Opinião: Vasco precisa se reforçar antes do encerramento da 1ª janela
O Vasco da Gama necessita de um reserva imediato para Payet, um ponta para ser titular e um centroavante para disputar posição com Vegetti.
É inegável que o Vasco da Gama está em processo de evolução neste início de temporada 2024.
Escalado pelo técnico Ramón Díaz no 3-5-2, o Cruzmaltino tem saída de bola com dois zagueiros (João Victor e Léo) e utiliza um esquema tático que potencializa a ofensividade dos laterais Paulo Henrique e Lucas Piton (que se tornaram alas), além de dar liberdade a Payet, craque do time e que, atuando como meia, joga solto, sem obrigação de marcar.
No entanto, nem tudo são flores. O Vasco ainda precisa se reforçar, e isso deveria acontecer antes do fechamento da primeira janela de transferências anual, no dia 7 de março.
O Gigante da Colina tem boas peças para o gol, zaga, laterais e volância. Porém, quando chega ao setor ofensivo, a carência do elenco fica explícita.
Atualmente, o reserva imediato de Payet é Praxedes, que, após bom início no Clube no ano passado, acabou caindo consideravelmente de produção e hoje não é visto com tanto entusiasmo pela torcida. Além disso, o camisa 21 é, originalmente, 3º homem de meio de campo, e não um armador clássico, como o astro francês.
O mesmo vale para o uruguaio Carlos de Pena, do Internacional, que está sendo especulado. Bom jogador, mas mais ”box-to-box” do que ”camisa 10”.
Já imaginou se Payet se machuca, como aconteceu com Paulinho e Jair?! É melhor nem pensar…
Atacantes
O ataque também é um problema no Vasco. Embora seja voluntarioso e útil ao time, David não é o atleta ideal para ser titular da equipe.
Como peça de reposição, o camisa 7 tem seu valor, mas, para ocupar uma das 11 vagas iniciais nas partidas, nem ele e tampouco Adson são nomes que enchem os olhos dos torcedores.
Erick Marcus é bastante promissor, mas ainda está ”cru”, ou seja, não pode ter a responsabilidade de se tornar titular, ao menos por ora. Já Rossi e Serginho apenas compõem elenco e olhe lá.
Luciano Rodríguez, do Liverpool-URU, é monitorado pelo Vasco para essa posição, mas a concorrência do mercado europeu é um grande problema para o Gigante da Colina.
Já em relação à ”camisa 9”, Vegetti é considerado titular absoluto, mas isso se dá mais pela falta de um concorrente à altura no plantel do que pela qualidade em si do argentino.
Atualmente, Rayan, jovem promessa da base, considerado uma joia a ser lapidada a longo prazo, é o reserva imediato de Vegetti. O garoto, porém, além de não ser centroavante de ofício, ainda não conseguiu corresponder às expectativas.
A primeira janela de transferências de 2024 teve início em 11 de janeiro e termina no próximo dia 7 de março. Depois disso, os clubes só poderão registrar novos atletas entre 10 de julho e 2 de setembro.
Tem que pôr o Rayan agora, estadual e fases da copa do Brasil são o teste ideal pra ele!! Se não conseguir render nessas competições aí esquece, é bala perdida mesmo!! O garoto do Palmeiras foi testado no Brasileirão e rendeu bem,foi vendido por milhões e não foram poucos milhões igual ao Vasco que vende por qualquer mixaria não!!