Vasco luta contra tabu de quase 10 anos no Brasileiro

O Vasco terá a oportunidade de quebrar um tabu logo na estreia do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 18h30, contra o Grêmio.

O estádio de São Januário é exaltado pelos torcedores do Vasco como um caldeirão que amedronta adversários e ajuda a conquistar vitórias. Atualmente, a casa cruzmaltina não possui a capacidade de público de outrora, mas segue cumprindo o seu papel. Aproveitando o fato, o time terá a oportunidade de quebrar um tabu logo na estreia do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 18h30, contra o Grêmio. Após seis anos, o Vasco volta a estrear em casa e tem a chance de festejar os três pontos com sua torcida no primeiro jogo do nacional – fato que não ocorre desde 2002.

O último triunfo em estreias em casa foi no dia 10 de agosto do ano em questão. Na ocasião, vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense. A última vez que havia feito o primeiro jogo do Brasileirão na Colina histórica foi em 15 de abril de 2006. O Vasco empatou com o Inter por 1 a 1. Apesar de confiar no “poder” do estádio, os números em São Januário não são tão positivos assim.

Das 40 edições que participou no torneio, o Vasco estreou em casa apenas 16 vezes. Em São Januário, foram dez jogos. O time venceu cinco, empatou um e foi derrotado em quatro oportunidades. Entre elas, um revés para o Inter de Limeira por 1 a 0 na edição de 1990. O Cruzmaltino também já foi derrotado por Sport – duas vezes – e Criciúma atuando em seus domínios.

No Maracanã, atualmente em obras para receber a Copa do Mundo de 2014, o desempenho é um pouco melhor. Em seis jogos, quatro vitórias e duas derrotas. O resultado mais expressivo foi em 1979. Na época, o Vasco goleou o Operário-MT por 5 a 1. O estádio também recebeu dois duelos estaduais na estreia da competição. Em 1980, o Vasco venceu o América por 1 a 0. Já em 1988, vitória sobre o rival Flamengo pelo mesmo placar.

“Procuramos estrear com vitória, pois vamos jogar em casa. São dois clubes de muitas tradições e um campeonato importantíssimo que requer regularidade. Temos muitas equipes disputando o título e todas em condições. Talvez por isso digam que é o campeonato mais difícil do mundo. É importante fazer valer o fator casa”, afirmou o técnico Cristóvão Borges.

CONFIRA TODAS AS ESTREIAS DO VASCO EM CASA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

1974 – Vasco 2 x 0 Coritiba (São Januário)1975 – Vasco 2 x 1 Grêmio (São Januário)1976 – Vasco 1 x 0 América-MG (São Januário)1979 – Vasco 5 x 1 Operário-MT (Maracanã)
1980 – Vasco 1 x 0 América (Maracanã)1981 – Vasco 3 x 1 Vila Nova (Maracanã)1984 – Vasco 2 x 3 São Paulo (Maracanã)1988 – Vasco 1 x 0 Flamengo (Maracanã)
1990 – Vasco 0 x 1 Inter de Limeira (São Januário)1993 – Vasco 1 x 0 Atlético-MG (São Januário)1996 – Vasco 1 x 2 Sport (São Januário)1998 – Vasco 0 x 1 Corinthians (Maracanã)
2000 – Vasco 0 x 2 Sport (São Januário)2002 – Vasco 2 x 0 Figueirense (São Januário)2004 – Vasco 0 x 1 Criciúma (São Januário)2006 – Vasco 1 x 1 Inter (São Januário)

UOL

Comente

Veja também
Coutinho e sua família na apresentação em São Januário
Ainê Coutinho lidera ranking de mulheres de atletas mais influentes do futebol brasileiro

Ainê Coutinho, mulher de Philippe Coutinho, lidera lista das 10 mulheres de jogadores que jogam no Brasil mais influentes no Instagram.

Maicon comemorando gol contra o Vitória
Maicon já venceu mata-mata contra o Atlético-MG e busca no Vasco 1º título no Brasil

Maicon, zagueiro do Vasco da Gama, está se cuidando do corpo e se aproxima da segunda melhor marca da carreira.

Meninas do Vasco da Gama
Vasco goleia o EC Resende por 6 x 0 pela 2ª rodada do Carioca Feminino

A equipe feminina do Vasco da Gama venceu o EC Resende por 6×0, pela 2ª rodada do Carioca, no Nivaldo Pereira.

Coutinho e Vegetti comemorando gol contra o Flamengo
Vasco prioriza Copa do Brasil e pode ter time alternativo contra o São Paulo

O Vasco da Gama ainda sonha com o título da Copa do Brasil e monta força tarefa para tentar reverter o placar diante do Atlético-MG.

Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco
Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.