Vasco cede empate e decisão será fora de casa

O Vasco empatou com a Universidad de Chile, por 1 a 1, em São Januário, e não conseguiu cumprir nenhum de seus objetivos.

Se no Brasileirão o Vasco não depende só de suas forças para ser campeão, na Copa Sul-Americana a equipe ainda pode conquistar o título contando apenas com as suas armas. No entanto, o primeiro passo para avançar à final não foi nada bom. Nesta quarta-feira à noite, o Vasco empatou com a Universidad de Chile, por 1 a 1, em São Januário, e não conseguiu cumprir nenhum de seus objetivos. Bernardo abriu o placar no primeiro tempo, mas Osvaldo González empatou após o intervalo.

Além de não conseguir a vitória, o time brasileiro sofreu um gol dentro de casa, fato que complica bastante pelo critério da competição. Em ótima fase, o time chileno completou 29 jogos de invencibilidade e parou o Trem Bala da Colina. Nem mesmo empurrados pela vibrante torcida cruzmaltina, Felipe, Juninho Pernambucano e companhia conseguiram derrubar o “Barcelona das Américas”, apelido que a La U ganhou pelo estilo de jogo semelhante aos espanhóis.

Na quinta-feira da próxima semana, dia 1º dezembro, a partida de volta acontece em Santiago. O time brasileiro precisará de uma vitória simples ou de um empate com no mínimo dois gols marcados para garantir a classificação para a decisão. Na outra semifinal, Vélez Sarsfield, da Argentina, e LDU, do Equador, também decidem vaga na final.

Mesmo sem lotar o estádio, menos de 15 mil pessoas estavam presentes, a torcida vascaína demonstrou que está confiante em mais uma taça em 2011. Depois de conquistar a Copa do Brasil, e mesmo com a equipe ainda sonhando com o Campeonato Brasileiro, a Sul-Americana também é valorizada por torcedores e jogadores.

No próximo domingo, o Vasco enfrenta o Fluminense, no Engenhão, pelo Brasileiro, mas nem por isso o técnico Cristóvão Borges poupou titulares. Os únicos desfalques foram o atacante Éder Luís, com uma lesão no pé, e o meia Diego Souza, suspenso por ter recebido cartão vermelho diante do Universitário.

O jogo

Nos primeiros toques de bola da partida, a Universidad de Chile tentou surpreender o Vasco e impor uma pressão. No entanto, em pouco tempo o Vasco tomou conta do confronto e passou a buscar o ataque com ênfase. Até os dez minutos, os cruzmaltinos tiveram duas chances, mas Juninho acertou o goleiro Herrera e Allan finalizou por cima do gol. Já os visitantes também chegaram duas vezes, com Vargas, mas só em uma Fernando Prass foi exigido.

A partida seguiu com o mesmo panorama, com o Vasco buscando mais o ataque e a Universidad de Chile tentando manter a posse de bola e avançar nos erros dos cruzmaltinos. Só que boa chance só voltou a acontecer oas 26 minutos. Bernardo e Felipe tabelaram e o experiente finalizou a esquerda do gol chileno. Três minutos depois, após boa troca de passes, Felipe tocou para Élton, que chutou no travessão de Herrera.

Os lances animaram o Vasco, que passou a pressionar mais e quase abriu o placar aos 31 minutos. Juninho cobrou falta de longe e a curva da bola ia enganando Herrera, mas o goleiro chileno conseguiu salvar. No entanto, no minuto seguinte não teve jeito. Allan lançou Bernardo, que apareceu livre para chutar cruzado e colocar na rede.

Após o gol, o Vasco recuou e viu o Universidad de Chile pressionar nos minutos finais do primeiro tempo. Os chilenos conseguiram criar algumas boas jogadas e desperdiçou chances de empatar com Aranguíz e Canales. Assim, os cruzmaltinos foram para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, a Universidad de Chile começou tendo o domínio da posse de bola e marcando o Vasco em seu campo de ataque. Com isso, os cruzmaltinos tiveram dificuldade de sair com a bola e viram os visitantes chegar perto do gol. No entanto, a defesa carioca não permitiu qualquer boa chance chilena.

Os donos da casa tiveram a primeira boa oportunidade aos 13 minutos. Felipe foi lançado na entrada da área e chutou por cima do gol de Herrera. Só que o lance não mudou o panorama da partida e os chilenos seguiam com mais posse de bola e arriscando os chutes de fora da área.

Enquanto os visitantes tinham mais a bola, o Vasco passava a criar as melhores chances. Aos 27 minutos, após cobrança de falta de Juninho na área, Dedé apareceu livre, mas cabeceou em cima de Herrera. A resposta da Universidad de Chile veio quatro minutos depois. Vargas cruzou e Canales cabeceou em cima de Fernando Prass.

Só que aos 33 minutos o Vasco não aguentou o domínio da Universidad de Chile. Após cobrança de falta na área, Osvaldo González subiu e cabeceou de costas e acertou o gol para empatar o placar em São Januário.

Mesmo depois do revés, o Vasco não tinha força para atacar, parecendo cansado pela maratona de jogos. Os cruzmaltinos tentavam chegar com bolas paradas e quase marcaram o segundo aos 40 minutos. Juninho cobrou falta na área e Alecsandro cabeceou a esquerda do gol chileno.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de novembro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Arias (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino (Paraguai) e Carlos Caceres (Paraguai)
Cartões amarelos: Jumar e Juninho (Vasco); Mena e Osvaldo González (Universidad de Chile)
GOLS: VASCO: Bernardo, aos 32min do primeiro tempo
UNIVERSIDAD DE CHILE: Osvaldo González, aos 33min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Allan (Leandro), Juninho Pernambucano e Felipe (Fellipe Bastos); Bernardo e Elton (Alecsandro)
Técnico: Cristóvão Borges

UNIVERSIDAD DE CHILE: Jhonny Herrera; Osvaldo González, Marcos González e José Rojas; Charles Aránguiz (Marino), Marcelo Díaz, Gustavo Lorenzetti (Matías Rodríguez) e Eugenio Mena; Gustavo Canales, Eduardo Vargas e Francisco Castro (Acevedo)
Técnico: Jorge Sampaoli

Fonte: espn

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.