Vasco e Grêmio estreiam hoje pelo Brasileirão

Vasco e Grêmio se enfrentam a partir das 18h30m, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

A noite será de estreia para Vasco e Grêmio. As duas equipes se enfrentam a partir das 18h30m (de Brasília), em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o foco das duas equipes estará dividido em outros compromissos, que vivem fases decisivas. Na próxima quarta-feira, o time cruz-maltino faz a partida de volta contra o Corinthians, no Pacaembu, pelas quartas de final da Libertadores. Já o Tricolor gaúcho joga novamente contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Dessa forma, Cristóvão Borges e Vanderlei Luxemburgo optaram por poupar alguns de seus principais jogadores para o duelo desta noite.

Apesar disso, eles sabem que, em um campeonato equilibrado como o Brasileiro, um ponto perdido no primeiro jogo pode fazer falta no fim da competição. Por isso, apostam na motivação dos atletas que normalmente atuam menos para chegar à vitória. No ano passado, o mistão do Gigante da Colina conseguiu bons resultados, enquanto o time principal lutava na Copa do Brasil.

O Premiere 1 e o PFC Internacional transmitem a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

header as escalações 2

Vasco: a equipe que entra em campo neste domingo não foi confirmada, mas pode ter a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Douglas, Renato Silva (Rodolfo) e Dieyson (Thiago Feltri); Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Allan (Chaparro) e Carlos Alberto; Wiliam Barbio e Alecsandro

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo vai poupar jogadores com desgaste físico. Marcelo Moreno (recém-recuperado de dores na coxa esquerda) e Léo Gago (gripado) devem ficar fora da partida. Vilson e Leandro são as alternativas. O Grêmio deve atuar com Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Pará; Fernando, Souza, Vilson e Marco Antonio; Leandro e André Lima.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Dedé sofre com um edema ósseo na perna esquerda, Carlos Tenorio se recupera de uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito, e Abelairas tem uma lesão lombar. O zagueiro Fabrício e o meia Felipe cumprem suspensões relativas ao Campeonato Brasileiro do ano passado.

Grêmio: Kleber, Julio Cesar, Werley e Bertoglio, em processo de recuperação de lesão.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Celio Amorim apita a partida, auxiliado por Nadine Schram Camara Bastos e Kleber Lucio Gil. Ao todo, Celio Amorim participou de seis jogos no Brasileiro de 2011, aplicou dois cartões vermelhos (média de 0,33) e marcou três pênaltis e 220 faltas (média de 36,6) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

header fique de olho 2
Vasco:
Carlos Alberto poderá ter neste domingo a primeira oportunidade como titular desde sua volta ao Vasco. Após atuações elogiadas entrando no segundo tempo das partidas, o meia finalmente poderá mostrar serviço atuando desde o início.

Grêmio: ‘termômetro’ do meio-campo do Grêmio, Fernando comanda a marcação e o começo das jogadas. O volante tem feito campanha regular mesmo após não ser sido chamado na última convocação da Seleção Brasileira. É o cobrador oficial de faltas. Tem cinco gols em 26 jogos.

header o que eles disseram

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: O Grêmio é uma equipe muito forte, e jogar contra um time do Luxemburgo sempre é complicado. Vamos buscar a vitória porque é importante começar o Brasileiro bem.”

Victor, goleiro do Grêmio: “Chegamos mais confiantes e tranquilos depois da vitória, mas a motivação é sempre a mesma. Provamos que podemos fazer grandes partidas fora de casa e teremos pela frente uma equipe de expressão, que vai nos dificultar e exigir ao máximo. Será preciso inteligência para nos defender e nos impor também em São Januário.”

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Computando todas as competições, uma partida entre Vasco e Grêmio não termina empatada em 0 a 0 há 13 anos (ou 19 jogos). O último empate sem gols aconteceu no dia 18 de agosto de 1999, em partida válida pelo Brasileiro e disputada no estádio Olímpico.

* Há 18 anos (ou 10 jogos) o Grêmio não vence o Vasco no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória gremista no Rio aconteceu no dia 26 de outubro de 1994, por 2 a 0 no Maracanã, gols de Ciro.

* Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, o Vasco estreou na Série A do Campeonato Brasileiro com vitória apenas duas vezes: 1 a 0 sobre o América-RN em 2007 e 3 a 1 sobre o Ceará em 2011. Nas outras seis participações, o time obteve dois empates e quatro derrotas na primeira rodada do Brasileirão.

header último confronto v2

No dia 17 de setembro do ano passado, Vasco e Grêmio se enfrentaram pela última vez em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. Em São Januário, o time cruz-maltino não tomou conhecimento dos gaúchos e, comandado por Diego Souza, aplicou uma goleada por 4 a 0. Além do meia, que fez um gol e ainda participou de outros dois, Eder Luis, Elton e Fagner também marcaram na partida. Na ocasião, a vitória levou o Vasco à liderança do Campeonato Brasileiro de 2011.

globoesporte

Comente

Veja também
Coutinho e sua família na apresentação em São Januário
Ainê Coutinho lidera ranking de mulheres de atletas mais influentes do futebol brasileiro

Ainê Coutinho, mulher de Philippe Coutinho, lidera lista das 10 mulheres de jogadores que jogam no Brasil mais influentes no Instagram.

Maicon comemorando gol contra o Vitória
Maicon já venceu mata-mata contra o Atlético-MG e busca no Vasco 1º título no Brasil

Maicon, zagueiro do Vasco da Gama, está se cuidando do corpo e se aproxima da segunda melhor marca da carreira.

Meninas do Vasco da Gama
Vasco goleia o EC Resende por 6 x 0 pela 2ª rodada do Carioca Feminino

A equipe feminina do Vasco da Gama venceu o EC Resende por 6×0, pela 2ª rodada do Carioca, no Nivaldo Pereira.

Coutinho e Vegetti comemorando gol contra o Flamengo
Vasco prioriza Copa do Brasil e pode ter time alternativo contra o São Paulo

O Vasco da Gama ainda sonha com o título da Copa do Brasil e monta força tarefa para tentar reverter o placar diante do Atlético-MG.

Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco
Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.