Vasco chega à última rodada do Brasileiro com estatística a seu favor; entenda

O Vasco da Gama nunca caiu quando abriu a última rodada do Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento.

Jogadores do Vasco na Arena do Grêmio
Jogadores do Vasco na Arena do Grêmio

Na briga contra o rebaixamento, o Vasco enfrenta o Bragantino na próxima quarta-feira, em São Januário, dependendo apenas de si para continuar na Série A do Brasileirão. E conta com uma estatística a seu favor: o clube nunca caiu quando abriu a última rodada fora do Z-4.

Mesmo com a derrota para o Grêmio em Porto Alegre, o Vasco segue na 16ª posição da tabela, com 42 pontos, já que o Bahia (17º, com 41) perdeu para o América Mineiro na rodada. Uma vitória simples sobre o Bragantino é o suficiente para escapar, portanto.

O time também pode fugir do rebaixamento em caso de empate ou derrota. Na primeira hipótese, o Bahia não pode vencer. Na segunda, precisa perder.

Nos quatro anos em que foi rebaixado, o Vasco chegou na última rodada dentro da zona de rebaixamento. Ou seja, além do próprio resultado, dependia do tropeço de adversários. Duas dessas vezes, em 2013 e 2015, a diferença para o primeiro clube fora do Z-4 era de apenas um ponto.

Veja como o Vasco chegou na última rodada nos anos em que caiu

2008

Vasco abriu a última rodada na 18ª posição, com 40 pontos, atrás do Figueirense (17º, com 41) e do Athletico (16º, com 42). No final das contas, acabou sendo derrotado pelo Vitória por 2 a 0 em São Januário e caiu pela primeira vez.

2013

Time chegou na última rodada em 17º lugar, com 44 pontos, um a menos que o Coritiba, 16º. Sofreu uma goleada por 5 a 1 para o Athletico, na Arena Joinville, em jogo marcado por briga de torcidas.

2015

Na última rodada, o Vasco tinha 40 pontos e ocupava a 18ª posição, atrás do Figueirense (17º, com 40) e do Avaí (16º, com 41). O empate sem gols com o Coritiba fora de casa decretou o terceiro rebaixamento da história do clube.

2020

Neste ano, o rebaixamento foi praticamente selado na rodada anterior. O Vasco chegou ao último jogo com 38 pontos, três atrás do Fortaleza, que era o 16º. Venceu o Goiás em São Januário, mas não conseguiu escapar.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.