Diretor médico do Vasco detalha trabalho para recuperar futebol de Léo Jabá

Gustavo Caldeira, diretor médico do Vasco da Gama, detalhou o trabalho específico para a recuperação do atacante Léo Jabá.

Léo Jabá se destacou contra o Guarani
Léo Jabá se destacou contra o Guarani (Foto: Alexandre Durão)

No processo de reestruturação do Vasco da Gama após rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria apostou em jogadores com baixo valor de mercado, assinando contratos de produtividade.

Um deles foi o atacante Léo Jabá, com sérios problemas no joelho, que finalizou seu tratamento no Clube e vem apresentando excelente desempenho com a camisa cruzmaltina na Série B do Campeonato Brasileiro.

Gustavo Caldeira, diretor médico do Vasco, disse que foi um desafio fazer com que o atacante voltasse a jogar em alto nível. Em depoimento ao Globo Esporte, Caldeira destacou que foi feita uma abordagem multidisciplinar.

A vinda do Léo foi um desafio grande pra todo o DESP (Departamento de Saúde e Performance) do Vasco, pois ele vinha de um longo período de inatividade, cirurgias no joelho e uma indicação de cirurgia no mesmo joelho, de um médico de fora. Fizemos a avaliação médica para contratação de atletas e tivemos o nosso diagnóstico. Contraindicamos procedimento cirúrgico e iniciamos uma abordagem multidisciplinar.

Gustavo Caldeira

Em outro trecho do depoimento, o diretor médico do Vasco explicou o processo para que Léo Jabá voltasse a ganhar força e consequentemente se tornar opção na equipe do então técnico do Clube, Marcelo Cabo.

– Durante os primeiros dias, ficou com a fisioterapia para melhorar o arco de movimento do joelho direito e o gestual esportivo. Concomitantemente já iniciou trabalho na sala de força para diminuir assimetrias e movimentos compensatórios. Uma vez alcançado o objetivo inicial, foi ganhando força em um trabalho individualizado e específico para o Léo a partir dos déficits encontrados nas avaliações prévias.

O planejamento nutricional de Jabá, auxiliado por Paulo Cavalcanti, também foi muito importante, pois quando ele chegou ao Clube, estava com um percentual alto de gordura.

– Vale também ressaltar o planejamento nutricional do Léo, uma vez que chegou com o percentual de gordura um pouco acima do desejado. E, logo que alcançado o percentual alvo, o nutricionista do Vasco deu condições para ganho de massa magra nos trabalhos de força. O final desse processo no DESP foi o controle de carga para a evolução dele desde o momento que em que foi entregue à preparação física até liberá-lo para jogar.

90 minutos em campo

Pela primeira vez nos últimos dois anos, Léo Jabá jogou 90 minutos em uma partida. Contra o Guarani, o atacante foi protagonista na goleada por 4×1, que marcou a estreia do técnico Lisca.

Provavelmente Léo Jabá será titular contra o São Paulo nesta quarta-feira (24), em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Xodó de Lisca, Léo Jabá ainda tem a evoluir no Clube, mas vem representando bem o papel que o foi designado.

Mais sobre:Léo Jabá
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Tem que jogar mesmo.

Comente

Veja também
Camisa do Vasco com anúncio do Sócio Gigante
Vasco passa a ter o 4º maior patrocinador master do futebol brasileiro

Após 115 dias sem um patrocinador máster, o Vasco da Gama fecha parceria milionária e fica atrás apenas de três clubes brasileiros.

Diego Carvalho Pereira em treino do Vasco
Diego Pereira afirma que espera cumprir contrato com o Vasco

Sem trabalhar no Clube e no aguardo de um novo técnico, preparador físico do Vasco da Gama, Diego Pereira deseja permanecer no time.

Gary Medel em campo contra o Grêmio
Medel passa por ‘fritura’ interna e pode estar de saída do Vasco

O zagueiro do Vasco da Gama, Gary Medel, teria perdido prestígio com o elenco após episódios de atritos no começo do ano.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Pezzolano vem? Jornalista afirma que técnico deve ser mesmo de fora do Brasil

O Vasco da Gama está analisando opções no mercado e prioriza a contratação de um técnico estrangeiro para a vaga de Ramón Díaz.

Dimitri Payet visivelmente bem no treino desta sexta-feira
Em evolução! Payet treina com o grupo nesta terça-feira; confira trechos

Recuperado de uma lesão no joelho, Payet treina normalmente e deve retornar ao time do Vasco da Gama contra o Vitória.