Vasco e Flamengo: crise x invencibilidade

Vasco e Flamengo: céu de brigadeiro para os rubro-negros e nuvens carregadas para os cruzmaltinos.

Difícil para o torcedor do Flamengo olhar a tabela do Grupo A da Taça Guanabara e não abrir um largo sorriso. Impossível para o torcedor do Vasco fazer o mesmo sem lamentar, não só pelo desempenho do próprio time, mas pela boa fase do rival, vice-líder, com nove pontos (um jogo a menos que o Resende, que tem dez). A gangorra dá as caras logo no início do Campeonato Carioca. Neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, o primeiro Clássico dos Milhões do ano vai começar com céu de brigadeiro para os rubro-negros e nuvens carregadas para os cruzmaltinos. As equipes chegam à quarta rodada separadas por um abismo. Ainda sem Ronaldinho Gaúcho, que conta os dias para estrear, o Fla tem nove pontos e 100% de aproveitamento. Três vitórias em três partidas transformam o time de Vanderlei Luxemburgo em favorito, apesar de o técnico e os jogadores recusarem tal condição.

O Gigante da Colina, lanterna da chave, ganhou cara de ponto de interrogação. As derrotas para Resende, Nova Iguaçu e Boavista derrubaram o técnico PC Gusmão. O clima pesado no clube e as críticas dos torcedores afastaram os medalhões Felipe e Carlos Alberto, símbolos da má fase. Enquanto o comando está sem dono, o interino Gaúcho foi chamado mais uma vez. Se de certa forma o favoritismo pressiona o Flamengo, o Vasco está encurralado até pela história. Depois igualar seu pior início de Carioca em todos os tempos, a campanha de 1984, caso não vença o clássico será o pior início da equipe de São Januário em 88 anos de história na Primeira Divisão do futebol carioca.

Vasco e Flamengo

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o Brasil. Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

header o que esta em jogo

Vasco: para o time da Colina, vencer o Flamengo significa não só manter as chances de seguir na competição, como também diminuir consideravelmente a crise. Após perder as três primeiras partidas, a diretoria demitiu PC Gusmão e afastou Carlos Alberto e Felipe. Uma derrota provavelmente elimina o Vasco da Taça Guanabara e ainda aumenta os problemas em São Januário.

Flamengo: invicto e com a classificação para as semifinais bem encaminhada. O Rubro-Negro não tem do que reclamar neste início de Estadual. No primeiro clássico da temporada, o último jogo antes da estreia de Ronaldinho Gaúcho, marcada para quarta-feira, contra o Nova Iguaçu, vencer o Vasco siginificaria reforçar o bom começo de trabalho, além de deixar o time perto da próxima fase. Tudo isso sem falar da enorme rivalidade que cerca o jogão.

header as escalações 2

Vasco: com Felipe e Carlos Alberto fora, Gaúcho escalou Jeferson e Allan no meio. Com isso, o time do Vasco que deve encarar o Flamengo é: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Allan e Jeferon; Eder Luis e Marcel.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai manter praticamente toda a formação que derrotou o Americano, no meio de semana, em Macaé. A única mudança será feita no meio-campo. Depois de ter sua inscrição regularizada na Ferj e cumprir suspensão na rodada passada, o volante Maldonado, enfim, vai estrear. Fernando volta ao banco. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Vander e Thiago Neves; Deivid. 

header fique de olho 2

Vasco: Jeferson ganha a primeira chance como titular. O meia terá a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas da equipe e espera se sair bem na missão para se firmar no time principal.

Flamengo: ele não é titular, mas é o artilheiro do time no Carioca, com três gols. Wanderley, o homem que comemora até em treino, tem sido uma opção interessante para o Fla e recebido elogios de Luxa.
header o que eles disseram

Gaúcho, técnico interino do Vasco: “O Flamengo viaja em um sonho maravilhoso e a gente enfrenta um pesadelo. Para a gente, só a vitória pode diminuir um pouco isso. Confio muito nos atletas. Tenho certeza que farão tudo o que for possível”

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Dentro das campanhas que existem hoje, quem entra favorito é o Flamengo. Mas é momento. Temos que quebrar esse favoritismo e entrar para jogar. Se o Vasco tivesse ganhado os seus jogos, a responsabilidade estaria divida. Agora, estão passando tudo para nós. A história de Flamengo e Vasco mostra que tem de respeitar. Muitas das vezes você entra como favorito e sai derrotado. Nada melhor para o Vasco que o clássico.”
header números e curiosidades

* Na história do confronto pelo Campeonato Carioca, a vantagem é rubro-negra. Em 212 jogos, foram 71 vitórias do Vasco, 83 do Flamengo e 58 empates. O Fla fez 289 gols, contra 274 dos vascaínos.

* O primeiro confronto entre Vasco e Flamengo ocorreu há quase 88 anos, no dia 29 de abril de 1923. Em partida válida pelo Estadual, disputada na Rua Paysandu, o Gigante da Colina venceu por 3 a 1, gols de Cecy (duas vezes) e Negrito. Junqueira marcou para o Fla.

* Nos últimos 31 jogos entre Vasco e Flamengo, apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Foi no Carioca de 2007, em 25 de março. Os cruzmaltinos venceram por 3 a 0, gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário, que marcou seu gol número 999 naquela partida. Desses 31 jogos, apenas um terminou sem gols: o penúltimo confronto entre as duas equipes, válido pelo primeiro turno do Brasileiro 2010.

 

Na primeira vez em que Vasco e Flamengo disputaram o Clássico dos Milhões no Engenhão, no dia 24 de outubro do ano passado, não houve vitória. A equipe vascaína, superior no primeiro tempo, fez 1 a 0, com Cesinha, mas não soube manter a vantagem na segunda etapa, principalmente após a expulsão do zagueiro Dedé, aos 19 minutos, punido pela dura dividida com Willians. Renato empatou de cabeça para os rubro-negros, e os dois times não conseguiram deixar a parte intermediária da tabela do Brasileirão.

Fonte:globo esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Vegetti lidera estatística no Brasileiro desde 2023

Vegetti chegou ao Vasco da Gama no segundo semestre da temporada de 2023 e desde então é destaque do Campeonato Brasileiro.