Finalistas da Taça Rio, Vasco e Botafogo caíram juntos, mas vivem situações distintas
Rebaixados em 2020 e finalistas da Taça Rio 2021, Vasco da Gama e Botafogo vivem caminhos diferentes na atual temporada.
Adversários da final da Taça Rio, o Vasco da Gama, comandado pelo técnico Marcelo Cabo, e o Botafogo de Marcelo Chamusca caíram juntos no Campeonato Brasileiro 2020, mas seguem caminhos distintos na temporada 2021.
Rebaixado antes da rodada final e lanterna do último Campeonato Brasileiro, o Botafogo iniciou a preparação para a Série B antes do Vasco, que lutou até o fim para permanecer na Série A, na época, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
Os dois clubes vivem situações financeiras conturbadas e precisaram passar por reformulações em seus elencos visando cortar gastos para mais uma temporada no segundo escalão do futebol nacional.
Iniciada a temporada 2021, o Vasco apresentou o técnico Marcelo Cabo, que vem tendo bons resultados no comando da equipe cruzmaltina. O Botafogo viveu, além da eliminação no Campeonato Carioca, a desclassificação precoce na Copa do Brasil.
O Vasco também não conseguiu se classificar para as semifinais da competição estadual, o que pode ser justificável por ter utilizado jogadores reservas nos primeiros jogos, antes da estreia de Marcelo Cabo.
Na Copa do Brasil, após eliminar a Caldense-MG e o Tombense-MG, o Cruzmaltino foi classificado para a terceira fase, onde enfrentará o Boavista em confrontos que acontecerão no mês de junho.
Vasco e Botafogo se enfrentam nos dois próximos finais de semana, no primeiro jogo válido pela final da Taça Rio. As partidas serão essenciais na preparação dos clubes para a Série B do Campeonato Brasileiro onde o Botafogo fará sua estreia contra o Vila Nova, no dia 28 de maio, e o Vasco contra o Operário, no dia 29.