Vascaínos de Brusque têm sede personalizada e aproximaram Clube da Havan

VasBrusque tem sede temática em Santa Catarina e bom relacionamento com o dono da Havan, o empresário Luciano Hang.

Sede da VasBrusque, em Santa Catarina
Sede da VasBrusque, em Santa Catarina (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Vasco da Gama enfrenta o Brusque, nesta sexta-feira (24), na cidade homônima do time catarinense e não estará sozinho, pelo menos no que depender da Vasbrusque, torcida de vascaínos que residem na localidade e que prometem apoiar a equipe do técnico Diniz na difícil tarefa de voltar à Série A do futebol brasileiro. O movimento tem crescido tanto que já ficou conhecido como a primeira “Capitania” oficial vascaína, nome adotado pela diretoria para estes tipos de projetos.

Com o aumento no número de adeptos, a torcida do Gigante em Brusque alugou até um imóvel para poder se reunir e ver os jogos do time. A sede, que conta com telão, bar, churrasqueira e mesa de sinuca, comporta os 50 integrantes apaixonados pelo Cruzmaltino, que ainda possuem dois grupos de WhatsApp com cerca de 300 pessoas cada. Não à toa, a presença massiva de vascaínos, antes da pandemia, quando o time jogava em Santa Catarina era sempre motivo de destaque.

Ao UOL Esporte, o “capitão” da sede, Marcolan Batista, conta que a ideia de criar a Vasbrusque veio da iniciativa de um grupo de amigos que tinham em comum a realização de ações sociais e acompanhar as partidas do Almirante.

– A VasBrusque surgiu de um grupo de amigos vascaínos que se juntavam para ver os jogos e fazer ações sociais. Então o grupo foi crescendo muito e resolvemos botar uma sede. Alugamos o imóvel e começamos a fazer a restauração dele e customização. A sede é bem localizada, numa área nobre e consegue ter uma certa tranquilidade.

O local já virou uma espécie de ponto turístico de vascaínos de todo país que visitam a cidade. Havendo, inclusive, um plano dos sócios para a implementação de uma pousada para que os torcedores possam dormir no local.

Negociação com a Havan

A influência do grupo de torcedores é tamanha que eles “intermediaram” o contato da Havan, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil, comandada pelo empresário Luciano Hang e sediada na cidade de Brusque.

Na época do acordo, quando o Time da Cruz de Malta era presidido por Alexandre Campello, a negociação dividiu a opinião dos vascaínos em todo Brasil. Muitos entendiam que o posicionamento político da Havan, semelhante ao do presidente Jair Bolsonaro, não era compatível com a história do Clube. Enquanto outros, não se importaram com a filosofia de Hang, preferindo focar nas cifras que seriam investidas no Time de São Januário.

Doações para o CT

Assim como uma empresa, a Vasbrusque possui ideais e valores, um deles é “ajudar e não tirar do Vasco”. Tanto que os representantes se orgulham de bancar toda infraestrutura da instalação. Eles também contribuíram com quantias generosas (porém não reveladas) de doações para construção do CT.

– O Vasco nunca deu ajuda financeira. O bar já angariou mais de R$ 140 mil em investimentos, tudo com recurso dos próprios vascaínos e dos patrocinadores. Temos que ajudar e não tirar do Vasco. O bar já doou duas vezes ao CT do Vasco com quantias consideráveis e está sempre ajudando nas campanhas, além da ajuda como sócios do clube.

Novas “Capitanias” vascaínas

Durante a campanha do presidente Jorge Salgado, a cúpula de marketing afirmou que daria “atenção especial” aos torcedores “off rio”, aqueles que não residem no estado do Rio de Janeiro.

Consultor de marketing do Vasco, Francisco Kronemberger ressaltou a importância dos vascaínos que se organizam em grupos por diversas regiões do Brasil e revelou que o Clube tem recebido consultas de outros estados interessados em abrir suas próprias Capitanias.

– Estamos nesse momento revisitando esse projeto, vendo melhorias que podemos fazer para podermos ampliar, termos novas Capitanias. Já fomos procurados por vascaínos de Goiás, do Nordeste e outros lugares querendo abrir Capitanias e pedimos só para aguardar o momento para revisitarmos o projeto e darmos a eles um foco maior de proximidade.

Antes do compromisso em Santa Catarina, Integrantes da VasBrusque foram convidados pela diretoria do Vasco para visitarem o hotel onde a delegação estará concentrada na cidade.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Dissemina a marca “Vasco” para todo país gerando valor para o mesmo; ótima iniciativa

Comente

Veja também
Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.

Edmundo conta seu ritual antes dos jogos do Vasco
Edmundo critica 777 Partners após saída de Josh Wander: ‘Castelo em ruínas’

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo avaliou os últimos capítulos da novela envolvendo o Clube e a gestão da 777 Partners.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco comenta acerto com o Vasco e faz grande promessa

Álvaro Pacheco demonstrou conhecimento sobre o Vasco da Gama e se diz feliz com a oportunidade de comandar o Clube.