Conheça a La U adversário do Vasco de hoje

Universidad de Chile enfrentarão o Vasco na busca para chegar à final da Copa Sul-Americana.

Eles são os atuais líderes do Campeonato Chileno. Foram semifinalistas da Copa Libertadores da América de 2011. Enfrentarão o Vasco na busca para chegar à final da Copa Sul-Americana e são conhecidos como o “Barcelona da América do Sul”. Se você ainda não adivinhou qual é este time, estamos falando do Universidad de Chile.

Fundado em 1927, a La U, como é conhecida, é um dos times mais famosos do futebol chileno. Ao longo de sua história, o clube conquistou 14 campeonatos da primeira divisão (1940, 1959, 1962, 1964, 1965, 1967, 1969, 1994, 1995, 1999, 2000, 2004, Apertura 2009 e Apertura 2011) e três Copas do Chile (1979, 1998 e 2000), porém ainda não venceu nenhum torneio internacional e busca esta primeira conquista na Copa Sul-Americana. Agora, para isso, precisará passar pelo Vasco da Gama, equipe que enfrenta na semifinal da competição.

Mesmo com todos esses títulos, podemos dizer que é este ano que a Universidad de Chile vive um momento de glória em seu futebol. Sua última derrota foi no dia 13 de julho de 2011, quando perdeu por 1 a 0 para o Magallanes. De lá pra cá, foram 26 jogos de invencibilidade, com seis empates e 20 vitórias, 54 gols marcados e 17 sofridos.

A receita deste sucesso passa por uma junção de três grandes fatores: treinador, jogadores e torcida.

Treinador de carreira curta, iniciada em 2002, o técnico argentino Jorge Luis Sampaoli Moya, ou apenas Jorge Sampaoli, chegou ao clube chileno em dezembro de 2010 e, apesar de pouco tempo de carreira, ele que também dirigiu Juan Aurich, Sport Boys,Bolognesi e Sporting Cristal, todos do Peru, e O´Higgins-CHI e Emelec-Equador, já conseguiu conquistar seu espaço na equipe chilena principalmente por conta de seu ótimo retrospecto.

Na questão dos jogadores, é dele também os méritos de conseguir reverter ótimos talentos numa ótima equipe. Jogando de maneira ofensiva, variando a tática de acordo com o adversário, é no jeito vistoso priorizando o toque de bola e o contra ataque rápido, que o futebol da La U já foi comparado ao do Barcelona em seu tempo de glória.

Com Vargas, Castro e Canales, o time conta com uma grande linha de frente, responsável por 38 gols dos 80 marcados este ano de 2011. Já na defesa, mesmo com a saída de Mauricio Victorino para o Cruzeiro no início deste ano, ela permanece com a solidez necessária para dar certa tranquilidade para os atacantes, mesmo que ainda este seja o ponto fraco dessa equipe.

Ter um ótimo técnico e jogadores excelentes é o sonho de qualquer torcedor, e eles também são a grande arma desta equipe. Atuando no Estádio Nacional, de Santiago, seus adeptos fazem um verdadeiro show antes, durante e após as partidas. O estádio, com capacidade para até 45 mil torcedores, se torna um verdadeiro caldeirão. Além disso, fora de casa o desempenho é bastante favorável. A última derrota foi para arquirrival, Universidad Católica, no dia 21 de novembro de 2010, por 4 a 2.

Um ano excepcional pode ser coroado com o título da Copa Sul-Americana para a Universidad do Chile, contudo, eles enfrentarão o Vasco, time campeão da Copa do Brasil e postulante ao título brasileiro. E, vale lembrar, que a La U não poderá utilizar o Estádio Nacional para o jogo de volta da semifinal por conta de um show beneficente que ocorrerá no dia do jogo.

Independentemente do resultado, uma coisa para esta equipe é certa: por tudo que foi apresentado até aqui durante toda esta temporada, pelos números, “La U” já têm motivos de sobra para comemorar.

Fonte: super esportes

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.