Diretor Paulo Roberto Santos detalha trabalho no Colégio Vasco da Gama

Colégio Vasco da Gama completa 20 anos, tem atualmente 140 alunos e diretor explica sobre a forma de trabalho da escola.

Colégio Vasco da Gama
Colégio Vasco da Gama

Primeira escola dentro de um clube de futebol, o Colégio Vasco da Gama completou 20 anos recentemente. Inaugurada em março de 2024, a instituição de ensino já teve como alunos grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles Philippe Coutinho.

Em uma entrevista exclusiva ao Globo Esporte, o diretor do Colégio, Paulo Roberto Santos detalhou qual é a rotina dos alunos na escola. Assim, o primeiro requisito para estudar na instituição é ser um atleta do Vasco da Gama. No entanto, o local aceita todas as modalidades.

Atualmente, o Colégio conta com aproximadamente 140 alunos e do total apenas duas mulheres, ambas disputam a modalidade natação e estão no sétimo ano. Sobre administração, a instituição está sob o comando do Associativo do Clube, ou seja, o presidente Pedrinho. Por outro lado, a 777 Partners é responsável pela parte financeira.

A escola do Gigante da Colina é como as outras, na questão grade curricular e professores. No entanto, tem um diferencial, uma maior flexibilidade no horário dos alunos e até paralisação para os jogos da Champions League. Então, em entrevista ao Globo Esporte, Paulo Roberto falou sobre o aprendizado seguindo a linha do futebol e outros assuntos do interesse do Vasco.

– Se o menino vai entender a geografia da Europa, eu quero que ele entenda a partir da Champions League, a partir das ligas europeias. Se a professora de Português vai fazer a análise de um texto, eu quero que use do Nelson Sargento, que é vascaíno e que fala de comunidade – disse Paulo Roberto Santos, em entrevista ao ge.

O diretor do Colégio também explicou que a flexibilização nos horários não é mordomia para os alunos, mas uma forma de entender que eles também são atletas. Então, o objetivo é contribuir para uma jornada mais leve.

Material didático exclusivo do Vasco

Uma novidade revelada pelo diretor do Colégio é o desenvolvimento do material didático que coloca o Vasco e o esporte como temáticas centrais. Assim, a ideia principal é que os alunos entendam os conteúdos com base na realidade que eles vivenciam.

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não surtem efeitos e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.