‘Vascaínos pelo Mundo’ mostra paixão pelo Vasco no Canadá com a ‘Vascouver’

Série do site oficial do Vasco da Gama mostra torcedores vascaínos ao redor do mundo exibindo seu orgulho de torcer pelo Gigante da Colina.

Vascaínos pelo Mundo - Canadá- Vancouver
Os amigos vascaínos Eduardo, Ramon e William. (Foto: Arquivo Pessoal)

O belo hino do Vasco da Gama já diz: “Tua imensa torcida é bem feliz, Norte-Sul, Norte-Sul deste Brasil”, mas que nos perdoe Lamartine Babo, autor do hino Cruzmaltino, mas todos nós sabemos que o amor pelo Cruzmaltino ultrapassa as fronteiras nacionais. A torcida vascaína está presente nos quatro cantos do mundo, sempre exibindo sua paixão pelo Clube.

Dito isso, o site oficial do Vasco da Gama deu sequência a série “Vascaínos pelo Mundo“, que toda quarta-feira mostra torcedores do Gigante que moram fora do Brasil. No episódio desta semana, o país escolhido foi o Canadá.

Mesmo com suas raízes portuguesas, não é só no velho continente que o fanatismo pelo Cruzmaltino está presente. Depois de exibir matérias com vascaínos em Portugal e Irlanda, a série desembarca na cidade canadense de Vancouver, que recebe muitos imigrantes brasileiros.

A ideia do Vasco no extremo norte da América surgiu quando o torcedor Eduardo Britto junto com seus amigos Ramon e William, que vivem no Canadá, decidiram se reunir em 2016 para assistir a um jogo. Eduardo conta que eles estavam na casa do Ramon e ele soltou a frase: “Isso é a Vascouver!“, fazendo referência a cidade de Vancouver, no país. A partir dali, começaram a se juntar para assistir aos jogos do Gigante. Depois, o grupo foi crescendo e hoje são aproximadamente vinte vascaínos que se encontram frequentemente, como explica Eduardo:

– A gente recebe muitas mensagens no Instagram da Vascouver, perguntando se existem grupo no WhatsApp. Muitas pessoas, também, enviam mensagens para o grupo de brasileiros em Vancouver pedindo para participar. Dessa forma a nossa família vai crescendo. Vascouver ainda não possui sede fixa, porém é um sonho nosso ter um lugar onde poderíamos nos sentir em casa.

– Geralmente nos encontramos na casa de alguém. Às vezes é impossível nos reunirmos por conta do fuso horário, já que estamos com 4 horas a menos em relação ao Brasil e muitas das vezes os membros estão trabalhando, pois os jogos acontecem em horários comerciais aqui. Por ser um país na América do Norte, a cultura do futebol não é muito grande. Portanto, muitos locais acompanham muito mais Hockey e Lacrosse do que futebol. Porém, como Vancouver é uma cidade muito diversificada, contendo pessoas do mundo todo, não é difícil ver estrangeiros que amam futebol. Mas o futebol que é assistido aqui é o europeu. Não se tem muito conhecimento do futebol brasileiro por aqui. No entanto, nós da Vascouver sempre que pudemos vestimos nosso manto vascaíno e saímos pela cidade- enfatizou o torcedor que faz questão de lembrar suas raízes culturais acompanhando o Vasco.

Outro integrante da torcida é o carioca Ramon Jório, que morava em frente ao Maracanã e agora vive no Canadá. Antes ele conseguia chegar em São januário em dez minutos e hoje precisa lidar com a distância física. O torcedor afirma que em todos os lugares que ele vai precisa falar do Vasco e que sempre foi apaixonado pelo clube. Esse amor veio de família, pois os pais dele também são vascaínos.

– Toda vez que a gente vai ao Brasil temos que ir em São Januário visitar e matar as saudades. Fora isso o nosso grupo se reúne para assistir aos jogos, torcer, todos de camisas e bandeiras. Temos uma ligação com o Canadá também, pois levamos as bandeiras da Vascouver, Canadá e Vasco, então acaba sendo um evento não só para os vascaínos, mas para toda família e simpatizantes. Alguns têm esposas, maridos, crianças. Para quem possui filhos a criação acaba sendo diferente por está fisicamente longe do Vasco. Quem tem filho deseja que a criança veja, entenda e sinta o que é o Vasco.

Aguardemos para ver na próxima quarta-feira qual será o país escolhido para conhecermos mais uma história de amor ao Vasco da Gama que ultrapassa fronteiras.

Mais sobre:CanadáVancouver
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz e Emiliano em Fluminense x Vasco
Ramón exige pagamento da multa e valor supera R$ 30 milhões

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, alega ter sido demitido e não abre não de receber a multa rescisória.

Galarza durante jogo contra o São Paulo
Vasco vende Galarza ao Talleres-ARG

O Vasco da Gama concluiu a transferência do meio-campista paraguaio Matías Galarza ao Talleres, da Argentina.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Ramón Díaz deixa o Vasco sem cumprir a missão de melhorar a defesa

Com o técnico Ramón Díaz, o Vasco da Gama sofreu gols em 76% dos jogos no ano e foi vazado nas quatro primeiras rodadas do Brasileiro.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Que fase! Vasco termina rodada no Z4 e liga alerta no Brasileiro

Em quatro jogos disputados, o Vasco da Gama tem apenas uma vitória e ocupa neste momento a 17ª colocação no Brasileiro.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo critica trabalho de Ramón Díaz e elogia protesto de torcedores do Vasco

Animal saiu na bronca com a reta final da passagem de Ramón Díaz pelo Vasco da Gama e enalteceu a postura da torcida.