Lyncon supera dificuldade após acidente e destaca oportunidade pelo Vasco no Carioca
Lyncon oportunidade no time profissional do Vasco da Gama e inicia o Carioca entre os titulares do Clube.
Depois de sofrer com sequelas de um acidente doméstico aos nove meses de idade, Lyncon encontrou no futebol uma forma de se sentir feliz e pertencente à sociedade. Mas ali havia mais do que uma criança querendo se socializar: havia o talento enorme de uma das futuras revelações do Vasco, líder e campeão na base, que será titular na estreia do clube no Carioca.
O Vasco enfrenta o Nova Iguaçu neste sábado, às 16h30, em São Januário. Sob expectativa da torcida, que já pedia oportunidades para o jogador no ano passado, Lyncon será titular na defesa e sabe do tamanho da responsabilidade que o Campeonato Carioca dará aos mais novos.
— É uma oportunidade muito boa para nós. Somos jovens. Temos jogadores experientes chegando, como Zé Gabriel, Serginho, De Lucca e Victor Luís. Queremos entregar o máximo de pontos possível. É uma oportunidade de ouro para nós. Mostrar nosso futebol e o que sempre fizemos na base. Já trabalhamos com o Ramon no Sub-20, ele conhece o elenco.
Lyncon é um líder e vencedor desde pequeno. Aos nove meses de idade, uma panela com água quente caiu na cabeça dele e queimou o couro cabeludo. Ele correu risco de vida, mas passou por cima dessa batalha e encontrou no futebol uma maneira de vencer suas sequelas e inseguranças.
— Eu fiquei na UTI no hospital, correndo risco de vida, mas graças a Deus consegui sair dessa. Eu me sentia um pouco deslocado, mas a minha mãe e meu pai me colocaram numa escolinha. Por meio do futebol, consegui me inserir na sociedade, fazer parte, e no futebol foi onde eu encontrei a felicidade de novo. Foi muito importante para mim.
“Essa maturidade, essa superação toda desde cedo, ajuda muito. Se alguém não está incluso, eu gosto de ir lá e tentar incluir. Essa liderança veio disso”, completou o capitão Lyncon.
A trajetória no Vasco começou aos 11 anos. Nascido em Itaboraí, Lyncon se mudou para a casa de um amigo que morava perto em São Januário. O amigo? Paulinho, lateral-direito, que atuará em campo ao lado do zagueiro no sábado contra o Nova Iguaçu. Os dois sonham em ter o mesmo sucesso do terceiro garoto que morava na mesma casa: Andrey Santos, uma das maiores revelações do clube nos últimos anos.
— Quando eu tinha 11 para 12 anos, fui morar com o Paulinho e o Andrey Santos. Eu morava longe, em Itaboraí, ficava ruim sair todos os dias de casa. Então fui morar com eles. Crescemos, estudamos e moramos juntos. Entrar em campo com ele é um motivo de muito orgulho, por toda a superação. Dividir campo com alguém que você dividiu esse sonho desde pequeno, com alguém que morou com você… ver que está dando certo é um sentimento de realização.
O zagueiro já mostrou sua estrela no profissional. Em 2024, Lyncon atuou em apenas um jogo no Campeonato Brasileiro. A partida contra o Internacional já era especial por se tratar da estreia dele na competição, mas ela se tornou inesquecível quando o zagueiro marcou o gol da vitória do Vasco.
— Foi o momento mais feliz da minha vida. Já tinha jogado no Carioca, mas entrar pela primeira vez no Brasileirão e fazer um gol, o time sair com a vitória. Era um jogo difícil. Lembro cada momento daquele dia até hoje. Já tinha dado entrevista contra o Madureira, no Carioca, porque fiz uma jogada bonita, mas quando fiz o gol eu dediquei para todo mundo na entrevista, para a minha namorada, minha família, todo mundo. Foi uma mistura de emoções incrível.
Fonte: Globo Esporte
V