Reativo ou propositivo? Vasco tenta encontrar modelo de jogo ideal na Série B

Com menos de posse de bola nas vitórias recentes dentro de casa, Vasco da Gama segue em busca de uma forma de jogar mais assertiva.

Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB
Marcelo Cabo durante jogo contra o CRB (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vivendo um bom momento no Campeonato Brasileiro da Série B, pelo menos em termos de resultados, atuando em São Januário, o técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo, segue em busca uma identidade para aplicar na forma de jogar. Com uma semana cheia para trabalhar, algo que não acontecia desde a final da Taça Rio, em maio, o treinador deve estabelecer qual jogo o Cruzmaltino deve seguir.

O time vem de três resultados positivos dentro de casa, contra CRB (3×0), Brusque (2×1) e Confiança (1×0), e, em todas essas partidas, algo chama atenção nas vitórias vascaínas, a menor posse de bola que a equipe teve em relação ao adversário. Contra os alagoanos o Gigante ficou a com bola 46% do tempo, diante dos 43% diante dos catarinenses e 40% no confronto com os sergipanos.

Um outro aspecto observado nesses duelos, é que o Vasco sempre flertou com o empate, mesmo quando venceu o CRB por 3×0, construindo o placar mais confortável já nos acréscimos, não conseguindo matar os jogos e esperando o adversário. Em contrapartida, nas duas primeiras partidas da competição jogando no Rio, nas derrotas para Operário e Avaí, ambas por 2×0, o time teve mais posse de bola e menos futebol apresentado.

Diante desse cenário, fica o questionamento se Marcelo Cabo vai optar por permanecer no estilo de jogo mais reativo, que deixa o o rival com a bola e aposta nos contra-ataques, ou vai retornar ao modelo mais propositivo do seu início de trabalho, com o Time da Cruz de Malta tomando as rédeas da partida?

Defesa compacta e menos sustos

Também nesses últimos confrontos em seus domínios, o Almirante tem conseguido se postar melhor defensivamente, o que pode ser um indício de como a equipe deve se comportar nas próximas rodadas, quando encara em sequência os três primeiros colocados do G4: Sampaio Corrêa (3º), Coritiba (2º) e Náutico (3º). os maranhenses, inclusive, tem a defesa menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em nove partidas.

O Vasco mede forças com o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira (09), às 19h, em São Januário, em jogo válido pela décima rodada da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Vasco não empolga, mas 2ª vitória no Brasileiro alivia pressão sobre Carille

O time do Vasco da Gama não conseguiu se impor em casa, mas contou com o brilho de Vegetti para vencer o Sport.

Veja a reação de Payet ao ser perguntado se fica no Vasco

Atacante está em reta final de contrato com o Vasco da Gama e não há definição se as partes costuram a permanência no Clube.

Capasso desiste de acordo com o Vitória; veja quanto o zagueiro custou ao Vasco

Capasso chegou a um acordo com o Vitória, mas desistiu por entender que o Clube lutaria contra o rebaixamento no Brasileiro.

Vegetti defende Carille, fala em taça e define sua missão: ‘Fazer gol’

Atacante do Vasco da Gama fala também sobre a torcida após marcar duas vezes em importante vitória pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco goleou o Maricá pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

O time Sub-15 do Vasco goleou o Maricá por 4×0, pela 5ª rodada da Taça Guanabara; Já o Sub-17 venceu por 4×1.

João Victor explica comemoração com Carille e desabafa sobre vaias da torcida

João Victor afirmou que o elenco está fechado com o técnico Carille e comenta comportamento da torcida do Vasco.

CBF divulga análise do VAR do gol de Vegetti contra o Sport

O árbitro Wilton Pereira Sampaio validou o segundo gol de Vegetti contra o Sport, mesmo após a consulta ao vídeo.

Carille explica estratégia do Vasco contra o Sport e enaltece elenco

Vasco da Gama derrotou a equipe do Sport, em São Januário, e assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

Atacante do Sport critica VAR: ‘Decidindo contra a gente’

Irritado com o VAR, atacante do Sport tece críticas sobre o segundo gol validado do Vasco da Gama na partida.

Carille analisa vitória do Vasco contra o Sport; veja a entrevista coletiva

Fábio Carille analisa desempenho do Vasco contra o Sport e diz que vitória foi fruto de poupar contra o Corinthians.