Vasco em Uberlândia é a quarta maior torcida

Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil, e a quarta maior torcida é a vascaína.

Apesar de Uberlândia estar localizada em terras mineiras, a cidade tem se consolidado, cada vez mais, como casa dos torcedores do eixo Rio-São Paulo. Esta constatação pôde ser vista este ano durante os jogos do Cruzeiro no estádio Parque do Sabiá pelo Campeonato Brasileiro. Em seis partidas, sendo cinco delas contra equipes paulistas e cariocas, dos 147,7 mil torcedores presentes nos jogos, cerca de 60% eram de torcedores dos clubes cariocas e paulistas.

Isto confirma o que foi constatado na pesquisa do Instituto Veritá encomendada pelo CORREIO de Uberlândia, realizada em 2008. O estudo apontou que Flamengo (28,5%), Corinthians (15,5%), São Paulo (14,5%), Vasco (10,6%) e Palmeiras (9,2%) são os times com maior torcida em Uberlândia, só depois aparecem o Cruzeiro (6,3%) e o Atlético-MG (3,9%). O Uberlândia Esporte Clube (UEC) aparece como segunda opção dos torcedores.

Segundo sociólogos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e cronistas esportivos da cidade, este contexto se estende há décadas. Eles acreditam que esta disparidade é uma questão cultural e histórica cada vez mais influenciada pela força da televisão no cotidiano das pessoas, que acabam transmitindo estas influências de geração para geração.

“Eu, por exemplo, sou palmeirense. Na minha época de garoto existia estrada asfaltada para São Paulo e para Belo Horizonte não tinha. Então existe essa ligação histórica, principalmente com São Paulo”, disse o comentarista da TV Vitoriosa, Luís Alberto Thomé.

Com relação ao Cruzeiro e ao Atlético-MG, o comentarista e colunista Camargo Neto afirma que o movimento separatista do Triângulo Mineiro, no fim da década de 80, foi preponderante para o aumento de torcedores de Cruzeiro e Atlético-MG na região, o que praticamente não existia há alguns anos.

Televisão teve papel fundamental nas escolhas

A socióloga da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Débora Pastana, avalia que a televisão teve um papel de consolidação para a maioria de torcedores de outros estados na cidade, principalmente, nos últimos 20 anos. Como exemplo, ela cita o São Paulo, clube que mais ganhou títulos nas últimas duas décadas e que teve um crescimento elevado de sua torcida em função da televisão, sendo hoje a terceira maior do Brasil.

“Acho normal ter mais torcedores de times do Rio e de São Paulo, porque Uberlândia tem muitas pessoas de fora”, disse o vendedor Ricardo Pereira da Silva, mesma opinião do pintor corintiano Rodrigo Costa Santos. “Acho até que hoje tem muitos atleticanos e cruzeirenses, coisa que não existia há alguns anos. Uberlândia é uma cidade que tem pessoas de todo o Brasil”, afirmou.

Correio de Uberlândia

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco esgota sua cota de ingressos para o clássico

A torcida do Vasco da Gama adquiriu todos os ingressos de visitante para o clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Hugo Moura manda recado à torcida do Vasco
Hugo Moura revela ansiedade para ver São Januário lotado a seu favor

Em vídeo nas redes sociais, o volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, está ansioso para sentir o calor da massa vascaína na Colina Histórica.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Vasco anuncia contratação de Hugo Moura

Hugo Moura, de 26 anos, é o décimo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2024; atleta chega por empréstimo.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
Vasco pede indicação de portugueses para encontrar novo executivo

Com quase um mês da demissão de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama segue sem executivo e segue em busca de um nome para a função.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo lamenta derrota para o Bragantino, mas projeta Vasco competitivo na temporada 

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo fez sua análise da partida do Cruzmaltino contra o Bragantino, pelo Brasileiro.