4-4-2 ou outro! Vasco precisa sair do 4-3-3 de ‘conforto’ e testar um esquema diferente

As opções são limitadas, mas qualidade não é o único problema do Vasco da Gama, que precisa sair da zona de conforto testar outro esquema.

Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira
Marcelo Cabo durante o jogo contra o Madureira (Foto: André Durão)

Há quantos anos o Vasco da Gama joga no 4-3-3? Faz tempo. O esquema é muito utilizado no futebol atualmente, mas ele precisa de uma coisinha básica: pontas com o mínimo de qualidade. O que seria isso? Que consiga pelo menos o básico, ter velocidade, profundida, um bom passe ou cruzamento.

Não é necessário nem ser um especialista em finalização. Esse papel pode muito bem ficar com o centroavante, que no caso do Gigante é o eficiente Germán Cano, mas é necessário alimentá-lo com a bola chegando. No elenco vascaíno, as opções para os lados de ataque são: Gabriel Pec, Morato, Léo Jabá, Vinícius, e às vezes, o Figueiredo.

O primeiro citado chegou a se destacar no começo da temporada marcando gols, mas o rendimento não tem sido bom. O terceiro é um dos líderes de assistências ao lado de Léo Matos, mas não consegue uma constância. O segundo foi bem contra o Flamengo, fez graça diante do Brasil de Pelotas, mas se mostrou nada demais. O quarto vinha tão mal que desceu para o Sub-20.

Outro esquema

Em relação ao último citado, que volte em meio é utilizado nos lados, tem entrado no segundo tempo em muitas partidas, mas nada acrescenta. O que fazer diante disso? Seria o momento de enfim abandonar esse 4-3-3 e apostar, por exemplo, num 4-2-2 clássico, com Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore na criação. Com isso, o meio de campo ficaria mais povoado e Germán Cano receberia companhia.

Como ficaria a escalação

  • Vanderlei,
  • Léo Matos,
  • Ricardo Graça,
  • Leandro Castan e
  • Zeca;
  • Bruno Gomes,
  • Juninho,
  • Martín Sarrafiore e
  • Marquinhos Gabriel;
  • Léo Jabá e
  • Germán Cano.

Observações

Sobre a sugestão acima, é importante destacar alguns pontos: a dupla de zaga se trata de uma aposta, por todas as opções não agradarem. Talvez, a experiência de Leandro Castan ajude a trazer mais estabilidade. Quanto a Ricardo Graça puxado à esquerda, é uma possibilidade bem questionável. Ernando e Miranda são outras opções.

Em relação aos volantes, Bruno Gomes seria uma aposta diferente. Tanto Romulo quanto Michel estão muito mal fisicamente. Juninho tem qualidade técnica, mas é preciso saber dosar, ou seja, tocar mais a bola. A característica de carregar muito bem a bola pelo meio pode ser útil em muitas situações, mas é prejudicial se não tiver controle.

Não tem o que dizer sobre o ‘cérebro’ formado por Marquinhos Gabriel e Martín Sarrafiore, já que são os dois únicos meio-campista do elenco. Há quem acredite que Morato consiga fazer essa função, mas não funcionou até agora. Muito longe disso! Encerrando com o ataque, a opção por Léo Jabá seria pelas assistências que já deu para Germán Cano, esse irretocável. Além disso, pode ser importante pela velocidade, agora jogando como segundo atacante.

8 comentários
  • Responder

    Vocês sabem porque os técnicos vem escolhendo o sistema 4 3 3, por causa do Barcelona. Porra, mas o Vasco não tem o dinheiro do Barcelona para comprar os melhores jogadores. Então esses técnicos tem que ter a noção e a capacidade de não ficar preso a um único esquema tático.

  • Responder

    É preciso mudar o esquema tático urgente. Joga no 4 4 2 mesmo! Vanderlei, Léo Matos, Ulisses, Castan, Rômulo, Juninho, Mesquinhos Gabriel e Sarrafiore, Léo Jabá e Gérmen Cano.

  • Responder

    Meus amigos vascaínos o problema do nosso time não é de esquema TÁTICO e muito menos de treinador é de COMPETÊNCIA DENTRO E FORA DE CAMPO. ESSES DIRIGENTES NÃO SÃO TORCEDORES DO VASCO, SÃO É APROVEITADORES DO VASCO. A BARCA ESTÁ AFUNDANDO E TODOS SÓ OLHANDO. NÃO DEIXEMOS O VASCÃO MORRER. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    Boa escalação

  • Responder

    PRESIDENTE TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    DIRETOR DE FUTEBOL TAMBÉM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    TREINADOR TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA PORRADA, DE PREFERÊNCIAS BATER NESSE MERDA COM TACO DE BEISEBOL!!!

  • Responder

    Aqui é assim Antonio Salgado, Alexandre Pássaro +Caralho(Passralho) é Cabo de vassora tem que correr dar a vida, pois essa situação só vai se normalizar a hora que a torcida escolher algum jogador desse elenco, quebrar as duas pernas do SAFADO deixando aleijado, aí com certeza esses Putos vão começar a correr.
    As pedradas foi só uma prévia, vamos botar pra FUDER “acabou o Amor” agora vai ser a Dor…MUITA DOR!!!

Comente

Veja também
Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.