Jorge Salgado é oficialmente empossado como presidente do Vasco

Jorge Salgado tomou posse como novo presidente do Vasco da Gama em cerimônia na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica da Lagoa.

Jorge Salgado discursa durante posse
Jorge Salgado discursa durante posse (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

Jorge Salgado é, até eventual decisão judicial em contrário, o presidente do Vasco para o triênio 2021-2023. Mais votado das eleições realizadas no dia 14 de novembro, o empresário que representa o grupo político Mais Vasco foi empossado pelo novo Conselho Deliberativo, em cerimônia na noite desta sexta-feira, na Sede Náutica da Lagoa.

Contestada por apoiadores de Leven Siano, candidato mais votado no pleito do dia 7 de novembro, posteriormente anulado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a cerimônia só teve liberação para acontecer graças a um efeito suspensivo concedido em cima da hora. Durante a tarde, uma liminar a havia suspensa. Há uma outra contestação que ainda carece de decisão no Supremo Tribunal Federal.

– Quero entregar um Vasco melhor, menos endividado, mais vencedor, protagonista. A eleição acabou. Passou. Estou aberto a falar com todos os candidatos que ficaram pelo caminho. O Vasco está aberto a todos os vascaínos – disse Salgado em suas primeiras palavras como presidente empossado.

Jorge Salgado conversou com jornalistas logo após a posse e afirmou que a principal meta da sua gestão será regularizar o pagamento de salários. No mandato do agora ex-presidente Alexandre Campello, o atraso foi um problema recorrente.

– Nossa meta maior durante o mandato vai ser tentar pagar os salários em dia. Nesse momento, temos alguns salários atrasados. Não pagamos novembro, dezembro, não pagar o 13º e já estamos terminando janeiro. A partir de segunda, vou correr para pagar esses salários atrasados. Acho que conseguiremos pagar a folha de novembro ao longo da semana que vem – disse Salgado.

O presidente do Vasco confirmou também que manterá José Luis Moreira no cargo de vice de dutebol até o fim do Brasileirão para, só depois, “avaliar essa situação”. E contou que conversou com Vanderlei Luxemburgo sobre a partida deste sábado, contra o Atlético-MG, em São Januário, e a luta contra o rebaixamento:

– Antes dessa solenidade eu falei com o Vanderlei, dei o meu apoio ao time e pedi a ele de presente pela minha posse a vitória amanhã. Ele riu, mas me prometeu isso. Vamos ver se ele cumpre (risos).

Por fim, Jorge Salgado garantiu que vai se esforçar para levar paz ao Vasco. A sessão, aliás, foi calma, inclusive com uma costura de acordo entre a Mais Vasco e a Sempre Vasco (de Julio Brant), um contraste ao tumultuado processo eleitoral vascaíno.

– Eu quero pacificar o Vasco, união total. Quero receber todos os candidatos, não guardo mágoa de ninguém. Todos eles têm projetos, pensaram no Vasco. As divergências existem, mas estou aberto ao diálogo – concluiu Salgado.

Votação para evitar vácuo de poder em São Januário

A posse de Salgado foi viabilizada após o conselheiro Simão Argolo apresentar uma questão de ordem sobre o risco de haver um vácuo de poder no Vasco. Nesta sexta, o mandato de Campello terminou. E havia duas interpretações sobre a data de posse de Salgado: nesta sexta-feira ou na segunda-feira. Carlos Fonseca, então, presidente do Conselho, colocou o tem em análise, e a maioria entendeu por bem permitir a posse.

– Havia esse discussão no estatuto. De fato, o artigo 55 é genérico. Diz que tomarão posse os eleitos. Com a mudança estatutária de 30 de agosto, a Diretoria Administrativa passou a ser eleita de forma direta. Mas existem os artigos 76 e o artigo 93 que dizem que a posse dessa diretoria seria depois. Na verdade, o artigo 93 deveria ter sido suprimido do estatuto. Então, para cobrir todos os pontos, a gente fez agora a posse pelo artigo 55 e, na segunda-feira, vamos fazer para atender também o 93, uma confirmação da posse, com a apresentação de todos os vices administrativos – explicou Carlos Fonseca.

Novo comando do Conselho Deliberativo

Na ausência de Roberto Monteiro, até então presidente do Conselho Deliberativo, coube a Campello abrir a sessão – Monteiro não compareceu pois é apoiador de Leven Siano. Otto Carvalho assumiu como novo presidente da Assembleia Geral e, em seguida, procedeu com a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho Deliberativo.

Em uma disputa com chapa única, Carlos Fonseca, da “Mais Vasco”, foi eleito e empossado novo presidente do Conselho – houve um acordo para Ricardo Brito, da Sempre Vasco, ser o vice, algo que não estava previsto na época da campanha. Ao todo foram contabilizados 163 votos: 153 votaram na chapa, quatro em branco e dois nulos.

Essa é nova composição do Conselho Deliberativo do Vasco:

Antes da votação ser anunciada, Otto Carvalho, presidente da Assembleia Geral, anunciou que três conselheiros eleitos da “Sempre Vasco” renunciaram. São os ex-jogadores Edmundo, Felipe e Pedrinho. Eles foram substituídos pelos suplentes Bruno Kauffman; Anderson Vasquez e Victor Medeiros.

Novo Conselho Fiscal também é eleito

Na eleição do Conselho Fiscal, duas chapas concorreram. A da Mais Vasco recebeu 130 votos, e a da Sempre Vasco 26. A composição é a seguinte:

  • João Marcos Amorim – Presidente Conselho Fiscal
  • João Marcelo – membro titular
  • Silvio Almeida – membro titular
  • Luis Cunha – suplente
  • Silvio Elias – suplente

Liminar atrasou cerimônia

A cerimônia de posse dos conselheiros estava marcada para começar às 19h30 (de Brasília) na Sede Náutica. Mas durante a tarde, por volta de 15h30, o juiz Paulo Roberto Correa concedeu liminar a apoiadores de Leven Siano e impediu o evento de acontecer.

Às 19h30, o Vasco entrou com um recurso alegando, entre outras coisas, que o juiz é sócio estatutário do clube e, portanto, não pode atuar no caso. Pouco depois das 20h, a desembargadora Mônica de Faria Sardas concedeu o efeito suspensivo. Só a partir de então foi que a cerimônia de posse pôde começar.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    E o tal aporte de 70 milhões?
    Vai ver se consegue pagar uma folha?
    Aff…

  • Responder

    Tomara que os filhotes de Eurico parem e deixem Salgado trabalhar. Na verdade dessa cambada de FDP quem era melhor do Salgado, tudo uma merda só. Agora, só resta deixar Salgado trabalhar e vocês urubus de uma bosta passem bem longe de São Januário. Vocês já assinaram o atestado de incompetência e que não são vascaínos, vocês querem na verdade é o fim do time que tem a mais bela história do futebol brasileiro e talvez do mundo. A ordem agora é arrumar dinheiro e colocar em dia os salários atrasados e lutar pela permanência da elite do Brasileirão, Já que se depender desses FPD o Vasco cairá novamente. Vamos lá Salgado, a coisa está salgada a ordem é trabalhar. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    O cara vai ver se paga um mês de salário atrasado, o FDP não disse que tinha investidores, que assim que assumice não ia colocar os salários em dia?????????? Imagina o time que essa miséria vai fazer

  • Responder

    Faça o melhor pro Vasco

  • Responder

    Esses urubus querem acabar com o Vasco a qualquer preço, mais a farsa vai cair.
    trambiqueiros do diabo.

  • Responder

    Esses FDP estão manchando a História do Vasco da Gama!!! Que hoje apenas hoje deveria se chamar CIRCO DA GAMA!!! Isso é coisa de palhaços!!!! Será que esses caras não sabem que vão ter que sair!!!! Todos golpistas e fazendo do Vasco fonte de alimentação!!!! Estão destruindo o clube!!!! Pior que essas portas se acham donos da instituição!!!! A Justiça de DEUS pode até tardar, mas ela vai chegar!!!!

    • Jumento euriquinho Roberto Monteiro e força jovem e que querem ir o bem do Vasco roubo de rendas duplicatas assinada na calada da noite vai arrumar um trabalho

Comente

Veja também
Caíque em campo pelo Juventude
Vasco faz sondagem por Caíque, do Juventude

O Vasco da Gama fez uma sondagem pelo volante Caíque, do Juventude, que também interessa a São Paulo e Corinthians.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga mostra preocupação com menor uso da base e cita o Vasco

O ex-técnico do Vasco da Gama, Abel Braga, não gostou da mudança na regra que permite nove estrangeiros por jogo e vê base prejudicada.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Entrevista de Pedrinho teria deixado a 777 Partners insatisfeita

Sem autonomia no futebol do Vasco da Gama, Pedrinho fez balanço dos 60 dias da sua gestão e desagrada a 777 Partners.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Vasco é o 2º time da Série A do Brasileiro que tem o maior jejum de títulos

Sem conquistar um título desde a temporada de 2016, campeão do Carioca, o Vasco da Gama vive um longo jejum na sua história.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Relação entre associação e Vasco SAF já teve momentos de turbulência; relembre

Pedrinho tem relação fria com a SAF do Vasco da Gama e divergências já aconteceram em outras ocasiões dentro do Clube.