Palco de Vasco x Flamengo, Nilton Santos traz boas lembranças para Coutinho

Neste sábado (1), Vasco da Gama e Flamengo escreverão mais um capítulo de rivalidade na semifinal do Campeonato Carioca.

Jogadores e comissão técnica do Vasco em partida contra o Flamengo pelo Carioca 2022
Jogadores e comissão técnica do Vasco em partida contra o Flamengo pelo Carioca 2022 (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Mas o Flamengo também tem um jogador que se sente em casa no Nilton Santos. Recém-contratado do Santos, Bruno Henrique saiu do banco de reservas e, com dois gols, garantiu a vitória sobre o Botafogo, por 2 a 1, de virada, no Campeonato Carioca de 2019. O atacante começava a escrever seu nome na história do clube rubro-negro.

Quatro anos depois, Bruno Henrique voltou a roubar a cena em um Botafogo x Flamengo no Nilton Santos. Com um golaço de fora da área, o atacante acabou com a invencibilidade do Fogão como mandante no Brasileirão de 2023 e na comemoração provocou o adversário ao fazer o “chororô”.

Quem lembra desse gol perdido?

O Nilton Santos também foi palco do gol mais perdido da história do Clássico dos Milhões. Em 2012, Vasco e Flamengo se enfrentaram na semifinal da Taça Guanabara. O embate entre Dedé e Vagner Love tinha tudo para ser o destaque do jogo, mas Deivid roubou a cena.

Quando a partida estava empatada em 1 a 1, Deivid teve a oportunidade de colocar o Flamengo na frente. Quase em cima da linha e com o gol aberto, o atacante acertou a bola na trave. O lance fez a torcida cruzmaltina gritar ironicamente seu nome nas arquibancadas. A vitória de virada por 2 a 1 fez o Vasco ir à final.

Vem mais polêmica aí

Assim como todos clássicos, Vasco e Flamengo protagonizaram embates com polêmicas envolvendo a arbitragem no Nilton Santos. Ambos aconteceram no Brasileirão de 2011.

No primeiro turno, os rivais não saíram do 0 a 0. O resultado foi lamentado pelo Vasco, que jogou com um a mais durante todo o segundo tempo – o zagueiro Welinton foi expulso por falta em Diego Souza nos acréscimos da etapa inicial – e reclamou de um pênalti não marcado de Léo Moura em Bernardo no último lance.

O clássico válido pela última rodada foi mais agitado. O Vasco tinha chance de ser campeão brasileiro, mas ficou com o vice ao empatar por 1 a 1 com o Flamengo, que conseguiu vaga na CONMEBOL Libertadores de 2012.

Os cruzmaltinos voltaram a reclamar de um pênalti não marcado, de Willians em Diego Souza. A partida terminou com três expulsões: Jumar e Felipe para o Vasco, e Renato Abreu para o Flamengo.

Fonte: ESPN Brasil

Comente

Veja também
São Januário tem nova iluminação e show de luzes; compare as imagens

O Vasco da Gama estreou a nova iluminação de São Januário no confronto diante do Santos, pelo Brasileiro; veja antes e depois.

Vasco pede torcida visitante no jogo contra o Flamengo e decisão está com o BEPE

Vasco da Gama deseja mandar o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro 2025 em São Januário com torcida visitante e aguarda posição do BEPE.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.

Decisivo! veja todas as vezes que Vegetti decidiu para o Vasco com a cabeça

Aos 36 anos, Vegetti brilhou diante do Santos e chegou a sua 12ª vitória com a camisa do Vasco da Gama fazendo gol de cabeça.

Alegria e muita comemoração marcam bastidores de Vasco 2 x 1 Santos; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Santos em São Januário pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.