Vasco: do desgaste à motivação

Mais ganhos do que perdas. Assim classificou Cristovão Borges a opção de ter escalado titulares contra o Universitario, pela Sul-Americana. Havia certa preocupação quanto ao físico dos jogadores, uma vez que o time volta a campo já amanhã, contra o Botafogo. Desgaste, de fato, houve, mas quase nada se comparado à empolgação demonstrada por conta da heroica virada sobre os peruanos.

– Esse resultado foi muito favorável por ter sido um acontecimento especial, da forma como conquistamos a classificação. O desgaste quando você ganha é muito diferente quando de quando se perde. Ganhamos muito mais do que perdemos nesse caso – disse o treinador cruz-maltino.

No segundo tempo do jogo contra os peruanos, Eder Luis e Fagner, por exemplo, pediram para sair. Havia certa preocupação com a dupla. Um dia depois, porém, eles já estavam treinando. Cansados? Um pouco, mas nada que não possa ser superado com um bom planejamento… E com sorrisos.

– A gente sempre fala que é diferente quando se perde e quando se ganha. Existe todo um componente psicológico nessa questão da recuperação dos atletas. Com a vitória que conquistamos, a recuperação deles está muito mais rápida. Deu para perceber como chegaram, felizes, sorrindo e isso reflete na recuperação – explicou Rodrigo Poletto, preparador físico do clube.

Para não haver surpresas, mesmo com toda a euforia, a preparação física, precavida, optou por promover dois dias de recuperação para os jogadores que enfrentaram o Universitario, com treinos leves e academia.

O LANCE! procurou ouvir psicólogos esportivos para encontrar uma explicação sobre essa questão psicológica na melhora física dos atletas. E a explicação está no bem-estar que uma vitória épica como aquela pode trazer ao indivíduo.

– Em estado de alegria, dá uma sensação de bem-estar. O corpo libera mais endorfina e a pessoa acaba tendo mais energia, vontade – falou o psicólogo Paulo Ribeiro.

Portanto, a solução para evitar desgaste físico nessa reta final é muito simples: vencer.

Preparação para o clássico contra o Botafogo

Pós-jogo
No primeiro treino após a partida contra o Universitario, os jogadores que ficaram o tempo todo em campo foram para a academia. Diego Souza, Eder Luis e Fellipe Bastos participaram, com o restante do elenco, de um trabalho tático leve, à tarde, na Colina.

Novo trabalho leve

Nesta sexta-feira, a mesma divisão de trabalhos foi realizada em São Januário, pela manhã

Sábado
Os jogadores voltam a campo nesta manhã. Será feito um novo treino leve, com recreativo. Alguns jogadores poderão ser poupados das atividades. Logo depois, concentração.

Com a palavra

Paulo Ribeiro – Psicólogo esportivo

Uma grande vitória pode auxiliar, sim

ma grande vitória e uma grande conquista acabam virando um momento extasiante. E se ele tem mais um desafio pela frente, acaba tendo muito mais gás. É claro que também é preciso se levar em conta o estado físico do jogador, que precisa ter cuidados na preparação para evitar problemas. Mas acaba auxiliando, sim. O jogador sai de um jogo como aquele com um outro astral, mais positivo, e carrega isso.

Se você está em estado de alegria, vive de forma mais gostosa, tem mais energia. Isso é proporcionado pela liberação de endorfina pelo corpo por conta da sensação de bem-estar.

‘Sei que estamos preparados’

Entre os jogadores, o discurso é bem parecido com o de Cristovão Borges. Um dos líderes do grupo, Diego Souza admite que há um certo cansaço, até por já ser fim de temporada, mas que é o momento de sacrifícios.

– Claro que tem o desgaste, mas falta tão pouco, estamos tão perto de conquistar duas grandes competições. O sacrifício é válido. Todo jogo é uma decisão independente de ser clássico ou não, sei que estamos preparados. O importante é estar fisicamente, descansado. A cabeça está boa, ainda mais quando se consegue vencer. O corpo se recupera mais rapidamente – disse Diego Souza.

O jogador lembrou ainda que as duas competições estão em uma fase decisiva.

– A partir de agora, as duas competições se tornaram importantíssimas – destacou ele.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Souza foi expulso em jogo contra o Juventude
Vasco é o 6º clube com mais expulsões no Brasileiro

O Vasco da Gama teve 6 expulsões no Brasileiro, sendo que a maioria teve impacto direto no resultado da partida.

Vasco x Pérolas Negras pelo Carioca Feminino
Vasco estreia no Carioca Feminino com empate contra o Pérolas Negras

As meninas do Vasco da Gama empataram em 0x0 com o Pérolas Negras neste domino, pela estreia no Campeonato Carioca.

Payet comemorando gol contra o Juventude
Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Lance da expulsão de Souza contra o juventude
Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.