Vasco anuncia acordo para novo projeto paralímpico
O Vasco da Gama anunciou, nesta terça-feira (19), um acordo para restruturação e fomento das modalidades paralímpicas do Clube.
O Vasco da Gama anunciou nesta terça-feira (19) a implantação do Programa Vasco Paralímpico (PVP), que prevê o desenvolvimento de modalidades paralímpicas com responsabilidade autossustentável e a promoção da valorização pessoal e inclusão social das pessoas com deficiência por meio do acesso à prática esportiva.
No evento de lançamento realizado em São Januário, foi fechado também um acordo de cooperação com o ICB (Instituto Internacional Correr Bem), que é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2009 por ex-atletas de alto rendimento. Filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro, o órgão tem longa parceria com o Ministério do Esporte e com diversas entidades de direção do esporte olímpico e paralímpico, tendo.
A parceria com o ICB estabelece que o Vasco receberá em suas instalações práticas especializadas e continuadas das seguintes modalidades paralímpicas:
- 1. Atletismo
- 2. Para-Taekwondo
- 3. Natação em Águas Abertas
- 4. Para-Badminton
- 5. Futebol de 7
- 6. Vôlei Sentado
- 7. Remo Paralímpico
- 8. Judô Paralímpico
- 9. Supino (halterofilismo)
- 10. Natação Paralímpica
O trabalho iniciará com a fase de implantação que comporta o detalhamento dos projetos do Programa Vasco Paralímpico, seleção e capacitação de profissionais, além da mobilização e sensibilização do público-alvo junto às instituições que atuam com pessoas com deficiência.
Nessa etapa, serão definidas as metas e resultados esperados e o levantamento dos recursos financeiros, recursos humanos e materiais. Os critérios e condições para as inscrições no programa serão informados e divulgados no lançamento oficial do PVP, que ainda não tem uma data oficial para começar.
Presidente do Gigante da Colina, Jorge Salgado ressaltou a vocação social do Vasco e afirmou que o Clube se orgulha de contribuir com a ação.
“Com essa iniciativa o Vasco da Gama reafirma seu compromisso com as causas sociais que estão no DNA de nosso clube. Teremos muito orgulho de contribuir com o crescimento do Movimento Paralímpico de forma autossustentável e promover a valorização pessoal e a inserção social das pessoas com deficiência. Para nós aqui do Vasco é um motivo de muito orgulho, poder participar de um projeto dessa natureza. Vocês podem ter certeza que irão contar com todo o apoio dessa gestão”.
No final de 2020, o hoje, VP de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus, projetou resgate de esportes olímpicos e paralímpicos do Almirante. Na época, Kalus afirmou que uma das missões da atual diretoria era reativar projetos dessa natureza no Cruzmaltino.