Multifuncional, ‘Modrić da Colina’ e amigo de Cano: conheça melhor Matías Galarza
Destaque do Vasco da Gama em 2021 atuando como ''box-to-box'', Galarza comenta semelhança com Luka Modrić e amizade com Germán Cano.
Um dos destaques do Vasco da Gama neste início de temporada, com dois gols em sete jogos, o meio-campista paraguaio Matías Galarza caiu rapidamente nas graças da torcida cruzmaltina.
E muito disso se deve ao estilo de jogo bastante voluntarioso do atleta, que vem atuando como segundo volante no melhor estilo ”box-to-box’, isto é, ajudando na marcação e na construção das jogadas ofensivas sempre com bastante intensidade.
O protagonismo de Galarza no meio de campo do Vasco, inclusive, faz a torcida compará-lo a Luka Modric, camisa 10 do Real Madrid e eleito o melhor jogador do mundo em 2018. Isso acontece, vale ressaltar, além do estilo multifuncional no setor, devido à semelhança física com o craque croata.
– Modric é o volante, na minha opinião, mais completo: tem passe, visão de jogo, pegada, faz gol – disse Matías em entrevista ao portal Globo Esporte.
E se a titularidade de Galarza no profissional veio com naturalidade após seu primeiro jogo, isto é, a derrota por 1×0 para a Portuguesa na 1ª rodada do Campeonato Carioca 2021, no Sub-20 o jogador demorou a estrear. Contratado em junho do ano passado por empréstimo junto ao Olimpia, do Paraguai, Matías debutou na categoria apenas em outubro, ou seja, apenas quatro meses depois de sua chegada ao Clube. A demora aconteceu devido a um problema em sua documentação.
E por falar em elenco profissional, além de se tornar titular e peça fundamental da equipe, Galarza acabou ”conquistando” outro papel importante no plantel: o fiel escudeiro de Germán Cano, função essa que anteriormente era ocupada por Martín Benítez, que se transferiu para o São Paulo.
– Estamos sempre juntos, ele (Cano) me ajuda com o idioma. É o mais próximo de mim, mas o grupo profissional também me recebeu muito bem. É ele quem me aconselha, o que tenho de fazer, o que tem de ser evitado – explicou.
Cano, inclusive, foi importante também para acalmar Matías quanto à estreia. Segundo o volante, o argentino passou tranquilidade e disse que a oportunidade apareceria na hora certa.
– Estava treinando, queria jogar e o Cano sempre me acalmava. Dizia que era para ficar preparado, que a oportunidade apareceria. E foi assim – revelou o paraguaio.
Matías Galarza está emprestado pelo Olimpia-PAR ao Vasco até janeiro de 2022. Para ficar com o atleta em definitivo, o Cruzmaltino deve desembolsar cerca de R$ 700 mil na cotação atual. No que depender da vontade da torcida, isso certamente acontecerá.