Vegetti é um dos jogadores de linha com mais minutos no Brasileiro; veja lista

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti é um dos atletas que mais entram campo na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Vegetti em jogo contra o Botafogo
Vegetti em jogo contra o Botafogo (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

O técnico Rogério Ceni lamentou a sequência de jogos do Bahia no Campeonato Brasileiro e o fato de não ter treinado seus titulares antes da derrota para o Palmeiras, no último domingo. A boa notícia é que, mesmo em uma rotina intensa de jogos, o treinador não tem sofrido com desfalques e pode repetir a sua equipe principal. Não por acaso, o Esquadrão tem quatro atletas entre os 10 dos jogadores de linha que mais atuaram na competição.

– Não houve trabalho essa semana, a gente joga de três em três dias. A gente vai completar dez jogos em 30 dias. Houve trabalho para a equipe que não vem jogando. Os outros dez jogadores que iniciaram a última partida foram os mesmos de hoje [domingo] e só fizeram recuperação e, dentro da nossa academia, mostrei para eles como jogar – lamentou Rogério Ceni, na última entrevista coletiva.

O Bahia encara o Athletico, nesta quarta-feira, e no sábado, tem o Cuiabá na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada. Será o décimo jogo do Tricolor dentro de um mês neste intenso calendário brasileiro. Neste período, não houve semana cheia de preparação.

– Mas com relação a treinamento não tem como. Os caras estão esgotados, e daqui a três dias temos jogo, e três dias depois temos outro. Enquanto o Cuiabá jogou ontem [último sábado] e joga em uma semana com a gente, a gente tem três jogos – disse Ceni.

“Você tira, não tira, mantém, não mantém, corre risco de lesão”, lamentou o treinador.

Quatro atletas entre os mais utilizados

O Bahia tem um modelo de jogo baseado no quarteto de armadores formado por Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly e precisa de Thaciano e Everaldo no ataque para ter equilíbrio defensivo e na bola aérea. Não por acaso, todos eles são titulares absolutos e alguns dos jogadores mais utilizados por Ceni.

Na defesa, com Ryan recuperado há pouco tempo de lesão e Iago Borduchi ainda indisponível, o Tricolor tem Luciano Juba como figurinha carimbada na lateral esquerda. Por conta disso, o jogador disputou todos as partidas e todos os minutos do Bahia na competição e lidera entre os atletas de linha do Brasileirão em relação a tempo de jogo, ao lado de Kaike Rocha, do Athletico-PR.

A lista dos 10 jogadores de linha com mais minutos no Brasileiro tem, além de Luciano Juba, o volante Jean Lucas, o zagueiro Gabriel Xavier e volante Caio Alexandre, do Bahia.

Atletas de linha com mais minutos na Série A

Atletas de linha com mais minutos na Série A
Atletas de linha com mais minutos na Série A

Atletas de “tanque cheio”

Por outro lado, 14 jogadores do Bahia somam menos de 500 minutos entre os 1.350 jogados pelo time no Campeonato Brasileiro. Além disso, cinco desses jogadores descansados sequer entraram em campo na competição: os goleiros Danilo Fernandes e Adriel, os zagueiros Marcos Victor e David Duarte e do lateral-esquerdo Ryan. O volante Acevedo, que se recupera de cirurgia no joelho, não entra na relação.

A lista também tem peças quase sempre utilizadas por Rogério Ceni, como os atacantes Biel e Ademir, que são algumas das primeiras opções do treinador para descansar titulares ao longo do segundo tempo das partidas.

Biel participou de todos os 15 jogos do Tricolor e soma apenas 372 minutos jogados. Ele tem três gols e três assistências na competição, uma média de participação em gol a cada 62 minutos.

Já Ademir tem menos jogos disputados até agora (14) e mais minutos (374) que Biel. O camisa 7 tem uma bola na rede e uma assistência, uma média de participação em gol a cada 187 minutos jogados.

Os meio-campistas Rezende, Yago Felipe e De Pena também estão entre as peças menos minutos do elenco.

Nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), o Bahia visita o Athetico, pela 16ª rodada, e deve ter força máxima mais uma vez porque o jogo é contra um adversário direto. O Tricolor é quinto colocado com 27 pontos, enquanto o Furacão vem logo atrás, em sexto lugar com 25 pontos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Brasileiro
Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.