Reativo ou propositivo? Vasco tenta encontrar modelo de jogo ideal na Série B

Com menos de posse de bola nas vitórias recentes dentro de casa, Vasco da Gama segue em busca de uma forma de jogar mais assertiva.

Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB
Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série B, pelo menos em termos de resultados, atuando em São Januário, o técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, segue em busca uma identidade para aplicar na forma de jogar. Com uma semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde a final da Taça Rio, em maio, o treinador deve estabelecer qual jogo o Cruzmaltino deve seguir.

O time vem de três resultados positivos dentro de casa, contra CRB (3×0), Brusque (2×1) e Confiança (1×0), e, em todas essas partidas, algo chama atenção nas vitórias vascaínas, a menor posse de bola que a equipe teve em relação ao adversário. Contra os alagoanos o Gigante ficou a com bola 46% do tempo, diante dos 43% diante dos catarinenses e 40% no confronto com os sergipanos.

Um outro aspecto observado nesses duelos, é que o Vasco sempre flertou com o empate, mesmo quando venceu o CRB por 3×0, construindo o placar mais confortável já nos acréscimos, não conseguindo matar os jogos e esperando o adversário. Em contrapartida, nas duas primeiras partidas da competição jogando no Rio, nas derrotas para Operário e Avaí, ambas por 2×0, o time teve mais posse de bola e menos futebol apresentado.

Diante desse cenário, fica o questionamento se Marcelo Cabo vai optar por permanecer no estilo de jogo mais reativo, que deixa o o rival com a bola e aposta nos contra-ataques, ou vai retornar ao modelo mais propositivo do seu início de trabalho, com o Time da Cruz de Malta tomando as rédeas da partida?

Defesa compacta e menos sustos

Também nesses últimos confrontos em seus domínios, o Almirante tem conseguido se postar melhor defensivamente, o que pode ser um indício de como a equipe deve se comportar nas próximas rodadas, quando encara em sequência os três primeiros colocados do G4: Sampaio Corrêa (3º), Coritiba (2º) e Náutico (3º). os maranhenses, inclusive, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em nove partidas.

O Vasco mede forças com o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (09), às 19h, em São Januário, em jogo válido pela décima rodada da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.