Protagonismo: o caminho para o sucesso do Vasco na Série B

O Vasco da Gama está em sincronia com elenco na busca pelo protagonismo, o que pode ser um trunfo importante na Série B.

Marcelo Cabo durante o jogo contra o Bangu
Marcelo Cabo durante o jogo contra o Bangu (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Uma declaração de Marcelo Cabo durante o programa Seleção SporTV, na terça-feira (04), mostrou que o Vasco da Gama está entrando com muita ambição na disputa da Série B.

– O Vasco tem que entrar como protagonista, começar forte e entrar no G4 para não sair mais. Estamos aproveitando essa semana aberta para preparar os jogadores – disse o técnico.

Deveria ser o natural quando se trata de um clube de tal grandeza jogando a segunda divisão, mas não tem sido bem assim. Nas duas últimas vezes que disputou a Série B, o Gigante correu risco de não subir e terminou em terceiro em ambas (2014 e 2016).

Foram campanhas distantes daquela em 2009, na primeira participação, quando subiu sendo campeão e com rodadas de antecedência. O simples fato de ter camisa pesada não garante sucesso, um exemplo disso é o Cruzeiro, que ano passado sequer subiu à Série A.

É preciso de planejamento, entrega, preparo, regularidade e entre outros fatores. Por isso, inclusive, que o próprio Marcelo Cabo foi contratado, sendo que se trata de um grande conhecedor da competição. Com a participação direta o comandante, o Clube está se preparando.

O Vasco busca o protagonismo na Série B para voltar ao lugar que nunca deveria sair, a primeira divisão. Para isso, o técnico contará com dois extremos importantes e que se ligam através do papel de protagonista, no que se refere ao plantel à disposição.

Em busca do protagonismo coletivo e individual

No elenco, o Gigante conta com jogadores que, assim como ele, buscam reconquistar o lugar de destaque que já tiveram no cenário nacional no passado. São os casos, por exemplo, de Vanderlei, Rômulo, Zeca, Leandro Castan, Marquinhos Gabriel e Léo Jabá.

Pode-se dizer também que Talles Magno, mesmo ainda jovem, com 18 anos, entra na lista. O atacante surgiu em 2019 com grande destaque, sendo cotado como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas não tem repetido o mesmo futebol desde o ano em questão.

Somado a eles, existem também os casos daqueles que ainda buscam protagonismo pela primeira vez na carreira, em que se destacam os casos de garotos promovidos da base como Gabriel Pec, Lucão, Matías Galarza, MT, Riquelme, Figueiredo e Cayo Tenório.

Essa sede por crescimento individual deve ser um trunfo importante para o Vasco na Série B. A partir disso a tendência é de que se tenha jogadores motivados, o que com um toque de qualidade e entrosamento tornará o Gigante um adversário difícil de ser batido.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.