Conheça Ramón Rafagnelli, estrangeiro com mais títulos na história do Vasco

Ramón Rafagnelli, que defendeu o Vasco da Gama entre 1943 e 1948, foi o jogador estrangeiro que mais conquistou títulos pelo Clube.

Rafagnelli, ex-jogador do Vasco
Rafagnelli, ex-jogador do Vasco (Foto: reprodução/Estude o Vasco)

CENTENÁRIO DE RAFAGNELLI Hoje comemoramos o nascimento do argentino Ramón Roque Rafagnelli, ídolo vascaíno da década de 40 e o estrangeiro com mais títulos da história do Gigante. Trajetória (thread) e números (imagem) do xerife do Expresso.

Rafagnelli foi revelado pelo Unión da Argentina em 1941, e jogou pelo time de Santa Fé até pelo menos abril de 1943. Foi cobiçado por River e Boca, mas acabou sendo comprado pelo Vasco de Ondino Vieira. [A imagem da direita é do dia 18 de Abril de 1943.

Rafagnelli estreou pelo Vasco no dia 28 de Agosto de 1943, numa goleada vascaína sobre o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca, e desde então se firmou na titularidade do time que em 2 anos seria apelidado de “Expresso da Vitória”.

No final de 1945, em matéria ao jornal El Litoral de Santa Fé, Rafagnelli é destacado como um dos melhores zagueiros do Brasil. O jornal ainda comparou o futebol do Vasco ao da Lá Máquina do River Plate, e aponta que o time era conhecido como “El Expresso”.

Em 45 e 47 foi um dos grandes destaques dos títulos cariocas invictos do Vasco, sendo eleito pelo O Globo Sportivo como melhor zagueiro pela esquerda do campeonato nos dois anos. [Imagens de 47 e 45, respectivamente].

Rafagnelli atuou em 5 das 6 partidas do Vasco pelo Sul-Americano de Campeões em 48. Por causa de uma lesão, não atuou contra o Colo-Colo, e apesar de ter se recuperado rápido, a comissão vascaína considerou arriscado que ele começasse a decisão contra o River.

O argentino acabou entrando aos 19 minutos do 2º tempo da decisão no lugar de Wilson, que saiu lesionado. Ele manteve o bom nível de atuação de seu companheiro e ajudou o Vasco a conquistar o título sul-americano.

Não se sabe exatamente o porquê, mas Rafagnelli jogou pouquíssimas vezes no resto da temporada de 48. Muitos acreditam que ele tenha se desentendido com Flávio Costa por não ter começado o jogo contra o River e por isso teria perdido espaço no time.

Rafagnelli jogou seus últimos jgs pelo Vasco no dia 4 de Julho pelo Torneio Início de 48, qdo ajudou o time a levantar a 2ª taça na temporada. Em 49, Rafagnelli, junto ao seu companheiro vascaíno Djalma, se transferiu para o Bangu. Encerraria sua carreira em 54, no Palmeiras.

É até hoje o estrangeiro com mais títulos pelo Vasco na história. Ainda é também o jogador argentino de linha com mais partidas e vitórias vestindo a camisa cruzmaltina.

Comente

Veja também
Bruno Henrique foi flagrado cantando
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Mateus Famer é o novo treinador de goleiros do Grêmio
Mateus Famer deixa o Vasco e acerta com o Grêmio

Ex-treinador de goleiros do Vasco da Gama, Mateus Famer fechou com a equipe do Grêmio para a próxima temporada.

Torcedor do Vasco perdeu um dente durante comemoração de gol na Copinha
Torcedor fica sem dente ao comemorar gol do Vasco na Copinha

Vasco da Gama estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate diante da equipe do XV de Piracicaba.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Titular absoluto! Léo Jardim acumula recordes e terá nova sombra no Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim não tem dado chance aos arqueiros reservas desde que chegou ao Cruzmaltino.