Jorge Salgado é oficialmente empossado como presidente do Vasco

Jorge Salgado tomou posse como novo presidente do Vasco da Gama em cerimônia na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica da Lagoa.

Jorge Salgado discursa durante posse
Jorge Salgado discursa durante posse (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

Jorge Salgado é, até eventual decisão judicial em contrário, o presidente do Vasco para o triênio 2021-2023. Mais votado das eleições realizadas no dia 14 de novembro, o empresário que representa o grupo político Mais Vasco foi empossado pelo novo Conselho Deliberativo, em cerimônia na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica da Lagoa.

Contestada por apoiadores de Leven Siano, candidato mais votado no pleito do dia 7 de novembro, posteriormente anulado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a cerimônia só teve liberação para acontecer graças a um efeito suspensivo concedido em cima da hora. Durante a tarde, uma liminar a havia suspensa. Há uma outra contestação que ainda carece de decisão no Supremo Tribunal Federal.

– Quero entregar um Vasco melhor, menos endividado, mais vencedor, protagonista. A eleição acabou. Passou. Estou aberto a falar com todos os candidatos que ficaram pelo caminho. O Vasco está aberto a todos os vascaínos – disse Salgado em suas primeiras palavras como presidente empossado.

Jorge Salgado conversou com jornalistas logo após a posse e afirmou que a principal meta da sua gestão será regularizar o pagamento de salários. No mandato do agora ex-presidente Alexandre Campello, o atraso foi um problema recorrente.

– Nossa meta maior durante o mandato vai ser tentar pagar os salários em dia. Nesse momento, temos alguns salários atrasados. Não pagamos novembro, dezembro, não pagar o 13º e já estamos terminando janeiro. A partir de segunda, vou correr para pagar esses salários atrasados. Acho que conseguiremos pagar a folha de novembro ao longo da semana que vem – disse Salgado.

O presidente do Vasco confirmou também que manterá José Luis Moreira no cargo de vice de dutebol até o fim do Brasileirão para, só depois, “avaliar essa situação”. E contou que conversou com Vanderlei Luxemburgo sobre a partida deste sábado, contra o Atlético-MG, em São Januário, e a luta contra o rebaixamento:

– Antes dessa solenidade eu falei com o Vanderlei, dei o meu apoio ao time e pedi a ele de presente pela minha posse a vitória amanhã. Ele riu, mas me prometeu isso. Vamos ver se ele cumpre (risos).

Por fim, Jorge Salgado garantiu que vai se esforçar para levar paz ao Vasco. A sessão, aliás, foi calma, inclusive com uma costura de acordo entre a Mais Vasco e a Sempre Vasco (de Julio Brant), um contraste ao tumultuado processo eleitoral vascaíno.

– Eu quero pacificar o Vasco, união total. Quero receber todos os candidatos, não guardo mágoa de ninguém. Todos eles têm projetos, pensaram no Vasco. As divergências existem, mas estou aberto ao diálogo – concluiu Salgado.

Votação para evitar vácuo de poder em São Januário

A posse de Salgado foi viabilizada após o conselheiro Simão Argolo apresentar uma questão de ordem sobre o risco de haver um vácuo de poder no Vasco. Nesta sexta, o mandato de Campello terminou. E havia duas interpretações sobre a data de posse de Salgado: nesta sexta-feira ou na segunda-feira. Carlos Fonseca, então, presidente do Conselho, colocou o tem em análise, e a maioria entendeu por bem permitir a posse.

– Havia esse discussão no estatuto. De fato, o artigo 55 é genérico. Diz que tomarão posse os eleitos. Com a mudança estatutária de 30 de agosto, a Diretoria Administrativa passou a ser eleita de forma direta. Mas existem os artigos 76 e o artigo 93 que dizem que a posse dessa diretoria seria depois. Na verdade, o artigo 93 deveria ter sido suprimido do estatuto. Então, para cobrir todos os pontos, a gente fez agora a posse pelo artigo 55 e, na segunda-feira, vamos fazer para atender também o 93, uma confirmação da posse, com a apresentação de todos os vices administrativos – explicou Carlos Fonseca.

Novo comando do Conselho Deliberativo

Na ausência de Roberto Monteiro, até então presidente do Conselho Deliberativo, coube a Campello abrir a sessão – Monteiro não compareceu pois é apoiador de Leven Siano. Otto Carvalho assumiu como novo presidente da Assembleia Geral e, em seguida, procedeu com a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho Deliberativo.

Em uma disputa com chapa única, Carlos Fonseca, da “Mais Vasco”, foi eleito e empossado novo presidente do Conselho – houve um acordo para Ricardo Brito, da Sempre Vasco, ser o vice, algo que não estava previsto na época da campanha. Ao todo foram contabilizados 163 votos: 153 votaram na chapa, quatro em branco e dois nulos.

Essa é nova composição do Conselho Deliberativo do Vasco:

Antes da votação ser anunciada, Otto Carvalho, presidente da Assembleia Geral, anunciou que três conselheiros eleitos da “Sempre Vasco” renunciaram. São os ex-jogadores Edmundo, Felipe e Pedrinho. Eles foram substituídos pelos suplentes Bruno Kauffman; Anderson Vasquez e Victor Medeiros.

Novo Conselho Fiscal também é eleito

Na eleição do Conselho Fiscal, duas chapas concorreram. A da Mais Vasco recebeu 130 votos, e a da Sempre Vasco 26. A composição é a seguinte:

  • João Marcos Amorim – Presidente Conselho Fiscal
  • João Marcelo – membro titular
  • Silvio Almeida – membro titular
  • Luis Cunha – suplente
  • Silvio Elias – suplente

Liminar atrasou cerimônia

A cerimônia de posse dos conselheiros estava marcada para começar às 19h30 (de Brasília) na Sede Náutica. Mas durante a tarde, por volta de 15h30, o juiz Paulo Roberto Correa concedeu liminar a apoiadores de Leven Siano e impediu o evento de acontecer.

Às 19h30, o Vasco entrou com um recurso alegando, entre outras coisas, que o juiz é sócio estatutário do clube e, portanto, não pode atuar no caso. Pouco depois das 20h, a desembargadora Mônica de Faria Sardas concedeu o efeito suspensivo. Só a partir de então foi que a cerimônia de posse pôde começar.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    E o tal aporte de 70 milhões?
    Vai ver se consegue pagar uma folha?
    Aff…

  • Responder

    Tomara que os filhotes de Eurico parem e deixem Salgado trabalhar. Na verdade dessa cambada de FDP quem era melhor do Salgado, tudo uma merda só. Agora, só resta deixar Salgado trabalhar e vocês urubus de uma bosta passem bem longe de São Januário. Vocês já assinaram o atestado de incompetência e que não são vascaínos, vocês querem na verdade é o fim do time que tem a mais bela história do futebol brasileiro e talvez do mundo. A ordem agora é arrumar dinheiro e colocar em dia os salários atrasados e lutar pela permanência da elite do Brasileirão, Já que se depender desses FPD o Vasco cairá novamente. Vamos lá Salgado, a coisa está salgada a ordem é trabalhar. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    O cara vai ver se paga um mês de salário atrasado, o FDP não disse que tinha investidores, que assim que assumice não ia colocar os salários em dia?????????? Imagina o time que essa miséria vai fazer

  • Responder

    Faça o melhor pro Vasco

  • Responder

    Esses urubus querem acabar com o Vasco a qualquer preço, mais a farsa vai cair.
    trambiqueiros do diabo.

  • Responder

    Esses FDP estão manchando a História do Vasco da Gama!!! Que hoje apenas hoje deveria se chamar CIRCO DA GAMA!!! Isso é coisa de palhaços!!!! Será que esses caras não sabem que vão ter que sair!!!! Todos golpistas e fazendo do Vasco fonte de alimentação!!!! Estão destruindo o clube!!!! Pior que essas portas se acham donos da instituição!!!! A Justiça de DEUS pode até tardar, mas ela vai chegar!!!!

    • Jumento euriquinho Roberto Monteiro e força jovem e que querem ir o bem do Vasco roubo de rendas duplicatas assinada na calada da noite vai arrumar um trabalho

Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.