Gabriel Pec relembra chegada, trajetória na base e encontro com Coutinho
O meia-atacante do Vasco da Gama, Gabriel Pec, que vem se destacando nesse início de temporada, já soma 12 anos em São Januário.
Tentando engrenar na temporada 2021, o Vasco da Gama não tem dado muitos motivos para a torcida comemorar. Depois do traumático rebaixamento à Série B, o Gigante tem feito um começo de Campeonato Carioca muito inferior ao que se espera.
O técnico Marcelo Cabo ainda busca o melhor esquema, e espera a chegada de reforços. No entanto, um garoto que já estava no elenco pode ser apontado como o destaque da equipe até o momento. Trata-se do meia-atacante Gabriel Pec, de 19 anos, oriundo das categorias de base vascaína.
De volta ao profissional após um produtivo breve retorno ao Sub-20, Gabriel Pec tem feitos boas partidas e parece ter conquistado de vez o seu espaço na equipe principal, com seus três gols marcados até o momento, ocupando assim o posto de artilheiro vascaíno na temporada.
Com o bom começo do garoto, o site Globo Esporte publicou uma matéria especial sobre ele, inclusive o ouvindo, com foco nos 12 anos que está em São Januário. O meia-atacante, inicialmente, contou como chegou ao Gigante, contando a sua emoção e a do seu pai vascaíno pelo convite.
– O Vasco fez amistoso em Petrópolis, me viram jogar e recebi o convite para jogar no clube. Inicialmente eu não acreditei. Demorou a fichar a cair. Meu pai é vascaíno, eu também. Foi uma emoção muito grande. A ficha só caiu quando comecei a treinar com grupo e passei no teste no primeiro dia.
Natural de Petrópolis, Gabriel Pec contou como era a sua rotina de treinos enquanto jogava na base vascaína, que não nada fácil.
– Vinha todos os dias para o Rio. Saia de Petrópolis por volta de meio dia, almoçava no carro, ia para o treino de campo, lanchava, ia para o futsal, jantava dentro do carro e dormia na volta, para ir cedinho no dia seguinte para escola e voltar para São Januário treinar. Levava 1h20 para ir e mais 1h20 para voltar. Com trânsito, podia levar até 2 horas (cada trajeto).
Encontro com Coutinho
Gabriel Pec chegou ao Vasco com apenas 8 anos, na época em que o craque Philippe Coutinho estava surgindo em São Januário. O meia-atacante contou quando tirou uma foto com ele antes de um treino de futsal na Colina Histórica.
– Quando eu cheguei, o Coutinho era o menino mais falado no Rio. Antes do treino do futsal, ele veio tirar foto conosco. Guardo essa foto até hoje. Foi logo que cheguei ao Vasco, com 8 anos.
Gabriel Pec, no entanto, não teve um bom começo na equipe principal. Desde muito cedo destaque na base, o garoto vinha acumulando atuações apagadas no profissional, o que mudou após o retorno ao Sub-20. Na categoria, venceu o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil, voltando com mais prestígio e confiança ao time de cima.