3 craques revelados pelo Vasco que ganharam títulos importantes após retornarem ao clube
O Vasco sempre foi um celeiro de craques, e muitos deles, após saírem do Clube, retornaram e conquistaram títulos importantes.
Com a iminente chegada de Philippe Coutinho ao Vasco, a torcida já está animada com a possibilidade de o time ter uma melhora considerável. Por isso, as principais notícias e apostas esportivas colocam o reforço cruzmaltino no centro das discussões.
Historicamente, o Vasco sempre foi um celeiro de craques – e muitos deles, após saírem do clube, retornaram e conquistaram títulos importantes. A lista seria grande, mas vamos destacar três jogadores impactantes.
Será que Philippe Coutinho também terá esse destino? Após brilhar na Europa, chegou a hora da “cria” retornar ao Gigante da Colina e deixar seu nome marcado na história vascaína.
Não há dúvidas de que sua volta vai elevar o patamar do time e dar mais moral aos jogadores. E, vale ressaltar, com Coutinho também chegam Souza e Alex Teixeira, outras revelações do Cruzmaltino que poderão ajudar bastante na sequência da temporada.
Vejamos, portanto, se o trio poderá repetir o feito dos três jogadores a seguir:
Edmundo
A estreia de Edmundo no time profissional do Vasco aconteceu em janeiro de 1992. O atacante logo chamou atenção por sua qualidade técnica e inteligência em campo.
Com jogos espetaculares com a camisa vascaína, ele logo despertou interesse do Palmeiras, que contava com um grande aporte financeiro da Parmalat.
Após passar por alguns clubes, Edmundo retornou ao Vasco em 1996. E foi no ano seguinte que ele viveu seu auge, fazendo uma campanha assombrosa no Campeonato Brasileiro, que culminou no título vascaíno.
Na ocasião, Edmundo disputou 28 jogos e anotou 29 gols, sendo o principal responsável pela conquista do Cruzmaltino.
Romário
Não há dúvidas de que Romário é um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Dentro da área, ninguém foi mais letal e frio do que o Baixinho.
E, claro, o homem que eternizou a camisa 11 também nasceu em São Januário. Seu primeiro jogo no time profissional foi em 1985 e, partida após partida, ele impressionou a todos pelo faro de gol.
Em 1988, Romário iniciou sua aventura na Europa, tornando-se ídolo no PSV Eindhoven e no Barcelona. Depois voltou para o Brasil e, finalmente, regressou ao Vasco em 2000.
Naquele ano, foi decisivo na conquista da Copa Mercosul, fazendo três gols na incrível virada contra o Palmeiras, e da Copa João Havelange. Até hoje, é o segundo maior artilheiro da história cruzmaltina.
Felipe
Lateral-esquerdo de rara habilidade, Felipe sempre se destacou pelos dribles desconcertantes que dava em seus marcadores.
Com passes precisos e visão de jogo privilegiada, ele acabou virando meio-campista ao longo da carreira.
O Maestro iniciou sua carreira de sucesso no Vasco em 1996. Dessa forma, participou daquele momento inesquecível da história do clube, de 1997 a 2000, em que diversos títulos importantes foram empilhados.
Em 2001, transferiu-se para o Palmeiras e, depois, rodou por diversos clubes. Já em fim da carreira, no ano de 2010, retornou ao Vasco, dessa vez como meio-campista, e ajudou o clube a conquistar a Copa do Brasil do ano seguinte.
Como se vê, portanto, Philippe Coutinho poderá se inspirar na história de três ídolos do clube, que após se aventurarem por outros times e outros mercados, voltaram ao Vasco da Gama e retribuíram tudo o que lhe fora oferecido no início da carreira.
É claro que o futebol é um esporte coletivo e o sucesso do time não dependerá exclusivamente do talentoso meio-campista. No entanto, se ele conseguir atuar em alto nível, servirá, sem dúvida, de motor para que a situação possa melhorar.
Nas últimas rodadas, o Vasco vem dando sinais de evolução. E nada melhor do que a chegada de três reforços identificados com o clube para que passos maiores possam ser dados. É isso o que todos esperamos.