A Munição e a Cruz: o ‘Ramonismo’ e a missão que transcende os resultados

O Vasco da Gama de Ramon Menezes não encanta seus torcedores, mas tem o que o Gigante mais precisa: resultados.

Ramon Menezes
Ramon Menezes (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Esse começo de Campeonato Brasileiro tem sido surpreendente até para os vascaínos mais otimistas. Se passaram oito rodadas e o Vasco da Gama está entre os primeiros colocados com uma partida A MENOS, o confronto com o Palmeiras, em jogo atrasado da primeira rodada.

Mais precisamente, o Vasco está na quarta colocação com 14 pontos, somente três a menos do que o líder Internacional, que tem 17. Inclusive, o Gigante é o carioca mais bem colocado, aparecendo logo à frente do Flamengo, que está em quinto com a mesma pontuação, só que com saldo de gol inferior (6×1).

Além disso, o Vasco tem o segundo melhor ataque (11 gols) e a melhor defesa (cinco gols) da competição até o momento. No entanto, todos esses requisitos não estão sendo suficientes para que o Cruzmaltino seja acreditado por boa parte da imprensa e até por alguns torcedores. É nítido que existe um pouco de má vontade, mas o próprio Gigante deu Munição para tal desconfiança.

Para saber disso é só analisar as últimas temporadas do Vasco. Na grande maioria das vezes brigou na parte de baixo da tabela, e apenas figurou em outras competições importantes como a Copa do Brasil. Esse cenário fez com que o Cruzmaltino passasse uma imagem de um mero coadjuvante no futebol brasileiro.

Pela camisa que o Vasco tem, isso não é aceitável. Mas era o que se via em campo até ‘ontem’. Ainda é muito cedo para dizer que o Vasco virou essa página, e é aí que entra o papel do ‘Ramonismo’. É a grande oportunidade de tirar essa Cruz que o Cruzmaltino carrega por suas próprias ações num passado nada distante.

Não é um time brilhante. Longe disso. Tem seus defeitos, mas quem está jogando essa bola toda no Campeonato Brasileiro? Nem o líder Internacional está assim. Apesar de não estar jogando um futebol vistoso, o Vasco tem conseguido o que vale no fim das contas: RESULTADOS.

O grande medo da torcida e ponto destacado pela imprensa é em relação ao elenco do Vasco. Realmente, não é um plantel vasto de opções, principalmente quase se fala em substituto para o artilheiro Germán Cano, mas nos desfalques que já apareceram até o momento, o que viu foram os substitutos dando conta do recado dentro do possível.

Sim, o Vasco ainda vai oscilar dentro da temporada. Mas todos vão, é um processo que se repete sempre. Se vai conseguir se manter lá em cima? Não se pode afirmar que sim, mas também não se pode cravar que não, certo? “Ah, a torcida está se iludindo”. Não! Estão sendo simplesmente torcedores. Futebol é momento, como se costuma dizer.

A única certeza que se tem hoje é que o Vasco é um dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, e ainda segue vivo na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Será uma sequência de temporada bastante árdua, desgastante e muita coisa ainda pode acontecer. Jogadores podem sair, outros podem chegar.

Mesmo nesse cenário de incertezas, o Vasco de Ramon Menezes já mostrou que merece um voto de confiança. É cascudo, é guerreiro, é batalhador. Um dos melhores elencos do Gigante nos últimos anos no quesito comprometimento, potencializado com algumas peças de qualidade acima da média, e um toque especial do técnico que os conhece muito bem.

Não espere um jogo bonito. Pode acontecer, mas não é necessariamente preciso quando se fala no nível do futebol brasileiro no momento. Futebol é resultado. Entre jogar bonito e ser cirúrgico, no fim das contas o que vale é o segundo. Meio a zero é GOLEADA quando não se pode ir além por suas limitações.

Vão tentar de todas as formas diminuir os feitos do Vasco, cabe ao torcedor filtrar tudo e seguir em frente. Se tudo der certo, o trabalho de Ramon Menezes trará bons frutos e o respeito que o GIGANTE merece. Se depender desse grupo, a chance é grande! Como diz Paulinho: “Nada é impossível para quem carrega a Cruz de Malta no peito”.

Mais sobre:Ramon Menezes
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se reunirá com Ramón Díaz e buscará reverter demissão

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.