Vasco e Flamengo: crise x invencibilidade

Vasco e Flamengo: céu de brigadeiro para os rubro-negros e nuvens carregadas para os cruzmaltinos.

Difícil para o torcedor do Flamengo olhar a tabela do Grupo A da Taça Guanabara e não abrir um largo sorriso. Impossível para o torcedor do Vasco fazer o mesmo sem lamentar, não só pelo desempenho do próprio time, mas pela boa fase do rival, vice-líder, com nove pontos (um jogo a menos que o Resende, que tem dez). A gangorra dá as caras logo no início do Campeonato Carioca. Neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, o primeiro Clássico dos Milhões do ano vai começar com céu de brigadeiro para os rubro-negros e nuvens carregadas para os cruzmaltinos. As equipes chegam à quarta rodada separadas por um abismo. Ainda sem Ronaldinho Gaúcho, que conta os dias para estrear, o Fla tem nove pontos e 100% de aproveitamento. Três vitórias em três partidas transformam o time de Vanderlei Luxemburgo em favorito, apesar de o técnico e os jogadores recusarem tal condição.

O Gigante da Colina, lanterna da chave, ganhou cara de ponto de interrogação. As derrotas para Resende, Nova Iguaçu e Boavista derrubaram o técnico PC Gusmão. O clima pesado no clube e as críticas dos torcedores afastaram os medalhões Felipe e Carlos Alberto, símbolos da má fase. Enquanto o comando está sem dono, o interino Gaúcho foi chamado mais uma vez. Se de certa forma o favoritismo pressiona o Flamengo, o Vasco está encurralado até pela história. Depois igualar seu pior início de Carioca em todos os tempos, a campanha de 1984, caso não vença o clássico será o pior início da equipe de São Januário em 88 anos de história na Primeira Divisão do futebol carioca.

Vasco e Flamengo

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o Brasil. Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

header o que esta em jogo

Vasco: para o time da Colina, vencer o Flamengo significa não só manter as chances de seguir na competição, como também diminuir consideravelmente a crise. Após perder as três primeiras partidas, a diretoria demitiu PC Gusmão e afastou Carlos Alberto e Felipe. Uma derrota provavelmente elimina o Vasco da Taça Guanabara e ainda aumenta os problemas em São Januário.

Flamengo: invicto e com a classificação para as semifinais bem encaminhada. O Rubro-Negro não tem do que reclamar neste início de Estadual. No primeiro clássico da temporada, o último jogo antes da estreia de Ronaldinho Gaúcho, marcada para quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, vencer o Vasco siginificaria reforçar o bom começo de trabalho, além de deixar o time perto da próxima fase. Tudo isso sem falar da enorme rivalidade que cerca o jogão.

header as escalações 2

Vasco: com Felipe e Carlos Alberto fora, Gaúcho escalou Jeferson e Allan no meio. Com isso, o time do Vasco que deve encarar o Flamengo é: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Allan e Jeferon; Eder Luis e Marcel.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai manter praticamente toda a formação que derrotou o Americano, no meio de semana, em Macaé. A única mudança será feita no meio-campo. Depois de ter sua inscrição regularizada na Ferj e cumprir suspensão na rodada passada, o volante Maldonado, enfim, vai estrear. Fernando volta ao banco. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Vander e Thiago Neves; Deivid. 

header fique de olho 2

Vasco: Jeferson ganha a primeira chance como titular. O meia terá a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas da equipe e espera se sair bem na missão para se firmar no time principal.

Flamengo: ele não é titular, mas é o artilheiro do time no Carioca, com três gols. Wanderley, o homem que comemora até em treino, tem sido uma opção interessante para o Fla e recebido elogios de Luxa.
header o que eles disseram

Gaúcho, técnico interino do Vasco: “O Flamengo viaja em um sonho maravilhoso e a gente enfrenta um pesadelo. Para a gente, só a vitória pode diminuir um pouco isso. Confio muito nos atletas. Tenho certeza que farão tudo o que for possível”

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Dentro das campanhas que existem hoje, quem entra favorito é o Flamengo. Mas é momento. Temos que quebrar esse favoritismo e entrar para jogar. Se o Vasco tivesse ganhado os seus jogos, a responsabilidade estaria divida. Agora, estão passando tudo para nós. A história de Flamengo e Vasco mostra que tem de respeitar. Muitas das vezes você entra como favorito e sai derrotado. Nada melhor para o Vasco que o clássico.”
header números e curiosidades

* Na história do confronto pelo Campeonato Carioca, a vantagem é rubro-negra. Em 212 jogos, foram 71 vitórias do Vasco, 83 do Flamengo e 58 empates. O Fla fez 289 gols, contra 274 dos vascaínos.

* O primeiro confronto entre Vasco e Flamengo ocorreu há quase 88 anos, no dia 29 de abril de 1923. Em partida válida pelo Estadual, disputada na Rua Paysandu, o Gigante da Colina venceu por 3 a 1, gols de Cecy (duas vezes) e Negrito. Junqueira marcou para o Fla.

* Nos últimos 31 jogos entre Vasco e Flamengo, apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Foi no Carioca de 2007, em 25 de março. Os cruzmaltinos venceram por 3 a 0, gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário, que marcou seu gol número 999 naquela partida. Desses 31 jogos, apenas um terminou sem gols: o penúltimo confronto entre as duas equipes, válido pelo primeiro turno do Brasileiro 2010.

 

Na primeira vez em que Vasco e Flamengo disputaram o Clássico dos Milhões no Engenhão, no dia 24 de outubro do ano passado, não houve vitória. A equipe vascaína, superior no primeiro tempo, fez 1 a 0, com Cesinha, mas não soube manter a vantagem na segunda etapa, principalmente após a expulsão do zagueiro Dedé, aos 19 minutos, punido pela dura dividida com Willians. Renato empatou de cabeça para os rubro-negros, e os dois times não conseguiram deixar a parte intermediária da tabela do Brasileirão.

Fonte:globo esporte

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek revela frustração com Coutinho e cobra meia do Vasco

Apresentador do Sportv, André Rizek não poupou críticas ao as atuações do meia Philippe Coutinho, do Vasco da Gama.

Felipe durante treino no Vasco
Felipe deve promover mudanças drásticas no Vasco para enfrentar o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe pode mandar a campo um time cheio de novidades para a partida contra o Atlético-GO.

Pitta, atacante do Cuiabá
Pitta no Vasco? Clube enfrenta concorrência e valor milionário pelo atacante

Vasco da Gama mira a contratação do atacante paraguaio Isidro Pitta, que atualmente defende a cores do Cuiabá.

Ex-jogador e comentarista Tostão
Tostão surpreende ao avaliar ano do Vasco e exime Paiva de culpa

Ex-jogador analisou a temporada do Vasco da Gama e a campanha do time sob o comando do técnico Rafael Paiva.