Ramón Díaz revoluciona o Vasco e faz Clube ter aproveitamento de G5 no Brasileiro
O técnico argentino conseguiu melhorar o desempenho do elenco vascaíno que agora tem 51% de aproveitamento no Brasileiro.
No início do Brasileirão, o Vasco, comandado por Barbieri, era um saco de pancadas. Com uma sequência horrível de oito derrotas seguidas, a equipe já estava preparada para sofrer na Série B durante mais uma temporada. Após sua saída, depois da derrota para o Goiás, o Vasco amargou, ainda, mais três jogos com William Batista antes de fechar, enfim, com Ramón Díaz.
Início conturbado
Quando chegou, Ramón Díaz viu rapidamente que teria muito trabalho a fazer. Em sua estreia, contra o Athletico, percebeu as deficiências da equipe. Nos jogos sequentes, foram nove vitórias em 18 jogos, somando 50% de aproveitamento.
Quando assumiu, em agosto, o Vasco tinha apenas nove pontos. Agora, 19 jogos depois, já são 40 somados. Neste tempo, foram apenas cinco derrotas!
Uma base sólida para o Vasco
Desde que assumiu, o técnico argentino usou, principalmente, o 4-1-4-1 como formação preferida. Tendo Medel, Maicon, Paulinho Paula e Vegetti como a espinha dorsal da equipe – ambos contratados na janela do meio do ano -, Díaz revolucionou, especialmente após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, em São Januário.
Além destes, potencializou o jogo de Lucas Piton, Léo Jardim e Gabriel Pec, esse último, que vive a melhor temporada da carreira em 2023. Caso confirmada a permanência, Ramón pode ser um trunfo do clube nas contratações para a próxima temporada. Dentro dessa base sólida, quem também se destaca é o craque francês Payet, responsável direto por seis pontos do Vasco, nos triunfos sobre Fortaleza e América-MG.
Na Barreira eu vou festejar
Quando o assunto é São Januário, o aproveitamento do treinador cresce ainda mais! São cinco vitórias em oito jogos disputados na Colina Histórica. Ampliando para partidas como mandante fora do seu estádio, são mais duas vitórias: 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, e 4 a 2 sobre o Fluminense, no Nilton Santos.
Usando a torcida a seu favor e com um discurso forte, Ramón Díaz conquistou a confiança da maioria, os pontos e recuperou o orgulho do torcedor vascaíno, ferido após um primeiro turno vexatório.
Próximos jogos do Vasco de Ramón Díaz
Precisando de mais cinco pontos para assegurar a permanência, o Vasco tem pela frente Cruzeiro, Athletico e Grêmio fora de casa, além de Corinthians e RB Bragantino em São Januário. Se tudo der certo para os vascaínos, o bom trabalho de Ramón será recompensado com a permanência em um campeonato que todos já julgavam o Gigante da Colina como rebaixado.
Fonte: Lance!
O aproveitamento do Vasco é de 40,4%(total) e no returno é de 57,1% daria vaga no G6.