Vasco defende invencibilidade contra times chilenos em São Januário

O Vasco já enfrentou outras equipes chilenas nas extintas Copas Mercosul e Conmebol, além de um duelo na Taça Libertadores.

Se Vasco e Universidad de Chile nunca se encontraram em competições sul-americanas, o Gigante da Colina já enfrentou outras equipes chilenas nas extintas Copas Mercosul e Conmebol, além de um duelo na Taça Libertadores. O retrospecto em casa anima: são três vitórias e um empate contra os times daquele país. Ou seja, os cariocas nunca perderam para chilenos em seu estádio.

Nesta quarta-feira, o Vasco recebe a Universidad de Chile em São Januário, na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana, às 21h50m (de Brasília). O SporTV transmite a partida para todo o Brasil.

No dia 8 de agosto de 1990, com o presidente Roberto Dinamite em campo, o Vasco recebeu os chilenos do Colo Colo, pelas oitavas de final da Libertadores, e o placar não saiu do zero.Uma semana depois, no jogo de volta, mais um empate: 3 a 3 em Santiago. Dinamite fez um dos gols. Bismarck e William também marcaram para os cariocas. Na decisão por pênaltis, Acácio defendeu a cobrança de Espinoza e garantiu a vitória por 5 a 4 e a classificação para as quartas de final.

Três anos mais tarde, pela Copa Conmebol, o Gigante da Colina cruzou novamente com o Colo Colo e, desta vez, não se deu bem. No jogo de ida, no dia 12 de agosto de 1993, no Rio de Janeiro, a equipe cruz-maltina venceu por 2 a 0, com gols de Giovanni e Valdir . Porém, na volta, foi goleado. Ainda no primeiro tempo, Leandro Ávila e Bernardo receberam o cartão vermelho. Os chilenos aproveitaram os dois jogadores a mais para vencer por 4 a 2. Novamente a disputa foi para pênaltis. Yan e Alexandre Torres desperdiçaram suas cobranças e os chilenos avançaram na competição.

Pela Copa Mercosul, em 1998, o Vasco encontrou a Universidad Católica na fase de grupos. No jogo em Santiago, em 30 de julho, empate em 1 a 1, com gol de Gian. O meia fez também o gol na partida de São Januário, quando os cruz-maltinos venceram por 1 a 0 em 14 de outubro. Mesmo assim, os dois times foram eliminados. O River Plate foi o líder do grupo.

Em 2001, novamente a Universidad Católica cruzou o caminho do Vasco na fase de grupos. Logo na estreia das duas equipes, no dia 24 de julho, em Santiago, os chilenos levaram a melhor: 2 a 1, com Euller fazendo o gol dos visitantes. Em 13 de setembro, mais um encontro em São Januário: vitória vascaína por 2 a 1, com gols de Romário e Juninho Paulista.

Mesmo com o equilíbrio, a Universidad Católica avançou de fase, ao lado do Cerro Porteño. Vasco e Boca Juniors acabaram eliminados.

Fonte: globo esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair de volta aos treinos do Vasco
Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Pedrinho e Eduardo Paes em São Januário
Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.