Matías Abelairas é aposta de risco para o Vasco

Abelairas mostrou empolgação com o novo desafio e com a oportunidade de disputar a Libertadores.

O Vasco acertou na terça-feira a contratação do meia argentino Matías Abelairas, de 26 anos, que estava há seis meses parado. Seu último clube foi o River Plate, pelo qual participou da queda do time para a Segunda Divisão. Pouco conhecido no Brasil, o jogador é uma aposta de risco de diretoria cruz-maltina. Ele já está em Atibaia-SP, onde concluiu a bateria de exames e será apresentado nesta quarta.

Ao site oficial do clube, ele mostrou empolgação com o novo desafio e com a oportunidade de disputar a Libertadores.

– Estou muito contente de poder estar aqui no Vasco, ser parte desse grupo tão importante, que conquistou a Copa do Brasil no ano passado. Agora quero conhecer meus companheiros, poder treinar bem e ajudar o Vasco a brigar pelo título da Libertadores, uma competição muito importante para nosso continente – disse.

Wagner Bordin, do blog “Futebol Argentino”, acredita que não é um investimento válido para o Vasco, já que o jogador não apresenta uma regularidade de boas atuações.

– Com apenas 26 anos, o volante Matías Abelairas representa uma aposta de risco. Quando surgiu, mostrou talento e um chute forte com sua canhota. Jogando como volante central, chegou a ser uma das principais peças da equipe de Diego Simeone campeã em 2008. Era considerado um dos pilares da equipe. No entanto, no campeonato seguinte fez uma campanha fraca. As lesões também atrapalharam a carreira do jogador, que já operou o joelho esquerdo, por causa de ruptura de ligamentos, e não atua há mais de seis meses.

Renato Zanata, também do blog “Futebol Argentino”, fez uma análise de como Arbelairas poderá ser utilizado na equipe vascaína.

– É um canhoto com bom arremate de média e longa distância e nos lances de bola parada. É um volante que normalmente atua pelo lado esquerdo do campo, dentro, por exemplo, dos esquemas táticos, 4-3-1-2, 4-4-2 com duas linhas de quatro, mas também pode atuar por dentro, como segundo volante.

O blogueiro lembrou que Abelairas já ficou no banco para o meia Sambueza, que ficou conhecido dos torcedores cariocas no período em que defendeu – sem brilho – o Flamengo.

– Em 2009, quando retornou ao River Plate, Rubens Sambueza barrou Abelairas em partidas válidas pela Libertadores daquele ano. Como não estava inscrito no campeonato nacional, o técnico Néstor Gorosito só podia utilizá-lo na Libertadores, caso contrário, acredito que Abelairas também seria banco para Sambueza dentro do Campeonato Argentino. Sambueza, também volante canhoto pelo lado esquerdo, é, na minha opinião, superior ao futebol de Abelairas.

Renato Zanata aposta que o papel de Abelairas no Vasco será dar suporte aos titulares e substituir ocasionalmente, por exemplo, Felipe, que atua em função semelhante.

– Acho que será uma opção no banco, ou como volante pela esquerda em esquemas com três zagueiros, ou no 4-4-2 clássico, com duas linhas de quatro, fazendo a beirada esquerda do campo.

Confira alguns comentários publicados por torcedores do River Plate em redes sociais:

“É um péssimo jogador… E o pior, saiu para dançar no dia que o River terminou em último. Não tem vergonha esportiva.”

“Estes empresários são uns gênios para vender um morto como esse como se fosse um novo Messi. O futebol jogado aqui na Argentina acho que não é assistido no Brasil.”

“Como se chama o empresário de Abelairas? Quero cumprimentá-lo, é um fenômeno!”

globo esporte

Comente

Veja também
Jamaal é o novo reforço do basquete do Vasco
Jamaal projeta estreia do Vasco no NBB contra o Flamengo

O armador americano Jamaal destaca a importância do jogo para o Vasco da Gama e espera boa estreia contra o Flamengo.

Maicon no aquecimento para o jogo contra o Vitória
Vasco tem 7 jogadores em fim de contrato; veja a lista

Sete jogadores têm contrato se encerrando com o Vasco da Gama nesta temporada, sendo que três são titulares.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Conselho do Vasco aprova último ano da gestão Salgado com ressalvas

Com ressalvas, o Conselho Deliberativo do Vasco aprovou as contas de 2023, último ano da gestão de Jorge Salgado.

Troféu da Copa do Brasil
Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira

O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.

Kaio Magno em treino do Vasco
Kaio Magno encerra carreira e abre empresa de marketing

Ex-Vasco e irmão de Talles Magno, Kaio Magno afirmou que já faturou quase 100 mil dólares em três meses com sua empresa.