‘Vascaínos pelo Mundo’ mostra paixão pelo Vasco no Canadá com a ‘Vascouver’

Série do site oficial do Vasco da Gama mostra torcedores vascaínos ao redor do mundo exibindo seu orgulho de torcer pelo Gigante da Colina.

Vascaínos pelo Mundo - Canadá- Vancouver
Os amigos vascaínos Eduardo, Ramon e William. (Foto: Arquivo Pessoal)

O belo hino do Vasco da Gama já diz: “Tua imensa torcida é bem feliz, Norte-Sul, Norte-Sul deste Brasil”, mas que nos perdoe Lamartine Babo, autor do hino Cruzmaltino, mas todos nós sabemos que o amor pelo Cruzmaltino ultrapassa as fronteiras nacionais. A torcida vascaína está presente nos quatro cantos do mundo, sempre exibindo sua paixão pelo Clube.

Dito isso, o site oficial do Vasco da Gama deu sequência a série “Vascaínos pelo Mundo“, que toda quarta-feira mostra torcedores do Gigante que moram fora do Brasil. No episódio desta semana, o país escolhido foi o Canadá.

Mesmo com suas raízes portuguesas, não é só no velho continente que o fanatismo pelo Cruzmaltino está presente. Depois de exibir matérias com vascaínos em Portugal e Irlanda, a série desembarca na cidade canadense de Vancouver, que recebe muitos imigrantes brasileiros.

A ideia do Vasco no extremo norte da América surgiu quando o torcedor Eduardo Britto junto com seus amigos Ramon e William, que vivem no Canadá, decidiram se reunir em 2016 para assistir a um jogo. Eduardo conta que eles estavam na casa do Ramon e ele soltou a frase: “Isso é a Vascouver!“, fazendo referência a cidade de Vancouver, no país. A partir dali, começaram a se juntar para assistir aos jogos do Gigante. Depois, o grupo foi crescendo e hoje são aproximadamente vinte vascaínos que se encontram frequentemente, como explica Eduardo:

– A gente recebe muitas mensagens no Instagram da Vascouver, perguntando se existem grupo no WhatsApp. Muitas pessoas, também, enviam mensagens para o grupo de brasileiros em Vancouver pedindo para participar. Dessa forma a nossa família vai crescendo. Vascouver ainda não possui sede fixa, porém é um sonho nosso ter um lugar onde poderíamos nos sentir em casa.

– Geralmente nos encontramos na casa de alguém. Às vezes é impossível nos reunirmos por conta do fuso horário, já que estamos com 4 horas a menos em relação ao Brasil e muitas das vezes os membros estão trabalhando, pois os jogos acontecem em horários comerciais aqui. Por ser um país na América do Norte, a cultura do futebol não é muito grande. Portanto, muitos locais acompanham muito mais Hockey e Lacrosse do que futebol. Porém, como Vancouver é uma cidade muito diversificada, contendo pessoas do mundo todo, não é difícil ver estrangeiros que amam futebol. Mas o futebol que é assistido aqui é o europeu. Não se tem muito conhecimento do futebol brasileiro por aqui. No entanto, nós da Vascouver sempre que pudemos vestimos nosso manto vascaíno e saímos pela cidade- enfatizou o torcedor que faz questão de lembrar suas raízes culturais acompanhando o Vasco.

Outro integrante da torcida é o carioca Ramon Jório, que morava em frente ao Maracanã e agora vive no Canadá. Antes ele conseguia chegar em São januário em dez minutos e hoje precisa lidar com a distância física. O torcedor afirma que em todos os lugares que ele vai precisa falar do Vasco e que sempre foi apaixonado pelo clube. Esse amor veio de família, pois os pais dele também são vascaínos.

– Toda vez que a gente vai ao Brasil temos que ir em São Januário visitar e matar as saudades. Fora isso o nosso grupo se reúne para assistir aos jogos, torcer, todos de camisas e bandeiras. Temos uma ligação com o Canadá também, pois levamos as bandeiras da Vascouver, Canadá e Vasco, então acaba sendo um evento não só para os vascaínos, mas para toda família e simpatizantes. Alguns têm esposas, maridos, crianças. Para quem possui filhos a criação acaba sendo diferente por está fisicamente longe do Vasco. Quem tem filho deseja que a criança veja, entenda e sinta o que é o Vasco.

Aguardemos para ver na próxima quarta-feira qual será o país escolhido para conhecermos mais uma história de amor ao Vasco da Gama que ultrapassa fronteiras.

Leia mais sobreCanadáVancouver
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
1 de agosto de 2021
Lisca avalia desempenho do Vasco e projeta encostar no G4 nas próximas rodadas

Técnico do Vasco da Gama, Lisca falou das alternâncias táticas do jogo contra o Botafogo e dos últimos jogos do primeiro turno da Série B.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Lisca defende Ernando por atuação ruim contra o Botafogo: ‘Não podemos culpar’

Lisca optou por não individualizar a culpa pelo revés do Vasco da Gama contra o Bota e afirmou que está trabalhando para corrigir os erros.

Botafogo alfineta Lisca após vitória sobre o Vasco: ‘Noite muito doida no Nilton Santos’

Botafogo aproveitou a vitória por 2×0 sobre o Vasco da Gama, na noite deste sábado (31), para provocar o técnico Lisca.

Lisca reprova atuação do Vasco e alerta: ‘Se continuar assim vai permanecer na Série B’

Lisca cobrou atitude do time chamou atenção para o fato do Vasco da Gama não conseguir o acesso, se continuar jogando como neste sábado (31).

31 de julho de 2021
Bruno Gomes diz que gol do Botafogo no início do jogo atrapalhou os planos do Vasco

Mais uma vez titular do Vasco da Gama, Bruno destacou também as chances desperdiçadas pela equipe para explicar o revés para o Botafogo.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Botafogo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Botafogo na partida deste sábado, pela Série B do Brasileiro.

Assista aos melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Vasco

Veja o que de mais importante aconteceu no clássico entre Vasco da Gama e Botafogo pela 15ª rodada da Série B.

Vasco perde para o Botafogo e segue longe do G4 da Série B do Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Botafogo por 2×0 em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Olho no rival! Escalação do Botafogo contra o Vasco

Confira a escalação do Botafogo para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Veja mais notícias