Dedé explica que se lançou ao ataque

No segundo tempo Dedé abandonou a zaga e foi para o ataque buscar um gol para o Vasco da Gama.

O  melhor zagueiro do Brasil. Mas, neste domingo, ele exerceu a função por pouco mais de 45 minutos. Durante praticamente todo o segundo tempo da derrota por 3 a 1 para o Fluminense, pela final da Taça Guanabara, o jogador atuou ao lado de Alecsandro no ataque do Vasco. A tentativa aparentemente desesperada de mudar o panorama da partida não foi, segundo ele, algo previamente combinado.

– Eu tento ajudar de qualquer forma e sabia que seria útil no ataque na situação que o Vasco passava. No calor do jogo, fui à frente para tentar ajudar. Não foi algo combinado – disse o zagueiro ao deixar o Engenhão rumo à Suíça para se juntar à Seleção Brasileira que disputa um amistoso contra a Bósnia-Herzegovina nesta quarta-feira.

Como resultado da estratégia, Dedé acabou por ser o jogador do Vasco que mais finalizou ao gol do Fluminense na final, com quatro tentativas. Alecsandro, seu companheiro de ataque, chutou apenas uma vez, já aos 41 minutos do segundo tempo. Thiago Neves, jogador que mais finalizou pelo Fluminense, também teve quatro oportunidades.

Após a partida, Cristóvão Borges garantiu que não houve insubordinação de Dedé. O treinador afirmou que o zagueiro foi autorizado a ir à frente, no que, segundo ele, acabou por ser uma estratégia que deu relativo resultado.

– Desde antes do jogo nós sabíamos que o Fluminense tinha dificuldades nas bolas altas. No primeiro tempo tivemos boas oportunidades dessa maneira. Perdendo a partida, tínhamos que investir nessa jogada, e o Dedé é um bom cabeceador. Por isso o Nilton ficou plantado na defesa, e o Dedé foi liberado para ir ao ataque – explicou Cristóvão.

O goleiro Fernando Prass também confirmou que a decisão de mandar Dedé ao ataque foi tomada dentro de campo, sem combinação prévia.

– Foi uma situação de jogo. Perdendo por 3 a 0, não podíamos mais deixar o tempo passar. Foi uma situação que vimos na hora. O Dedé é alto e bom no jogo aéreo. Até deu resultado, porque criamos chances, mas claro que foi arriscado – admitiu.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Josh Wander e Jorge Salgado
Contrato da 777 Partners com o Vasco é revelado

O contrato de venda da SAF do Vasco para 777 Partners é revelado após pedido por segredo de justiça ser negado.

Orellano em campo pelo Cincinnati
Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza e Cocão disputam posição no Vasco
Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Léo em lance com Paulinho em Atlético-MG x Vasco
Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.