Vasco anula o Botafogo com atuação defensiva irretocável

Vassco da Gama faz jogo de entrega, consegue neutralizar o Botafogo e conquista vitória fundamental no Brasileiro.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Botafogo
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Botafogo (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Não é sempre que acontece, foram alguns tropeços em casa, mas quando o time do Vasco entra em sintonia com a arquibancada de São Januário geralmente coisas boas acontecem. Com o estádio lotado e pulsando desde os primeiros minutos, a equipe de Ramón Díaz entregou tudo em campo, anulou o Botafogo e saiu da zona rebaixamento, após vencer o clássico por 1 a 0.

Foi um Vasco que não deixou o líder do Campeonato Brasileiro respirar. Com um sistema defensivo impecável e entrega de todos, o goleiro Léo Jardim, tantas vezes herói na temporada, praticamente não trabalhou. O adversário nada conseguiu criar durante a maior parte do jogo.

Medel e Maicon tiveram atuações monstruosas, assim como o restante do sistema defensivo. Paulo Henrique foi o herói improvável. É um Vasco que vive na berlinda, ainda tem uma situação desconfortável, mas novamente deixa uma mensagem clara: não faltará luta até o final. Restam seis jogos para o fim do Brasileirão. Hoje o clube acorda fora do Z-4, com 37 pontos, na 16ª colocação.

Apesar do resumo acima, não foi um início de jogo animador. O Botafogo teve a bola e mais volume nos primeiros 20 minutos, ensaiou uma pressão, ganhou a maioria dos rebotes, mas não levou perigo. Em uma estratégia até certo ponto arriscada, o Vasco se fechou e tentou encaixar contra-ataques, o que pouco aconteceu na primeira metade da etapa inicial.

De toda forma o Vasco suportou bem seu pior momento no jogo e depois equilibrou o duelo. Sempre muito sólido defensivamente, o time tentava sair rapidamente. Pinton e Erick Marcus ensaiaram pela esquerda, mas foi pela direita que o clube encontrou o caminho da vitória.

Paulinho e Paulo Henrique fizeram boa dobradinha nas costas de Marçal. Foi por ali que o lateral fez bela jogada individual e chutou forte de fora da área para fazer o gol. O Vasco ainda teve duas boas jogadas com o lateral pela direita. Em uma delas, após tabela com Paulinho, ele achou Pec na área. O atacante empurrou para a rede, mas estava em posição irregular

O bom chute de fora da área de Gabriel Pec no início do segundo tempo levantou a torcida, mas a lesão de Erick Marcus, no lance seguinte, gerou apreensão. A opção de Ramón Díaz por Alex Teixeira ainda mais. Alex não é um jogador de velocidade, mas contagiado pelo ritmo do jogo, correu e entregou tudo. Pode ter tomado algumas decisões erradas no ataque, mas não deixou a pegada do time cair.

E o segundo tempo foi todo assim. Do outro lado, Lúcio Flávio arriscou, colocou Diego Costa ao lado de Tiquinho, mas os renomados centroavantes do Botafogo não viram a bola. Medel e Maicon ganharam todas. Zé Gabriel e os laterais não deram espaços. Paulinho e Gabriel Pec foram incansáveis. Vegetti, embora não tenha tido muitas chances de gol, ajudou atrás e incomodou muito na frente. Léo Jardim assistiu.

Esse foi o Vasco. Longe de ser brilhante, mas com uma entrega impressionante, o time comprou o barulho da torcida e de Ramón Díaz e deu mais um passo importante para permanecer na Série A.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Botafogo
Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.