Morre Fernando, ex-zagueiro do Vasco responsável pelo milésimo gol de Pelé

Fernando, ex-zagueiro do Vasco da Gama que cometeu o pênalti do milésimo gol de Pelé, faleceu nesta segunda-feira aos 73 anos.

Fernando, ex-zagueiro do Vasco
Fernando, ex-zagueiro do Vasco (Foto: Reprodução)

Faleceu no último sábado (05), o ex-zagueiro do Vasco da Gama, Fernando. Ele cometeu o pênalti que deu origem ao milésimo gol de Pelé, no ano de 1969, no Maracanã.

Fernando faleceu em casa, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele administrava um projeto de futebol para crianças carentes em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Mesmo se tornando ainda mais conhecido por fazer o pênalti do milésimo gol do maior jogador de futebol de todos os tempos, Fernando considerava o pênalti um erro de arbitragem.

Em entrevista ao Lance no ano de 2019, Fernando revelou que todas as vezes que encontrava Pelé, após o milésimo, falava com ele que o pênalti nunca existiu. Por outro lado, o ex-jogador afirmou apesar de ter demorado para superar, ele estava em paz quanto a isso.

– O Pelé sabe que não foi pênalti, ele deixou o corpo de propósito para cair. Lembro que todas as vezes nas quais a gente se enfrentou depois, eu dizia: “pô, Pelé, não foi nada naquele pênalti do gol mil, né?!”. Mas é aquela coisa, de jogo marcante, que fica para a posteridade.

Além do Cruzmaltino, Fernando defendeu as equipes baianas de Bahia e Vitória. O Vasco ainda não se manifestou oficialmente pelo falecimento do seu ex-jogador, mas provavelmente homenageará ele que foi um dos bons atletas que vestiram a camisa cruzmaltina.

Mais sobre:FernandoPelé
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia passagem de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Vasco entra no Z4 do Brasileirão pela 8ª edição consecutiva

Rebaixado em 2008, 2013, 2015 e 2020, o Vasco da Gama não passa um Brasileirão sem entrar na zona de rebaixamento desde 2012.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo opina sobre contratação de Pedro Martins; assista

Após mais de um mês da saída de Alexandre Mattos, o Vasco da Gama fechou com Pedro Martins e Edmundo opinou.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Pedro Martins já está no Rio em busca de novo técnico para o Vasco

O novo diretor executivo já participou de reuniões para planejamento do futebol e será o responsável para buscar o substituto de Ramón Díaz.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro reage à goleada do Criciúma no Vasco; assista

O Vasco da Gama sofreu uma derrota dolorosa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e Casimiro reagiu no seu canal.