Vasco em Uberlândia é a quarta maior torcida

Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil, e a quarta maior torcida é a vascaína.

Apesar de Uberlândia estar localizada em terras mineiras, a cidade tem se consolidado, cada vez mais, como casa dos torcedores do eixo Rio-São Paulo. Esta constatação pôde ser vista este ano durante os jogos do Cruzeiro no estádio Parque do Sabiá pelo Campeonato Brasileiro. Em seis partidas, sendo cinco delas contra equipes paulistas e cariocas, dos 147,7 mil torcedores presentes nos jogos, cerca de 60% eram de torcedores dos clubes cariocas e paulistas.

Isto confirma o que foi constatado na pesquisa do Instituto Veritá encomendada pelo CORREIO de Uberlândia, realizada em 2008. O estudo apontou que Flamengo (28,5%), Corinthians (15,5%), São Paulo (14,5%), Vasco (10,6%) e Palmeiras (9,2%) são os times com maior torcida em Uberlândia, só depois aparecem o Cruzeiro (6,3%) e o Atlético-MG (3,9%). O Uberlândia Esporte Clube (UEC) aparece como segunda opção dos torcedores.

Segundo sociólogos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e cronistas esportivos da cidade, este contexto se estende há décadas. Eles acreditam que esta disparidade é uma questão cultural e histórica cada vez mais influenciada pela força da televisão no cotidiano das pessoas, que acabam transmitindo estas influências de geração para geração.

“Eu, por exemplo, sou palmeirense. Na minha época de garoto existia estrada asfaltada para São Paulo e para Belo Horizonte não tinha. Então existe essa ligação histórica, principalmente com São Paulo”, disse o comentarista da TV Vitoriosa, Luís Alberto Thomé.

Com relação ao Cruzeiro e ao Atlético-MG, o comentarista e colunista Camargo Neto afirma que o movimento separatista do Triângulo Mineiro, no fim da década de 80, foi preponderante para o aumento de torcedores de Cruzeiro e Atlético-MG na região, o que praticamente não existia há alguns anos.

Televisão teve papel fundamental nas escolhas

A socióloga da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Débora Pastana, avalia que a televisão teve um papel de consolidação para a maioria de torcedores de outros estados na cidade, principalmente, nos últimos 20 anos. Como exemplo, ela cita o São Paulo, clube que mais ganhou títulos nas últimas duas décadas e que teve um crescimento elevado de sua torcida em função da televisão, sendo hoje a terceira maior do Brasil.

“Acho normal ter mais torcedores de times do Rio e de São Paulo, porque Uberlândia tem muitas pessoas de fora”, disse o vendedor Ricardo Pereira da Silva, mesma opinião do pintor corintiano Rodrigo Costa Santos. “Acho até que hoje tem muitos atleticanos e cruzeirenses, coisa que não existia há alguns anos. Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil”, afirmou.

Correio de Uberlândia

Comente

Veja também
Lateral Marcos Rocha, do Palmeiras
Vasco estaria interessado em Marcos Rocha, do Palmeiras

Vasco da Gama teria feito sondagens pelo lateral-direito Marcos Rocha, que está em final de contrato com o Palmeiras.

Galdames em ação pelo Vasco contra o Palmeiras
Vasco não vence o Palmeiras desde 2015

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentam neste domingo (22), em Brasília, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Estádio Luso-Brasileiro
Presidente da Portuguesa-RJ afirma que Vasco jogará no Luso-Brasileiro em 2025

Vasco da Gama tenta acelerar o processo de reforma de modernização de São Januário enquanto busca uma nova casa para o próximo ano.

Torcida do Vasco em jogo contra o Santos, em São Januário
Vasco acerta com empresa de consultoria para vender potencial construtivo de São Januário

Expectativa do Vasco da Gama é dar início ao processo de reforma de São Januário ao final do Campeonato Brasileiro.

Jordi nos tempos de Vasco
Jordi relembra passagem pelo Vasco e cita falta de sequência no Clube

Goleiro do Novorizontino, Jordi relembrou sua passagem pelo Vasco da Gama e revelou que mudou muito após deixar o Clube.