades do clube, como todas as taças e lembranças das conquistas;
- Telões que passam os jogos mais importantes e momentos marcantes da história do clube;
- Filmes com os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos fotos de equipes vascaínas;
- Uma réplica de vestiário antigo com objetos reais, como chuteiras, camisetas, etc.
- A previsão de inauguração deste memorial é 28 de janeiro de 2011.
Redação