4-4-2 ou outro! Vasco precisa sair do 4-3-3 de ‘conforto’ e testar um esquema diferente

As opções são limitadas, mas qualidade não é o único problema do Vasco da Gama, que precisa sair da zona de conforto testar outro esquema.

Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira
Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira (Foto: André Durão)

Há quantos anos o Vasco da Gama joga no 4-3-3? Faz tempo. O esquema é muito utilizado no futebol atualmente, mas ele precisa de uma coisinha básica: pontas com o mínimo de qualidade. O que seria isso? Que consiga pelo menos o básico, ter velocidade, profundida, um bom passe ou cruzamento.

Não é necessário nem ser um especialista em finalização. Esse papel pode muito bem ficar com o centroavante, que no caso do Gigante é o eficiente Germán Cano, mas é necessário alimentá-lo com a bola chegando. No elenco vascaíno, as opções para os lados de ataque são: Gabriel Pec, Morato, Léo Jabá, Vinícius, e às vezes, o Figueiredo.

O primeiro citado chegou a se destacar no começo da temporada marcando gols, mas o rendimento não tem sido bom. O terceiro é um dos líderes de assistências ao lado de Léo Matos, mas não consegue uma constância. O segundo foi bem contra o Flamengo, fez graça diante do Brasil de Pelotas, mas se mostrou nada demais. O quarto vinha tão mal que desceu para o Sub-20.

Outro esquema

Em relação ao último citado, que volte em meio é utilizado nos lados, tem entrado no segundo tempo em muitas partidas, mas nada acrescenta. O que fazer diante disso? Seria o momento de enfim abandonar esse 4-3-3 e apostar, por exemplo, num 4-2-2 clássico, com Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore na criação. Com isso, o meio de campo ficaria mais povoado e Germán Cano receberia companhia.

Como ficaria a escalação

  • Vanderlei,
  • Léo Matos,
  • Ricardo Graça,
  • Leandro Castan e
  • Zeca;
  • Bruno Gomes,
  • Juninho,
  • Martín Sarrafiore e
  • Marquinhos Gabriel;
  • Léo Jabá e
  • Germán Cano.

Observações

Sobre a sugestão acima, é importante destacar alguns pontos: a dupla de zaga se trata de uma aposta, por todas as opções não agradarem. Talvez, a experiência de Leandro Castan ajude a trazer mais estabilidade. Quanto a Ricardo Graça puxado à esquerda, é uma possibilidade bem questionável. Ernando e Miranda são outras opções.

Em relação aos volantes, Bruno Gomes seria uma aposta diferente. Tanto Romulo quanto Michel estão muito mal fisicamente. Juninho tem qualidade técnica, mas é preciso saber dosar, ou seja, tocar mais a bola. A característica de carregar muito bem a bola pelo meio pode ser útil em muitas situações, mas é prejudicial se não tiver controle.

Não tem o que dizer sobre o ‘cérebro’ formado por Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore, já que são os dois únicos meio-campista do elenco. Há quem acredite que Morato consiga fazer essa função, mas não funcionou até agora. Muito longe disso! Encerrando com o ataque, a opção por Léo Jabá seria pelas assistências que já deu para Germán Cano, esse irretocável. Além disso, pode ser importante pela velocidade, agora jogando como segundo atacante.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
8 comentários
  • Responder

    Vocês sabem porque os técnicos vem escolhendo o sistema 4 3 3, por causa do Barcelona. Porra, mas o Vasco não tem o dinheiro do Barcelona para comprar os melhores jogadores. Então esses técnicos tem que ter a noção e a capacidade de não ficar preso a um único esquema tático.

  • Responder

    É preciso mudar o esquema tático urgente. Joga no 4 4 2 mesmo! Vanderlei, Léo Matos, Ulisses, Castan, Rômulo, Juninho, Mesquinhos Gabriel e Sarrafiore, Léo Jabá e Gérmen Cano.

  • Responder

    Meus amigos vascaínos o problema do nosso time não é de esquema TÁTICO e muito menos de treinador é de COMPETÊNCIA DENTRO E FORA DE CAMPO. ESSES DIRIGENTES NÃO SÃO TORCEDORES DO VASCO, SÃO É APROVEITADORES DO VASCO. A BARCA ESTÁ AFUNDANDO E TODOS SÓ OLHANDO. NÃO DEIXEMOS O VASCÃO MORRER. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    Boa escalação

  • Responder

    PRESIDENTE TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    DIRETOR DE FUTEBOL TAMBÉM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    TREINADOR TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    Aqui é assim Antonio Salgado, Alexandre Pássaro +Caralho(Passralho) é Cabo de vassora tem que correr dar a vida, pois essa situação só vai se normalizar a hora que a torcida escolher algum jogador desse elenco, quebrar as duas pernas do SAFADO deixando aleijado, aí com certeza esses Putos vão começar a correr.
    As pedradas foi só uma prévia, vamos botar pra FUDER “acabou o Amor” agora vai ser a Dor…MUITA DOR!!!

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco é 12º clube que mais faturou no Brasil em 2023

O Vasco da Gama faturou R$ 363,5 milhões na última temporada, segundo levantamento realizado pela Sports Value.

Jogadores do Vasco na Ligga Arena
Vasco tem tabu a ser quebrado contra Athletico e outros clubes pelo Brasileiro; veja lista

Além do Athletico-PR, o Vasco da Gama tem alguns longos jejuns de vitórias fora de casa com outros clubes pelo Campeonato Brasileiro.

Humorista e vascaíno Whindersson Nunes
Whindersson solicita e Vasco cede São Januário para show em em prol de vítimas do RS

O vascaíno pediu São Januário para realização de show para reverter quantia angariada para afetados na tragédia no Rio Grande do Sul.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Vasco tem pressa para acertar com Pezzolano e quer tê-lo contra o Flamengo

Paulo Pezzolano gostou da proposta do Vasco da Gama, que tem pressa na contratação, para ter o técnico no clássico do dia 18.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o Athletico-PR
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Athletico-PR às 16h na Ligga pelo Brasileiro

Athletico-PR e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, ás 16h, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.