Rafael Paiva é o 7º interino a comandar o Vasco na década; relembre nomes

Técnico do Sub-20, Rafael Paiva assumiu o time principal do Vasco da Gama após a saída conturbada do técnico Ramón Díaz.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)

Por mais que não tenha sido com vitória, a estreia de Rafael Paiva como interino do Vasco foi com o pé direito. O Cruz-Maltino segurou a onda do Fortaleza e saiu com um empate por 0 a 0, fora de casa, deixando em aberta a decisão por vaga nas oitavas da Copa do Brasil.

E esta partida representou a sétima estreia de um interino na década atual (2020 em diante). O Jogada10, então, entrou no túnel do tempo e buscou todos os outros estreantes no período.

Ao todo, nos sete jogos em questão, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. Mas tais reveses foram logo os dois primeiros da sequência. O que infere que já são cinco partidas de estreias sem que os interinos percam no Vasco.

Relembre

O primeiro da lista é Alexandre Grasseli, que sucedeu Ramón Menezes após a queda do treinador durante o Brasileirão de 2020. E a missão não era nada grata, já que o rival pela frente era o Flamengo, que viria a ser campeão. O Vasco perdeu por 2 a 1, em São Januário, em jogo que valia pela 15ª rodada.

Na sequência, foi a vez de Diogo Siston ficar à cargo. Após a saída de Vanderlei Luxemburgo (sua segunda passagem), foi o técnico do sub-20 à época que começou a temporada 2021 à espera de Marcelo Cabo. Perdendo não só o jogo de estreia (1 a 0 para a Portuguesa-RJ), como a segunda rodada do Cariocão.

O próximo da vez, então, foi Alexandre Gomes, na Série B em 2021. Foi ele que assumiu após a queda de Cabo, ainda no primeiro turno da competição. Ele foi o primeiro da sequência a não perder, conseguindo um suado 2 a 2 contra o CSA, em Alagoas, pela 13ª rodada.

Na edição do citado ano, o Vasco não conseguiu o retorno à Série A, porém. Após a confirmação matemática da permanência, Fernando Diniz pediu, então, o boné, com o Cruz-Maltino comandado pelo auxiliar Fabio Cortez nos jogos finais. Sua estreia foi em novo 2 a 2, desta vez contra o Vila Nova, em Goiânia, pela 36ª rodada.

Cadê as vitórias?

No ano seguinte, o primeiro interino veio a conquistar uma vitória. Foi Emílio Faro, auxiliar do time à época. Foi ele quem assumiu o comando quando Zé Ricardo aceitou proposta de time japonês e deixou o Vasco. Emílio conseguiu uma vitória por 3 a 2 sobre o Náutico, no Arruda, em Pernambuco, pela 11ª rodada da Série B de 2022.

Antes de Paiva, ainda houve tempo para outro jovem comandar a equipe profissional vascaína. Foi William Batista, hoje no time sub-20 do Red Bull Bragantino, que conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela 12ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Vasco e Bahia disputam final da Copa do Brasil Sub-17 nesta terça; veja onde assistir

Vasco e Bahia se enfrentam às 18h desta terça-feira (6), no Estádio Luso-Brasileiro, pela final da Copa do Brasil Sub-17.

Coutinho e Aston Villa debatem contrato e Vasco aguarda definição

Vasco da Gama adota cautela com negociação entre Philippe Coutinho e Aston Villa para iniciar conversas sobre renovação com o meia.

Falhas individuais viram marca do Vasco no início do Brasileiro

Com mais uma falha individual, o Vasco da Gama sofre outro revés no Brasileiro 2025 e erros viram marca do Clube na competição.

Lucas Freitas desfalca o Vasco na Sul-Americana; Loide fica à disposição

Com uma lesão detectada no pé, Lucas Freitas não enfrenta o Puerto Cabello na Venezuela; Loide fica à disposição de Felipe.

Loide evolui: atacante justificará contratação? Opinamos, veja

Após desconfiança, Loide Augusto dá a volta por cima no Vasco da Gama, vem de boas atuações e empolga a torcida.

Felipe elogia base do Vasco ao comentar atuação do zagueiro Luiz Gustavo

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe destacou a presença de atletas da base no plantel do Cruzmaltino.

Jovens da base devem ganhar chance no Vasco em meio à maratona de jogos

Com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, Vasco da Gama fará 10 jogos no mês de maio.

Milton Neves decreta futuro do Vasco no Brasileiro

Apresentador de TV, Milton Neves não titubeou ao analisar a realidade do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Renato Maurício Prado critica decisão do Vasco de poupar Vegetti e Coutinho

Comentarista esportivo, Renato Maurício Prado reprovou a decisão do Vasco da Gama de preservar Coutinho e Vegetti diante do Palmeiras.

Detalhes separam Vasco de anunciar Fernando Diniz como novo treinador

Sem técnico desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama está prestes a ter Fernando Diniz como seu comandante.