4-4-2 ou outro! Vasco precisa sair do 4-3-3 de ‘conforto’ e testar um esquema diferente

As opções são limitadas, mas qualidade não é o único problema do Vasco da Gama, que precisa sair da zona de conforto testar outro esquema.

Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira
Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira (Foto: André Durão)

Há quantos anos o Vasco da Gama joga no 4-3-3? Faz tempo. O esquema é muito utilizado no futebol atualmente, mas ele precisa de uma coisinha básica: pontas com o mínimo de qualidade. O que seria isso? Que consiga pelo menos o básico, ter velocidade, profundida, um bom passe ou cruzamento.

Não é necessário nem ser um especialista em finalização. Esse papel pode muito bem ficar com o centroavante, que no caso do Gigante é o eficiente Germán Cano, mas é necessário alimentá-lo com a bola chegando. No elenco vascaíno, as opções para os lados de ataque são: Gabriel Pec, Morato, Léo Jabá, Vinícius, e às vezes, o Figueiredo.

O primeiro citado chegou a se destacar no começo da temporada marcando gols, mas o rendimento não tem sido bom. O terceiro é um dos líderes de assistências ao lado de Léo Matos, mas não consegue uma constância. O segundo foi bem contra o Flamengo, fez graça diante do Brasil de Pelotas, mas se mostrou nada demais. O quarto vinha tão mal que desceu para o Sub-20.

Outro esquema

Em relação ao último citado, que volte em meio é utilizado nos lados, tem entrado no segundo tempo em muitas partidas, mas nada acrescenta. O que fazer diante disso? Seria o momento de enfim abandonar esse 4-3-3 e apostar, por exemplo, num 4-2-2 clássico, com Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore na criação. Com isso, o meio de campo ficaria mais povoado e Germán Cano receberia companhia.

Como ficaria a escalação

  • Vanderlei,
  • Léo Matos,
  • Ricardo Graça,
  • Leandro Castan e
  • Zeca;
  • Bruno Gomes,
  • Juninho,
  • Martín Sarrafiore e
  • Marquinhos Gabriel;
  • Léo Jabá e
  • Germán Cano.

Observações

Sobre a sugestão acima, é importante destacar alguns pontos: a dupla de zaga se trata de uma aposta, por todas as opções não agradarem. Talvez, a experiência de Leandro Castan ajude a trazer mais estabilidade. Quanto a Ricardo Graça puxado à esquerda, é uma possibilidade bem questionável. Ernando e Miranda são outras opções.

Em relação aos volantes, Bruno Gomes seria uma aposta diferente. Tanto Romulo quanto Michel estão muito mal fisicamente. Juninho tem qualidade técnica, mas é preciso saber dosar, ou seja, tocar mais a bola. A característica de carregar muito bem a bola pelo meio pode ser útil em muitas situações, mas é prejudicial se não tiver controle.

Não tem o que dizer sobre o ‘cérebro’ formado por Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore, já que são os dois únicos meio-campista do elenco. Há quem acredite que Morato consiga fazer essa função, mas não funcionou até agora. Muito longe disso! Encerrando com o ataque, a opção por Léo Jabá seria pelas assistências que já deu para Germán Cano, esse irretocável. Além disso, pode ser importante pela velocidade, agora jogando como segundo atacante.

8 comentários
  • André - 18 de junho de 2021

    Vocês sabem porque os técnicos vem escolhendo o sistema 4 3 3, por causa do Barcelona. Porra, mas o Vasco não tem o dinheiro do Barcelona para comprar os melhores jogadores. Então esses técnicos tem que ter a noção e a capacidade de não ficar preso a um único esquema tático.

    Responder
  • JOSE MARIA DA PAIXAO NASCIMENTO - 17 de junho de 2021

    É preciso mudar o esquema tático urgente. Joga no 4 4 2 mesmo! Vanderlei, Léo Matos, Ulisses, Castan, Rômulo, Juninho, Mesquinhos Gabriel e Sarrafiore, Léo Jabá e Gérmen Cano.

    Responder
  • Marden Góes - 17 de junho de 2021

    Meus amigos vascaínos o problema do nosso time não é de esquema TÁTICO e muito menos de treinador é de COMPETÊNCIA DENTRO E FORA DE CAMPO. ESSES DIRIGENTES NÃO SÃO TORCEDORES DO VASCO, SÃO É APROVEITADORES DO VASCO. A BARCA ESTÁ AFUNDANDO E TODOS SÓ OLHANDO. NÃO DEIXEMOS O VASCÃO MORRER. É isso aí, Marden Góes.

    Responder
  • Abraão - 17 de junho de 2021

    Boa escalação

    Responder
  • Luiz Souza Bizzi - 17 de junho de 2021

    PRESIDENTE TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

    Responder
  • Luiz Souza Bizzi - 17 de junho de 2021

    DIRETOR DE FUTEBOL TAMBÉM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

    Responder
  • Luiz Souza Bizzi - 17 de junho de 2021

    TREINADOR TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

    Responder
  • Luiz Souza Bizzi - 17 de junho de 2021

    Aqui é assim Antonio Salgado, Alexandre Pássaro +Caralho(Passralho) é Cabo de vassora tem que correr dar a vida, pois essa situação só vai se normalizar a hora que a torcida escolher algum jogador desse elenco, quebrar as duas pernas do SAFADO deixando aleijado, aí com certeza esses Putos vão começar a correr.
    As pedradas foi só uma prévia, vamos botar pra FUDER “acabou o Amor” agora vai ser a Dor…MUITA DOR!!!

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
16 de outubro de 2021
Desfalques e pendurados do Vasco contra o Coritiba

Confira os desfalques e pendurados do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Coritiba, em São Januário, pela Série B.

Vasco vence o Fluminense por 3 x 1 pela Taça Guanabara Sub-15

O Vasco da Gama ainda encerrou o 100% de aproveitamento do Fluminense na Taça Guanabara Sub-15 com esse resultado.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Coritiba

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Coritiba, em São Januário, pela Série B do Brasileiro.

Goleiro-artilheiro e campeão: Wilson, do Coritiba, passou pelo futsal do Vasco em 98

Experiente goleiro do Coritiba, Wilson teve passagem vitoriosa pelo futsal de base do Vasco da Gama em 1998.

Léo Gamalho será novo teste de fogo para a zaga do Vasco; atacante está em má fase

Especialista em bola aérea, o atacante do Coritiba, Léo Gamalho, é promessa de muito trabalho para a defesa do Vasco da Gama.

Diniz não fará mudança escalação contra o Coritiba; Léo Jabá será novidade no banco

O atacante será novidade no banco de reservas do Vasco da Gama, recuperado de dores lombares que o deixaram das últimas partidas.

Dia de Vasco! Gigante recebe o Coritiba em São Januário buscando se reaproximar do G4

Vasco da Gama e Coritiba se enfrentam neste sábado (16), às 16h30min, em São Januário, pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro.

15 de outubro de 2021
Vitória do Goiás aumenta distância do Vasco para o G4 da Série B

Triunfo do Goiás diante do CSA fez a diferença de pontos do Vasco da Gama para o G4 aumentar de cinco para sete pontos.

Vasco lança novo enxoval de treino; veja fotos

Vasco da Gama lançou, na noite desta sexta-feira (15), enxoval com novos modelos de uniformes de treino do Clube.

Vasco alega proximidade com o mundial para desistência do Brasileiro de Beach Soccer

Equipe de Beach Soccer do Vasco da Gama esclareceu alguns pontos sobre a decisão de não participar do Campeonato Brasileiro.

Veja mais notícias