Conheça Luiz Gustavo, zagueiro que pode estrear pelo Vasco no profissional
O zagueiro Luiz Gustavo é uma das novidades do Vasco da Gama e pode fazer sua estreia como profissional contra o Palmeiras.
Com o Vasco repleto de problemas, a lista de relacionados para a partida desta quinta-feira, contra o Palmeiras, tem alguns nomes com os quais o torcedor não está muito habituado. O principal deles é o de Luiz Gustavo, zagueiro de apenas 18 anos que pode fazer sua estreia como profissional no Allianz Parque.
O Vasco de Álvaro Pacheco não poderá contar nessa partida com os zagueiro João Victor, que está suspenso, e Medel, que não viajou para São Paulo e negocia sua saída do clube.
Não é a primeira vez em que Luiz Gustavo é relacionado para uma partida do time de cima, no entanto. Em janeiro, quando o elenco principal estava em pré-temporada no Uruguai, ele fez parte da delegação que viajou para Saquarema para o jogo contra o Sampaio Corrêa, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Na ocasião, o jogador não saiu do banco.
Luiz Gustavo nasceu em abril de 2006 em Foz do Iguaçu, no Paraná, mas se mudou para o Rio de Janeiro com apenas oito anos. Ele chegou ao Vasco em 2021, observado pelo Departamento de Captação e Análise de Mercado e aprovado após treinamentos com o grupo.
Em outubro de 2022, ele assinou seu primeiro contrato profissional válido por três temporadas: até outubro de 2025, portanto.
Luiz Gustavo é um zagueiro que se destaca pela altura, já que mede 1,88m. É canhoto, forte e costuma fazer gols. No início do ano, em material divulgado pelo Vasco para apresentar os jogadores que disputaram a Copinha, ele disse que seu ídolo é o zagueiro Van Dijk, do Liverpool e da seleção holandesa.
O jogador se destacou na Copa Olaria no início de 2022 e, já no segundo semestre, virou titular da defesa do sub-17 do Vasco. Nesta temporada ele está em seu primeiro ano como sub-20 e já passou na frente de outros zagueiros da categoria, como Victão e Roger.
Na final do Carioca Sub-17 do ano passado, contra o Fluminense, o Vasco vencia o jogo de volta por 1 a 0 e precisava de mais dois gols para levar a decisão por pênaltis, já que havia perdido por 3 a 0 na ida. Luiz Gustavo virou atacante, fez um gol aos 43 minutos e, por muito pouco, não fez outro nos acréscimos. O Flu acabou campeão.
Este ano, no Torneio OPG, ele fez gols no clássico contra o Botafogo e contra o Flamengo.
Fonte: Globo Esporte