Lei que torna São Januário patrimônio histórico é sancionada por Eduardo Paes
O estádio de São Januário agora é reconhecido oficialmente como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que torna São Januário, do Vasco da Gama, patrimônio histórico do Município, reconhecendo assim a importância do estádio.
O projeto de lei foi aprovado em março através de votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), sendo de autoria dos vereadores Tarcísio Motta (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL) e Renato Cinco (PSOL).
A informação foi divulgada pelo site Esporte News Mundo. Com isso, São Januário foi reconhecido como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Rio de Janeiro. Em nota publicada no mês passado, o Vasco celebrou a aprovação.
– São Januário é considerado um dos locais mais importantes do esporte brasileiro, cuja a importância transcende a parte esportiva, tendo em vista toda a história do clube na luta contra o racismo e todas as manifestações sociais ocorridas no histórico estádio. Nas décadas de 30 e 40, o então Presidente da República Getúlio Vargas, costumava arrastar multidões para seus comícios no estádio. Além disso, em 1945 a Colina Histórica recebeu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, vencido naquele ano pela Portela – publicou o Vasco ao divulgar a aprovação do projeto de lei.
Em nada interferirá o reconhecimento como patrimônio histórico na reforma prevista para São Januário. No projeto divulgado ainda no ano passado, tem em destaque a preservação da fachada atual, um marco na história do Clube e do estádio.